dc.contributor.advisor |
Oliveira, Carmen Irene Correia de |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Iris Agatha de |
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dc.date.accessioned |
2018-05-17T22:53:05Z |
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dc.date.available |
2018-05-17T22:53:05Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Iris Agatha de. Black soul e "Samba de Raiz": convergêmcias e divergências do Movimento Negro no Rio de Janeiro 1975 - 1985. 2014. 206 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003- ), Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11631 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2014/06 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Black soul e "Samba de Raiz" : convergências e divergências do Movimento Negro no Rio de Janeiro : 1975 - 1985 |
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dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Carmen Irene Correia de |
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dc.contributor.referee |
Lopes, Andréa |
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dc.contributor.referee |
Herschmann, Micael |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black movement |
pt_BR |
dc.subject.en |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Language |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black music |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation investigates the intersection of two manifestations of musical
culture, black music and "samba roots" in "black movement" in the city of Rio de Janeiro,
in the decade between 1975 and 1985. Both with large contingent of fans, forged new
paradigms for the descendants of enslaved Africans and extrapolated the borders of Rio
capital of the State of Rio de Janeiro and the country. The purpose of this research,
configure two demonstrations modeled on music and insert them into the "black
movement" is to problematize the simultaneous existence of two streams that differed by
their reference. The black music is referenced in the culture and the struggle of black
Americans as the "samba roots" was based on the African doings reinterpreted in Brazil.
The work is based on written documents, iconographic material, videos and music able to
bring to those who read them, viewing and listening to a recent memory of ideological
rebellion against the “myth of racial democracy" and its implications in Brazilian society .
This support is discussed under the theoretical framework of discourse, culture, memory
and identity. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação investiga a intercessão de duas manifestações de cultura musical, a black music e o "samba de raiz", no "movimento negro", na cidade do Rio de Janeiro, no decênio compreendido entre 1975 e 1985. Ambas, com grande contingente de adeptos, forjaram novos paradigmas para os descendentes de escravizados africanos e extrapolaram as fronteiras da capital carioca, do Estado do Rio de Janeiro e do país. O propósito desta pesquisa, ao configurar duas manifestações calcadas em músicas e inseri-las no "movimento negro" é problematizar a existência simultânea das duas correntes que se diferenciavam por seus referenciais. A black music referenciou-se na cultura e na luta dos pretos estadunidenses enquanto o "samba de raiz" baseou-se nos fazeres africanos resinificados no Brasil. O trabalho apoia-se em documentos escritos, material iconográfico, vídeos e músicas que preservam uma memória recente de rebeldia ideológica contra o "mito da democracia racial" e suas implicações na sociedade brasileira. Este suporte é discutido sob o aporte teórico do discurso, da cultura, da memória e da identidade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Movimento negro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Black music |
pt_BR |