DSpace Repository

Entre danças e conversas: os diários visuais e as tessituras curriculares nosdoscom os cotidianos na rede pública no Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Süssekind, Maria Luiza
dc.contributor.author Santos, Wilza Lima dos
dc.date.accessioned 2018-05-09T17:07:38Z
dc.date.available 2018-05-09T17:07:38Z
dc.date.issued 2017-08-07
dc.identifier.citation SANTOS, Wilza Lima dos. Entre danças e conversas: os diários visuais e as tessituras curriculares nosdoscom os cotidianos na rede pública no Rio de Janeiro. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11610
dc.description Título também disponível em formato físico com número de chamada CCH MEdu 2017/01 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Entre danças e conversas: os diários visuais e as tessituras curriculares nosdoscom os cotidianos na rede pública no Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Süssekind, Maria Luiza
dc.contributor.referee Silva, Denise Espírito Santo da
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Oliveira, Inês Barbosa de
dc.contributor.referee Bastos, Glaucia Soares
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Art pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Resumes pt_BR
dc.subject.en Learning networks pt_BR
dc.description.abstracten This research is a reflection about teatchers’ education, an everyday and continuous process, as a fabric woven thread by thread. During this learning process, sometimes in life we find new possibilities to weave encounters along our way. Everyday conversations and learnigs that might draw a few lines in our path. A constant dance of possibilities and experiences that we’re weaving in this art of living like a fishnet, where each knot is independent, but is directly conected to each other. Unveloping construction writing moviments that dialogs with several artistic languages and the everyday learnings that developed that net. This dissertation encenes the “rhizomes” (DELEUZE, GUATTARI) open by several uses of the “actors” (SÜSSEKIND) envolved in their subjective network construction and their practices with the visual journals. This dissertation brings to the stage the “rhizomes” (DELEUZE, GUATTARI) opened by numerous uses of the “actors” (SÜSSEKIND) envolved in the process of manufacturing their subjective weave and their practices with the visual journals. What could be one more comunication tool between students and teachers only, have become an important way of personal conversation, reflections, tastes and personal world comprehentions. An inalienable source of each student knolege process and selftraining. Offering an horizontal dialogue, “the power of the precarious” in pursuit of “cognitive justice” (SANTOS) in the teatchers education process. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa tem como objetivo pensar a formação de professorxs, processo contínuo, cotidiano, com suas redes de aprendizados tecidos fio a fio. Com os processos de aprendizagem no decorrer da vida, temos às vezes, possibilidades de tecer encontros em nosso caminhar. Oportunidades de conversas e aprendizados cotidianos, que podem desenhar com linhas nossa trajetória, suas idas e vindas. Um bailar constante de possibilidades e experiências que vamos tecendo. Nós, nessa arte de viver, como uma rede de pesca, onde cada nó é independente do outro, mas está diretamente ligado ao outro, completando tramas que enredam possibilidades do devir, multiplicação de si no acontecimento. Desdobrando os movimentos de construção da escrita que conversou com as diversas linguagens artísticas e os cotidianos que envolvem a tecedura desta trama, a dissertação. Em cena, os “rizomas” (DELEUZE, GUATTARI, 2000) abertos, pelos diversos usos dos “atores” (SÜSSEKIND, 2016) envolvidos nos processos de construção de suas redes de subjetividade e suas práticas com os diários visuais. O que poderia ser mais uma ferramenta de trabalho para comunicação entre professora e estudantes apenas, tem-se mostrado/tornado uma importante forma de comunicação, conversas pessoais e reflexões de gosto e compreensões do mundo pessoal e intransferível de cada estudante e seu processo de construção de conhecimento, autoformação. Propondo um diálogo horizontal, “a potência do precário” na busca pela “justiça cognitiva” (SANTOS), na/com a formação de professores pt_BR
dc.subject.pt Arte pt_BR
dc.subject.pt Cotidianos pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Currículos pt_BR
dc.subject.pt Redes de aprendizado pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|