dc.contributor.advisor |
Sampaio, Luiz Paulo de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Marcio da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-07T20:47:50Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-07T20:47:50Z |
|
dc.date.issued |
2007-03 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Marcio da Silva. O Leitmotiv: da ópera, ao cinema, à televisão. 2007. 168f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24118>. Acesso em: 7 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11606 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2007/06 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O leitmotiv : da ópera, ao cinema, à televisão |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Avaliação do uso do leitmotiv na música incidental das telenovelas brasileiras. Para tanto, pesquisa-se historicamente esse recurso nas formas de expressão audiovisuais que antecedem a teledramaturgia, como a ópera e o cinema, além de se analisar, do ponto de vista lexicográfico, o termo leitmotiv. A pesquisa indica que o leitmotiv, possivelmente, tem origem nos poemas épicos de Homero, que a palavra que o denota apareceu impressa, pela primeira vez, em um trabalho sobre a obra de Carl Maria von Weber, e que só depois essa expressão foi usada em relação à obra de Richard Wagner, na qual o leitmotiv ganhou atribuições que ultrapassam em muito a simples denotação de elementos não musicais do drama. Em seguida, examina-se como o leitmotiv foi incorporado, primeiramente pela música incidental do cinema e, depois pela música da televisão. O referencial teórico utilizado neste estudo é a Semiologia Tripartite. Tomando-o por base, o uso do leitmotiv na música da televisão é avaliado através da música Índia, da telenovela Alma Gêmea, da TV Globo. Os dados colhidos pela pesquisa indicam que, nas novelas da TV Globo, o leitmotiv tem uma função simplesmente denotativa de personagens, semelhante à que exercia nas narrativas orais da Antigüidade, além de desempenhar importante papel na comercialização dos produtos das Organizações Globo. No final do trabalho, confirmam-se alguns pressupostos da Semiologia Tripartite e propõe-se uma definição semiológica para o leitmotiv |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Simbolismo do som |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Semiologia (Música) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música na arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitmovit |
pt_BR |