DSpace Repository

O leitmotiv : da ópera, ao cinema, à televisão

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sampaio, Luiz Paulo de Oliveira
dc.contributor.author Pereira, Marcio da Silva
dc.date.accessioned 2018-05-07T20:47:50Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-05-07T20:47:50Z
dc.date.issued 2007-03
dc.identifier.citation PEREIRA, Marcio da Silva. O Leitmotiv: da ópera, ao cinema, à televisão. 2007. 168f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24118>. Acesso em: 7 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11606
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2007/06 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O leitmotiv : da ópera, ao cinema, à televisão pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Avaliação do uso do leitmotiv na música incidental das telenovelas brasileiras. Para tanto, pesquisa-se historicamente esse recurso nas formas de expressão audiovisuais que antecedem a teledramaturgia, como a ópera e o cinema, além de se analisar, do ponto de vista lexicográfico, o termo leitmotiv. A pesquisa indica que o leitmotiv, possivelmente, tem origem nos poemas épicos de Homero, que a palavra que o denota apareceu impressa, pela primeira vez, em um trabalho sobre a obra de Carl Maria von Weber, e que só depois essa expressão foi usada em relação à obra de Richard Wagner, na qual o leitmotiv ganhou atribuições que ultrapassam em muito a simples denotação de elementos não musicais do drama. Em seguida, examina-se como o leitmotiv foi incorporado, primeiramente pela música incidental do cinema e, depois pela música da televisão. O referencial teórico utilizado neste estudo é a Semiologia Tripartite. Tomando-o por base, o uso do leitmotiv na música da televisão é avaliado através da música Índia, da telenovela Alma Gêmea, da TV Globo. Os dados colhidos pela pesquisa indicam que, nas novelas da TV Globo, o leitmotiv tem uma função simplesmente denotativa de personagens, semelhante à que exercia nas narrativas orais da Antigüidade, além de desempenhar importante papel na comercialização dos produtos das Organizações Globo. No final do trabalho, confirmam-se alguns pressupostos da Semiologia Tripartite e propõe-se uma definição semiológica para o leitmotiv pt_BR
dc.subject.pt Simbolismo do som pt_BR
dc.subject.pt Semiologia (Música) pt_BR
dc.subject.pt Música na arte pt_BR
dc.subject.pt Leitmovit pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|