dc.contributor.advisor |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
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dc.contributor.author |
Moraes, Gerson Pereira |
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dc.date.accessioned |
2018-05-23T23:26:40Z |
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dc.date.available |
2018-05-23T23:26:40Z |
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dc.date.issued |
2016-02-29 |
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dc.identifier.citation |
MORAES, Gerson Pereira. Uma reflexão sobre o currículo mínimo de biologia do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11660 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2016/16. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uma reflexão sobre o currículo mínimo de biologia do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
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dc.contributor.referee |
Bernardo, José Roberto da Rocha |
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dc.contributor.referee |
Peregrino, Mônica |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
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dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Minimum Curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
STS Movement |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present research aims to analyze qualitatively from the conceptual perspective of the Science, Technology and Society - STS - Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro. With an initial approach to define in a simple way what is initially understood by Curriculum, I evaluate the Minimum Curriculum under the influence of the National Curricular Parameters, its implementation, its mode of production and its structure of contents chosen to be taught within the schools of the public network of Rio de Janeiro, And in sequence, I make a reading of what is the STS movement, Its origin, its main characteristics and how it would be a curriculum that would work with the perspective STS. In order to finish the work, we evaluate if, from a simple documentary analysis, the curriculum being used somehow uses CTS thinking, which is quite increasing in the academic environment and in the Brazilian educational context. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar qualitativamente a partir da óptica conceitual do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Com uma abordagem inicial de definir de forma simples o que se entende inicialmente por Currículo, avalio o Currículo Mínimo sob a influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN -, sua implementação, seu modo de produção e sua estrutura de conteúdos escolhidos para serem ensinados dentro das escolas da rede pública fluminense, e em sequência, faço uma leitura do que é o movimento CTS, sua origem, suas principais características e como seria um currículo que trabalharia com a perspectiva CTS. Para ao fim do trabalho, avaliar se de alguma forma, à partir de uma análise documental simples, se o currículo que está sendo utilizado usa de alguma forma o pensamento CTS, que é bastante crescente no meio acadêmico e no âmbito educacional brasileiro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo Mínimo |
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dc.subject.pt |
Movimento CTS |
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