dc.contributor.advisor |
Santiago, Rosana Bulos |
|
dc.contributor.author |
Mora, Tatiana Arenas |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-10T17:35:37Z |
|
dc.date.available |
2018-05-10T17:35:37Z |
|
dc.date.issued |
2017-03-28 |
|
dc.identifier.citation |
MORA, Tatiana Arenas. Metodologia para o ensino-aprendizagem do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano. 2017. 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11612 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Metodologia para o ensino-aprendizado do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Methodology for teaching-learning of the center of gravity from human body equilibrium |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Santiago, Rosana Bulos |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Alexandre Lopes de |
|
dc.contributor.referee |
Duarte, Sérgio José Barbosa |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, João Alberto Mesquita |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Center of gravity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching physics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Multiple intelligences |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work deals with the quantitative and qualitative analysis of the application of an educational product developed to promote the study of the Center of Gravity. This product, based on the theory of Multiple Intelligences among other cognitive theories, involves the use of the human body as object and initial instrument of investigation. From movements and postures students were stimulated to reflect on the equilibrium condition of the body itself in order to construct the concept of center of gravity and to contextualize it in the dynamics of everyday life. Quantitative experimental activities and application of the theoretical model also integrate the proposed methodology for the meaning of the concept of Center of Gravity. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho aborda a análise quantitativa e qualitativa da aplicação de um produto educacional desenvolvido para promover o estudo do Centro de Gravidade. Tal produto, baseado na teoria das Inteligências Múltiplas dentre outras teorias cognitivas, envolve o uso do corpo humano como objeto e instrumento inicial de investigação. A partir de movimentos e posturas os estudantes foram estimulados a refletir sobre a condição de equilíbrio do próprio corpo para assim construir o conceito de centro de gravidade e contextualizá-lo na dinâmica da vida cotidiana. Atividades experimentais quantitativas e aplicação do modelo teórico também integram a metodologia proposta para a significação do conceito de Centro de Gravidade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Centro de gravidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Múltiplas inteligências |
pt_BR |