dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Claudia |
|
dc.contributor.author |
Santos, Aryanne Faustina Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-23T19:11:33Z |
|
dc.date.available |
2018-05-23T19:11:33Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-08 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Aryanne Faustina Ferreira dos.O fazer testamentário no teatro do bem morrer católico no Rio de Janeiro setecentista. 2017. 213 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em História, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11653 |
|
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O “fazer testamentário” no teatro do bem morrer católico no Rio de Janeiro setecentista |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The "testamentary doing" in the catholic well-death in the eighteenth-century Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rodrigues, Claudia |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Anderson José Machado de |
|
dc.contributor.referee |
Wanderley, Marcelo da Rocha |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Testament |
pt_BR |
dc.subject.en |
Testamentary Doing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Death Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Eighteenth-Century Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis aims to analyze the processes of writing and approval of testaments – what we decided to call “testamentary doing”. Having eighteenth-century Rio de Janeiro as the main scenery, we propose to think about such proceedings as a performance composing a huge show that is the catholic dying. I´ll analyze each moment as a scene, where all individuals involved represent important roles for the final goal of“good death’s” theater be achieved: the salvation of tester’s soul. To such analysis, we will work with last will’s documents that covers the whole XVIII Century and death records referring to the period from 1746 to 1797. These two kinds of sources will help us to comprehend how people acted during preparations for the farewell of a fellow Christian – since the testamentary writing until the burial. Just like every play needs a script, we’ll analyze the secular instructions – which cared about bureaucratic issues – and religious briefing who served as thescript to representation of each actor: the tester, the testamentary writer (who acted when the tester couldn’t or didn’t know how to write), the notary and the witnesses. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação tem como alvo analisar o processo de escrita e de aprovação dos testamentos – o que decidimos chamar de “fazer testamentário”. Tendo a cidade do Rio de Janeiro setecentista como o principal cenário, nos propomos a pensar tais procedimentos como performances que compunham o grande espetáculo que era o morrer católico. Cada um dos instantes será pensado como uma cena, onde todos os indivíduos envolvidos representavam papéis fundamentais para que o objetivo final de todo o teatro da boa morte fosse alcançado: a salvação da alma do testador. Para tal análise, trabalharemos com documentos de última vontade que contemplam todo o século XVIII e registros de óbitos que se referem ao período de 1746 a 1797. Ambos nos auxiliarão a compreender como as pessoas atuavam nos preparativos para a despedida do cristão – desde a feitura do testamento até o seu enterro. Assim como todo teatro carece de um roteiro, analisaremos as instruções seculares – que se preocupavam principalmente com as questões burocráticas – e religiosas que serviram de script para a representação de cada ator: o testador, o redator (que atuava quando o testador não podia ou não sabia escrever), o tabelião e as testemunhas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Testamento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fazer testamentário |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro da morte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rio de Janeiro Setecentista |
pt_BR |