dc.contributor.advisor |
Faceira, Lobelia da Silva |
|
dc.contributor.author |
Farias, Isabela Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-14T23:05:30Z |
|
dc.date.available |
2018-05-14T23:05:30Z |
|
dc.date.issued |
2016-06 |
|
dc.identifier.citation |
FARIAS, Isabela Gonçalves. A metalinguagem da narrativa silenciosa nas ressignificações da Hollywood atual. 2016. 83 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11614 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A metalinguagem da narrativa silenciosa nas ressignificações da Hollywood atual |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Faceira, Lobelia da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
|
dc.contributor.referee |
Monteiro, Eliana Lucia Santos |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Metalanguage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Metadiscourse |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cine |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Hollywood |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The plural character of the mnemonic speech can be seen in various fields of knowledge. Our work is focuses work on the human sciences, namely, on the art. When we talk about the plurality that we have in the memory processes, we embrace the various points of view that are formed in its subjective and material part in order to build memories. The cinema, specially the Hollywood movies used in this research, is constituted as a communication and reception support to develop its narratives and, through these, its memories. The filmmaking meta speech is set by assessing the past reflexively, side-byside with the present, to analyze the evolution of meanings, which is increasingly considered advanced in technologies and in the seventh art language development. In its history, Hollywood cinema follows a consumer market flow that implies on its formation of self-representation and authenticity. How can we talk about the originality of a art work, with all its copies and simulacra? How can we include the mnemonic processes in the reproduction and essential representations context, since we cannot form a past, live in the present and envision the future without these two aspects of filmmaking language?Film editing and decoupage of audiovisual moving images are pillars, along with the cinemagoer’s view, so the information can be created, communicated, turned into individual interpretations and collective consensus. In an internal and relational dynamics, they select, cut, put together, come and go in flashes of images and sounds, pairs that make up the memories of those productions and image. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O discurso mnemônico pode ser observado em seu caráter plural em vários campos do conhecimento. É no campo das ciências humanas, das artes, que focamos o nosso trabalho. Quando falamos na pluralidade que temos nos processos da memória, abarcamos os diversos pontos de vista que são formados, em sua parte subjetiva e material para construir lembranças. O cinema, especificamente Hollywood nessa pesquisa, se constitui como suporte comunicacional e de recepção para desenvolver suas narrativas, e por elas, suas memórias. O metadiscurso cinematográfico se estabelece nas avaliações reflexivas do passado, o colocando em paralelo com o presente, para a análises das evoluções de significados, consideradas, cada vez mais, avançadas em tecnologias e no desenvolvimento da linguagem da sétima arte. Em sua história, o cinema hollywoodiano acompanha um fluxo de mercado de consumo, que de fato, implica-se em sua formação de autorrepresentação e autenticidade. Como falar em originalidade de uma obra de arte, com suas cópias e simulacros? Como inserir os processos mnemônicos em um contexto de reprodução e de essenciais representações, visto que, não podemos formar um passado, estar no presente, e vislumbrar o porvir sem esses dois aspectos da linguagem cinematográfica? A montagem e a decupagem das imagens audiovisuais em movimento,são pilares em conjunto com o olhar do espectador, para que a informação seja criada, passada, transformada em interpretações individuais, e consensos coletivos. Em uma dinâmica interna e relacional, selecionam, cortam, juntam, vão e vem em flashes de imagens e sons, pares que constituem as lembranças de tais produções e imagem. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metalinguagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metadiscurso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Hollywood |
pt_BR |