DSpace Repository

Formar-se docente de música: uma travessia compartilhada, experienciada e conversada

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.author Souza, Rafael de
dc.date.accessioned 2018-05-10T17:03:05Z
dc.date.available 2018-05-10T17:03:05Z
dc.date.issued 2017-02-13
dc.identifier.citation SOUZA, Rafael de. Formar-se docente de música: uma travessia compartilhada, experienciada e conversada. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11611
dc.description Título também disponível em formato físico com número de chamada: CCH MEdu 2017/17 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Formar-se docente de música: uma travessia compartilhada, experienciada e conversada pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Suárez, Daniel Hugo
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Suárez, Daniel Hugo
dc.contributor.referee Prado, Guilherme do Val Toledo
dc.contributor.referee Morais, Jacqueline de Fatima dos Santos
dc.contributor.referee Fernandes, Claudia
dc.contributor.referee Sobreira, Silvia Garcia
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.es Formación docente pt_BR
dc.subject.es Educación Musical pt_BR
dc.subject.es Conversación pt_BR
dc.subject.es Experiencia pt_BR
dc.description.abstractes Esta tesis de maestría trata el tema del maestro de música desde el par experiencia/sentido. Se lanza a investigar los procesos de formación del profesorado poniendo el foco en las narrativas de los maestros y maestra que trabajan en el campo de la educación musical. A través de la investigación narrativa y tomando la conversación como una metodología, la investigación busca dar a conocer las narrativas de los maestros y tejer con ellas conversaciones con el fin de pensar hilos que se entrecruzan en el proceso complejo y continuo de formarse maestro. También se destaca la importancia de la difusión y del intercambio de conocimientos y experiencias entre los maestros para que puedan construir y reconstruir sus formaciones. Sin embargo, me pongo en la primera persona en dicha acción investigativa, expresando como ser parte de colectivos y logrado dirigir la mirada sobre el vivido en la vida escolar cotidiana, como estudiante y como maestro, me ha permitido tomarme como un maestro investigador de mi propia práctica. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação de Mestrado aborda a temática da formação do professor de música a partir do par experiência/sentido. Lança-se a investigar processos formativos docentes tendo como foco narrativas de professores e professora que atuam na área da educação musical. Por meio da investigação narrativa e da opção metodológica pela conversa, a pesquisa busca colocar em evidência a fala dos docentes e com elas tecer conversações a fim de dar a pensar fios que se entrelaçam no complexo e contínuo processo de formar-se professor. Destaca, ainda, a importância da partilha e dos intercâmbios de saberes e experiências entre docentes para que estes possam construir e reconstruir suas formações. Não obstante, coloco-me em primeira pessoa na ação investigativa, explicitando como fazer parte de coletivos e ter podido voltar o olhar sobre o vivido no cotidiano escolar, como aluno e como professor, tem me possibilitado me assumir como professor pesquisador de minha própria prática. pt_BR
dc.subject.pt Formação docente pt_BR
dc.subject.pt Educação Musical pt_BR
dc.subject.pt Conversa pt_BR
dc.subject.pt Experiência pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|