dc.contributor.advisor |
Süssekind, Maria Luiza |
|
dc.contributor.author |
Santos, Wilza Lima dos |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-09T17:07:38Z |
|
dc.date.available |
2018-05-09T17:07:38Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-07 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Wilza Lima dos. Entre danças e conversas: os diários visuais e as tessituras curriculares nosdoscom os cotidianos na rede pública no Rio de Janeiro. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11610 |
|
dc.description |
Título também disponível em formato físico com número de chamada CCH MEdu 2017/01 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Entre danças e conversas: os diários visuais e as tessituras curriculares nosdoscom os cotidianos na rede pública no Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Süssekind, Maria Luiza |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Denise Espírito Santo da |
|
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Inês Barbosa de |
|
dc.contributor.referee |
Bastos, Glaucia Soares |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Resumes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning networks |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research is a reflection about teatchers’ education, an everyday and continuous process, as a fabric woven thread by thread. During this learning process, sometimes in life we find new possibilities to weave encounters along our way. Everyday conversations and learnigs that might draw a few lines in our path. A constant dance of possibilities and experiences that we’re weaving in this art of living like a fishnet, where each knot is independent, but is directly conected to each other. Unveloping construction
writing moviments that dialogs with several artistic languages and the everyday learnings that developed that net. This dissertation encenes the “rhizomes” (DELEUZE, GUATTARI) open by several uses of the “actors” (SÜSSEKIND) envolved in their subjective network construction and their practices with the visual journals. This dissertation brings to the stage the “rhizomes” (DELEUZE, GUATTARI) opened by numerous uses of the “actors” (SÜSSEKIND) envolved in the process of manufacturing their subjective weave and their practices with the visual journals. What could be one more comunication tool between
students and teachers only, have become an important way of personal conversation, reflections, tastes and personal world comprehentions. An inalienable source of each student knolege process and selftraining. Offering an horizontal dialogue, “the power of the precarious” in pursuit of “cognitive justice” (SANTOS) in the teatchers education process. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa tem como objetivo pensar a formação de professorxs, processo contínuo, cotidiano, com suas redes de aprendizados tecidos fio a fio. Com os processos de aprendizagem no decorrer da vida, temos às vezes, possibilidades de tecer encontros em nosso caminhar. Oportunidades de conversas e aprendizados cotidianos, que podem desenhar com linhas nossa trajetória, suas idas e vindas. Um bailar constante de
possibilidades e experiências que vamos tecendo. Nós, nessa arte de viver, como uma rede de pesca, onde cada nó é independente do outro, mas está diretamente ligado ao outro, completando tramas que enredam possibilidades do devir, multiplicação de si no acontecimento. Desdobrando os movimentos de construção da escrita que conversou com as diversas linguagens artísticas e os cotidianos que envolvem a tecedura
desta trama, a dissertação. Em cena, os “rizomas” (DELEUZE, GUATTARI, 2000) abertos, pelos diversos usos dos “atores” (SÜSSEKIND, 2016) envolvidos nos processos de construção de suas redes de subjetividade e suas práticas com os diários visuais. O que poderia ser mais uma ferramenta de trabalho para comunicação entre professora e estudantes apenas, tem-se mostrado/tornado uma importante forma
de comunicação, conversas pessoais e reflexões de gosto e compreensões do mundo pessoal e intransferível de cada estudante e seu processo de construção de conhecimento, autoformação. Propondo um diálogo horizontal, “a potência do precário” na busca pela “justiça cognitiva” (SANTOS), na/com a formação de professores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cotidianos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redes de aprendizado |
pt_BR |