dc.contributor.advisor |
Pereira, Celso Sanchez |
|
dc.contributor.author |
Silva, Julio Vitor Costa da |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-22T23:44:18Z |
|
dc.date.available |
2018-05-22T23:44:18Z |
|
dc.date.issued |
2016-02-25 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Julio Vitor Costa da. Sociedades de água do Morro da Formiga: subsídios para educação ambiental de base comunitária e ecologia de saberes em uma favela carioca. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11648 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2016/03. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Sociedades de água do Morro da Formiga: subsídios para Educação Ambiental de base comunitária e ecologia de saberes em uma favela carioca |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pereira, Celso Sanchez |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Cláudia |
|
dc.contributor.referee |
Gonçalves, Rafael Soares |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Daniel Fonseca de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Communitary Based Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Morro da Formiga |
pt_BR |
dc.subject.en |
Water Societies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Knowledge Ecology |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research has the objective itself to analyze the environmental education held in community of Morro da Formiga, zona norte of Rio de Janeiro. This community is around the National Park of Tijuca and it is known as one of the largest urban forest around the world. It has a community management of water known as “Water Societies”. This peculiar system of social organization as well as the educative strategies which focus on this process are our objective of study. Based on interviews with the residents, investigation and documentary analyses this research demands understanding the way that the residents of the community organize themselves creating strategies of environmental education working with the hybrid resource. Therefore, utilizing a grounded theoretical reference in the field of critical environmental education. Talking to the fields of popular education and political ecology, we tried to analyze how the environmental education was developed by these independent groups that perform water management in the community. It was possible to understand that there is no single model of Water Societies, but a variety of groups. In this process of transmission, the knowledge is forwarded basically orally from the eldest to the younger generation. The results show that the dynamic of water societies pursue a popular environmental education and this environmental education could be enhanced and the local knowledge engendered by the residents of the community, were valued and there was a ecology of knowledge that would provide a real dialogue between scientific knowledge and the popular one found in the practices developed by the Water Societies. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem como objetivo analisar a educação ambiental realizada na comunidade do Morro da formiga, Zona Norte do Rio de Janeiro. A comunidade, que faz fronteira com o Parque Nacional da Tijuca, reconhecido como uma das maiores florestas urbanas do mundo, possui um sistema de manejo comunitário da água conhecido como Sociedades de Água. Esse sistema peculiar de organização social, bem como as estreatégias educativas que emergem desse processo são os nossos objetos de estudo. A partir de entrevistas com moradores, observação participante e análise documental esta pesquisa propõe compreender como os moradores da comunidade se organizam em torno da água promovendo estratégias de educação ambiental de base comunitária em torno do manejo do recurso hídrico. Assim, utilizando um referencial teórico embasado no campo da educação ambiental crítica, em diálogo com os campos da educação popular e da ecologia política, procurou-se analisar como se dava a educação ambiental desenvolvida por esses grupos autônomos que realizam a gestão da água na comunidade. Foi possível compreender que não existe um modelo único de sociedade de água e sim uma diversidade de grupos. Nesse processo a transmissão de conhecimento se dá basicamente de forma oral, dos mais velhos para os mais novos, de geração em geração. Os resultados apontam que na dinâmica das sociedades de água emerge uma educação ambiental popular e que essa educação ambiental poderia ser potencializada se os saberes locais engendrados pelos moradores do morro fossem valorizados e houvesse uma ecologia de saberes que proporcionasse um diálogo real entre o saber científico e o saber popular encontrado nas práticas desenvolvidas pelas sociedades de água. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Ambiental de Base Comunitária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Morro da Formiga |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sociedades de água |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ecologia de saberes |
pt_BR |