dc.contributor.advisor |
Nunes, Maria Fernanda Rezende |
|
dc.contributor.author |
Maia, Rosaria de Fatima Corrêa |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-23T23:09:32Z |
|
dc.date.available |
2018-05-23T23:09:32Z |
|
dc.date.issued |
2016-02-29 |
|
dc.identifier.citation |
MAIA, Rosaria de Fatima Corrêa. Surdez, educação e políticas sociais: a educação infantil do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11657 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2016/14. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Surdez, educação e políticas sociais : a educação infantil do Instituto Nacional de Educação de Surdos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Nunes, Maria Fernanda Rezende |
|
dc.contributor.referee |
Rocha, Solange Maria da |
|
dc.contributor.referee |
Esteves, Luiz Carlos Gil |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Childhood education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Deafness |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims to analyze the public health policies, social assistance and education, focusing on deafness, with the empirical field of deaf children enrolled in early childhood education Application School of the National Institute of Deaf Education (INES) and how to check these policies affected the enrollment curve in INES, in the period between 2004 and 2014. Initially, were analyzed through an exploratory study, the medical records of 170 former students of CAP-INES, who enrolled in early childhood education in that period, listing the causes of deafness, family income, school dropout and enrollment in another school space, correlating with social public policies that permeated by these variables. Still they were analyzed by descriptive method, 23 social records, seeking outgoing student motivation of early childhood education of CAP- INES and its relationship with the emerging social issues in their social context. It was verified by the School Census (INEP/2015) the years 2007-2014, the route of the students enrolled in early childhood education, special education modality in relation to regular education mode, the municipalities of Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo and Area of Baixadas, places of residence of children enrolled in early childhood education INES, to observe the impact of Inclusive education Policy in the school life of deaf students of childhood education in the school systems. In this study, such social policies shown to have influenced significantly, in the profile of deafness causes, access to social benefits and the enrollment of early childhood education of deaf children in CAP- INES and municipalities in the state of Rio de Janeiro surveyed by the School Census. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem como objetivos analisar as políticas públicas de saúde, assistência social e educação, com foco na surdez, tendo como campo empírico as crianças com surdez matriculadas na educação infantil do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), bem como verificar essas políticas afetaram a curva de matrícula no INES, no período compreendido entre 2004 e 2014. Inicialmente, foram analisadas, através de estudo exploratório, os prontuários de 170 alunos egressos do CAP-INES, que ingressaram na educação infantil naquele período, elencando as causas da surdez, a renda familiar, a evasão escolar e a matrícula em outro espaço escolar, correlacionando com as políticas publicas sociais que perpassaram por essas variáveis. Ainda foram analisados pelo método descritivo, 23 prontuários sociais, buscando a motivação de saída do aluno da educação infantil do CAP-INES e a sua relação com as questões sociais emergentes no seu contexto social. Foi verificado junto ao Censo Escolar (INEP/2015) dos anos de 2007 a 2014, o percurso dos alunos matriculados na educação infantil, na modalidade educação especial, em relação à modalidade ensino regular, dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Região das Baixadas, locais de moradia das crianças matriculadas na educação infantil do INES, para observar o impacto da Política de Educação Inclusiva na vida escolar do aluno surdo da EI, nas redes de ensino. Neste estudo, tais políticas públicas sociais demonstraram ter influído, de forma significativa, no perfil das causas de surdez, no acesso aos benefícios sociais e nas matrículas da educação infantil das crianças surdas no CAP-INES e nos municípios do estado do Rio de Janeiro pesquisados junto ao Censo Escolar. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Surdez |
pt_BR |