dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Eliane |
|
dc.contributor.author |
Messina, Vanessa Barbosa |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-23T23:14:08Z |
|
dc.date.available |
2018-05-23T23:14:08Z |
|
dc.date.issued |
2016-02-29 |
|
dc.identifier.citation |
MESSINA, Vanessa Barbosa. Perspectivas das políticas públicas de juventude: aproximações e distanciamentos entre o Plano Nacional de Educação e demandas de educação da 2ª Conferência Nacional de Juventude. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11658 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2016/10. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Perspectivas das políticas públicas de juventude : aproximações e distanciamentos entre o Plano Nacional de Educação e demandas de educação da 2ª Conferência Nacional de Juventude |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Eliane |
|
dc.contributor.referee |
Novaes, Regina |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth |
pt_BR |
dc.subject.en |
Conferences |
pt_BR |
dc.subject.en |
National Plan for Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public policy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation is included in the thematic studies on youth, education and public policy. The focus of this study is to understand the differences and approaches of educational demands of the 2nd National Conference on Youth Public Policies and how they are reflected in government action, especially in the National Education Plan. The goal to make an analysis that allows an understanding of how education demands raised by the young people are being reverberated in the actions and state proposals. The research methodology focuses on the analysis of the content of the proposals of the 2nd National Conference on Public Policies for Youth with the goals of the National Youth Plan. the following methodological tools will be used: database analysis, as well as analysis of the qualitative aspects through SPSS and Atlas IT programs. The results showed that the demands generated in the Public Policy Youth Conference, mostly approach the PNE goals, but on the other hand it was possible to check distances on issues such as investment and universalization that appeared only in the PNE. Another highlight was the theme quality of education elected as most important for discussion at the 2nd National Conference on Public Policies for Youth, but is not mentioned in any of the proposals of the Conference. The idea was to bring data to broaden the debate on public policies for youth and education from the institutional spaces of participation considering the results and effects. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Essa dissertação está inserida na temática de estudos sobre a juventude, educação e políticas públicas. O foco deste estudo é perceber os distanciamentos e aproximações das demandas de educação da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude e como elas estão refletidas nas ações governamentais, em especial, no Plano Nacional de Educação. O objetivo desta pesquisa foi analisar como as demandas de educação levantadas pelos jovens estão sendo reverberadas nas ações e propostas do Estado. A metodologia da pesquisa se concentra na análise da relação do conteúdo das propostas da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude com às metas do Plano Nacional de Juventude. Serão utilizadas as seguintes ferramentas metodológicas: análise de banco de dados, como também análise dos aspectos qualitativos por meio dos programas SPSS e Atlas TI. Os resultados mostraram que as demandas geradas na Conferência de Políticas Públicas de Juventude, na sua maioria, se aproximam das metas do PNE, mas em contrapartida foi possível verificar distanciamentos em temas como investimento e universalização que apareceram somente no PNE. Outro ponto de destaque foi a questão da qualidade da educação eleito como mais importante para discussão na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, mas não é mencionado em nenhuma das propostas da Conferência. A idéia foi trazer dados para ampliar o debate sobre politicas públicas de juventude e educação a partir dos espaços institucionais de participação considerando os resultados e efeitos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Juventude |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conferências |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Plano Nacional de Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Politicas públicas |
pt_BR |