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Uma reflexão sobre o currículo mínimo de biologia do Estado do Rio de Janeiro

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dc.contributor.advisor Machado, Maria Auxiliadora Delgado
dc.contributor.author Moraes, Gerson Pereira
dc.date.accessioned 2018-05-23T23:26:40Z
dc.date.available 2018-05-23T23:26:40Z
dc.date.issued 2016-02-29
dc.identifier.citation MORAES, Gerson Pereira. Uma reflexão sobre o currículo mínimo de biologia do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11660
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2016/16. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Uma reflexão sobre o currículo mínimo de biologia do Estado do Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Machado, Maria Auxiliadora Delgado
dc.contributor.referee Bernardo, José Roberto da Rocha
dc.contributor.referee Peregrino, Mônica
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Minimum Curriculum pt_BR
dc.subject.en STS Movement pt_BR
dc.description.abstracten The present research aims to analyze qualitatively from the conceptual perspective of the Science, Technology and Society - STS - Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro. With an initial approach to define in a simple way what is initially understood by Curriculum, I evaluate the Minimum Curriculum under the influence of the National Curricular Parameters, its implementation, its mode of production and its structure of contents chosen to be taught within the schools of the public network of Rio de Janeiro, And in sequence, I make a reading of what is the STS movement, Its origin, its main characteristics and how it would be a curriculum that would work with the perspective STS. In order to finish the work, we evaluate if, from a simple documentary analysis, the curriculum being used somehow uses CTS thinking, which is quite increasing in the academic environment and in the Brazilian educational context. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar qualitativamente a partir da óptica conceitual do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Com uma abordagem inicial de definir de forma simples o que se entende inicialmente por Currículo, avalio o Currículo Mínimo sob a influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN -, sua implementação, seu modo de produção e sua estrutura de conteúdos escolhidos para serem ensinados dentro das escolas da rede pública fluminense, e em sequência, faço uma leitura do que é o movimento CTS, sua origem, suas principais características e como seria um currículo que trabalharia com a perspectiva CTS. Para ao fim do trabalho, avaliar se de alguma forma, à partir de uma análise documental simples, se o currículo que está sendo utilizado usa de alguma forma o pensamento CTS, que é bastante crescente no meio acadêmico e no âmbito educacional brasileiro. pt_BR
dc.subject.pt Currículo Mínimo pt_BR
dc.subject.pt Movimento CTS pt_BR


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