dc.contributor.advisor |
Alencar, Maria Simone de Menezes |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Ana Rachel Fonseca de |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-18T17:46:43Z |
|
dc.date.available |
2018-05-18T17:46:43Z |
|
dc.date.issued |
2017-09-15 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ana Rachel Fonseca de. Proposta de checklist para avaliação de apps de saúde para a educação. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11634 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2017/16 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de checklist para avaliação de apps de saúde para a educação |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Alencar, Maria Simone de Menezes |
|
dc.contributor.referee |
Calil Júnior, Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Galvão, Maria Cristiane Barbosa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health apps |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mobile health |
pt_BR |
dc.subject.en |
E-health |
pt_BR |
dc.subject.en |
Quality assessment |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mobile learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Informacion literacy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research presented describes the current scenario of mobile technology benefiting the health and education sectors mainly through applications (apps) created for mobile devices, which provide a new way of learning and acquiring knowledge. The study of health apps becomes necessary when we see a generation of students strongly connected to technological innovations and who take advantage of these innovations to modernize the study process. The general objective of this dissertation is to propose a checklist that will serve as an instrument to assist teachers, students and librarians in the evaluation of health education applications, so that these users and interested in the subject can, among thousands of product offers, be able to recognize and choose the best apps to use for their particular purposes. Through a review of the literature on the subject in question we selected criteria to compose the checklist that could evaluate the applications in relation to usability, the quality of the information they offer and especially about the proposed educational content. The result of the application of the checklist in the selected group identified that criteria such as privacy policy and information security, interoperability, safe sources of information, motivating factors and collaborative proposals for knowledge construction are still insufficient and should be improved. We then see the need to set standards for the development of apps of this nature in order to create a market with more quality and reliability. And, finally, we also support the development of university action plans that encourage the use of these alternatives to make the educational process more current and attractive. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A investigação apresentada descreve o cenário atual da tecnologia móvel beneficiando os setores de saúde e educação principalmente por meio de aplicativos (apps) criados para dispositivos móveis, e que proporcionam uma nova forma de aprendizado e aquisição de conhecimento. O estudo acerca dos apps de saúde torna-se necessário quando presenciamos uma geração de alunos fortemente conectada às inovações tecnológicas e que usufrui destas novidades para modernizar o processo de estudo. O objetivo geral desta dissertação é propor uma checklist que sirva de instrumento que auxilie professores, alunos e bibliotecários na avaliação de apps de saúde voltados para a educação, de modo que estes usuários e interessados no assunto possam, dentre milhares de ofertas de produtos, ser capazes de reconhecer e escolher os melhores apps para utilização conforme seus propósitos particulares. Através de revisão de literatura sobre a temática em questão selecionamos critérios para compor a checklist que pudessem avaliar os apps em relação à usabilidade, à qualidade da informação que estes oferecem e especialmente sobre o conteúdo educacional proposto. O resultado da aplicação da checklist no grupo selecionado identificou que critérios como política de privacidade e segurança da informação, interoperabilidade, fontes seguras de informação, fatores motivadores e propostas colaborativas de construção de conhecimento ainda são insuficientes e devem ser aprimorados. Observamos então a necessidade de se estabelecer padrões para o desenvolvimento de apps desta natureza, a fim de criar um mercado com mais qualidade e confiabilidade. E, por fim, defendemos ainda o desenvolvimento de planos de ação em universidades que incentivem o uso destas alternativas para tornar o processo educacional mais atual e atraente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Apps de saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mobile health |
pt_BR |
dc.subject.pt |
E-health |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação de qualidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem móvel |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Competência informacional |
pt_BR |