DSpace Repository

Metodologia para o ensino-aprendizado do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano

Show simple item record

dc.contributor.advisor Santiago, Rosana Bulos
dc.contributor.author Mora, Tatiana Arenas
dc.date.accessioned 2018-05-10T17:35:37Z
dc.date.available 2018-05-10T17:35:37Z
dc.date.issued 2017-03-28
dc.identifier.citation MORA, Tatiana Arenas. Metodologia para o ensino-aprendizagem do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano. 2017. 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11612
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Metodologia para o ensino-aprendizado do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano pt_BR
dc.title.alternative Methodology for teaching-learning of the center of gravity from human body equilibrium pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Santiago, Rosana Bulos
dc.contributor.referee Oliveira, Alexandre Lopes de
dc.contributor.referee Duarte, Sérgio José Barbosa
dc.contributor.referee Pereira, João Alberto Mesquita
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq FÍSICA pt_BR
dc.subject.en Center of gravity pt_BR
dc.subject.en Teaching physics pt_BR
dc.subject.en Multiple intelligences pt_BR
dc.description.abstracten The present work deals with the quantitative and qualitative analysis of the application of an educational product developed to promote the study of the Center of Gravity. This product, based on the theory of Multiple Intelligences among other cognitive theories, involves the use of the human body as object and initial instrument of investigation. From movements and postures students were stimulated to reflect on the equilibrium condition of the body itself in order to construct the concept of center of gravity and to contextualize it in the dynamics of everyday life. Quantitative experimental activities and application of the theoretical model also integrate the proposed methodology for the meaning of the concept of Center of Gravity. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho aborda a análise quantitativa e qualitativa da aplicação de um produto educacional desenvolvido para promover o estudo do Centro de Gravidade. Tal produto, baseado na teoria das Inteligências Múltiplas dentre outras teorias cognitivas, envolve o uso do corpo humano como objeto e instrumento inicial de investigação. A partir de movimentos e posturas os estudantes foram estimulados a refletir sobre a condição de equilíbrio do próprio corpo para assim construir o conceito de centro de gravidade e contextualizá-lo na dinâmica da vida cotidiana. Atividades experimentais quantitativas e aplicação do modelo teórico também integram a metodologia proposta para a significação do conceito de Centro de Gravidade. pt_BR
dc.subject.pt Centro de gravidade pt_BR
dc.subject.pt Ensino de física pt_BR
dc.subject.pt Múltiplas inteligências pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|