dc.contributor.advisor |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.author |
Moreira, Marcelo Dominguez Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-17T22:46:59Z |
|
dc.date.available |
2018-05-17T22:46:59Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Marcelo Dominguez Rodrigues. Análise do discurso sobre cinema educativo no Brasil na década de 30. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003- ), Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11630 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2014/04. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPQ |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Análise do discurso sobre cinema educativo no Brasil na década de 30 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Carmem Irene Correia |
|
dc.contributor.referee |
Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discourse |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The cinematographer arises in France in the late nineteenth century as a patented by the Lumière brothers, also offering an artistic bias, initially with George Méliès scientific experiment. In the first decades of the twentieth century, the trip to the cinema spreads more vigorously, sharpening the debate about its nature in several countries. Since then, discussions about the role of cinema in education has been undertaken by various stakeholders, particularly in the context of pedagogy. This dissertation seeks to show a construction of the educational film memory in Brazil from the discourse of educators, politicians and filmmakers precursors that addressed this issue in the 20's and 30 Some methodological devices of French AD contributed to understanding the dispute senses the discourses of different actors developed in that period. Educators stand out as Jonathan Serrano, Francisco Venancio Filho and Edgard Roquette-Pinto, the latter exercising administrative functions in the federal government, and filmmakers like Joaquim de Almeida Mendes Canuto. Although everyone in speeches justifying the educational role of cinema, especially in the first decades of its inception, the objective is to understand the networks of meaning constructed in such discourses on what they called educational cinema. The work methodology combines literature review of the film considered educational in its infancy in Brazil with the identification of attributes dedicated to cinema present in written records produced by educators cited. It is noteworthy that there was a categorization between good and bad cinema, correlating it to the educational film and negative educational, respectively. The contribution of this research is to understand, in the 20s and 30s in Brazil, the emergence of educational cinema to build a memory of way dispute that has arisen around the concept of educational cinema. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O cinematógrafo surge na França, no final do século XIX, como um experimento científico patenteado pelos irmãos Lumière, oferecendo também um viés artístico, inicialmente com George Méliès. Nas primeiras décadas do século XX, a ida ao cinema difunde-se com mais vigor, acirrando o debate sobre sua natureza em vários países. Desde então, discussões acerca do papel do cinema na educação vem sendo empreendidas por interlocutores variados, sobretudo no âmbito da pedagogia. Esta dissertação busca evidenciar uma construção da memória do cinema educativo no Brasil a partir do discurso de educadores, políticos e cineastas precursores que abordavam esse tema nas décadas de 20 e 30. Alguns dispositivos metodológicos da AD francesa contribuíram para a compreensão da disputa de sentidos que os discursos de diferentes atores desenvolviam naquele período. Destacam-se educadores, como Jonathas Serrano, Francisco Venâncio Filho e Edgard Roquette-Pinto, este último exercendo funções administrativas no governo federal, e cineastas, como Joaquim Canuto Mendes de Almeida. Embora todos justifiquem em discursos o papel pedagógico do cinema, sobretudo, nas primeiras décadas de seu surgimento, objetiva-se perceber as redes de sentido construídas nesses discursos sobre o que eles denominavam cinema educativo. A metodologia do trabalho agrega revisão de literatura sobre o cinema considerado educativo em seus primórdios no Brasil com a identificação dos atributos dedicados ao cinema presentes nos registros escritos produzidos pelos educadores citados. Destaca-se que havia uma categorização entre o bom e o mau cinema, correlacionando-a ao cinema educativo e ao deseducativo, respectivamente. A contribuição desta pesquisa é compreender, nos anos 20 e 30 no Brasil, o surgimento do cinema educativo para construir uma memória da disputa de sentidos que se criou em torno do conceito cinema educativo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Discurso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |