dc.contributor.advisor |
Vieira, Andréa Lopes da Costa |
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dc.contributor.author |
Vasconcellos, Pedro Jorge Lo Duca |
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dc.date.accessioned |
2018-05-14T23:34:57Z |
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dc.date.available |
2018-05-14T23:34:57Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
VASCONCELLOS, Pedro Jorge Lo Duca. O futebol pela visão dos grafites: os casos de Buenos Aires e Rio de Janeiro. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11619 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2014/16. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O futebol pela visão dos grafites : os casos de Buenos Aires e Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Football seen through graffit: the cases of Buenos Aires and Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Vieira, Andréa Lopes da Costa |
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dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
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dc.contributor.referee |
Vieira, José Jairo |
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dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Football |
pt_BR |
dc.subject.en |
Graffiti |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Territory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Football has the stregth of great cultural representations in the cities of Buenos
Aires and Rio de Janeiro. Although ubiquitous in both cities, its manifestations are
quite distinct in each one, allowing equally diverse articulations with other social
domains. Graffiti, here considered as a symbolic manifestation which is able to
materialize the particularities of each city in space, allows us to have a glimpse of
relevant aspects of the construction of the history and of the identity of said sport in
both Latin American cities: while Buenos Aires privileges local elements in such
level that clubs actually represent their neighbourhood, in Rio de Janeiro – due to
the hyperbolic neutrality of the Jornalista Mário Filho Stadium, also known as
Maracanã – it is the stage for ample projects for the (re)construction of a national
identity. Therefore, while it is possible to identify a fragmentary characteristic in the
football graffiti of Buenos Aires, in which the prevailing factors are the demarcation
and the symbolic appropriation of a given territory the is perceived as private; in
Rio de Janeiro the fundamental aspect of these imagetic and discursive
manifestations is unification, especially in those representations that refer to the
National Football Team. Thus, these have implications for the use of space,
population displacements, forms of organized social life, and social cohesion in a
broader sense that are deeply connected to the notions of memory, identity and
territory. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O futebol tem, para as metrópoles de Buenos Aires e do Rio de Janeiro, a força das grandes representações culturais. Embora ubíquo nas duas cidades, o esporte se manifesta de modo bastante distinto em cada uma delas, e permite articulações igualmente díspares com outros domínios do social. O grafite, como manifestação simbólica capaz de materializar no espaço as particularidades de cada cidade, permite vislumbrar relevantes aspectos da formação histórica e identitária do esporte nas duas cidades latino-americanas: enquanto a capital argentina privilegia elementos localistas, ao ponto de cada clube representar especificamente seu bairro, a urbe fluminense, sob o signo da neutralidade hiperbólica do Estádio Jornalista Mário Filho, vulgo Maracanã, é palco dos amplos projetos de (re)construção de uma identidade nacional. Portanto, se no caso portenho é possível identificar nos grafites com motivos futebolísticos um caráter fragmentário, nos quais o fator prevalecente é a demarcação e apropriação simbólica de um determinado território entendido como particular, no caso carioca, o aspecto fundamental dessas manifestações imagéticas e discursivas é o de unificação, sobretudo nas representações referentes à seleção nacional. Dessa forma, as implicações sobre os usos do espaço, os deslocamentos populacionais, as formas de vida associativa e a coesão social em sentido mais amplo estão profundamente ligadas às noções de memória, identidade e território. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Futebol |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Grafite |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Território |
pt_BR |