dc.contributor.advisor |
Fernandes, Adriana Hoffmann |
|
dc.contributor.author |
Silva, Jamila Guimarães da |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-23T23:31:08Z |
|
dc.date.available |
2018-05-23T23:31:08Z |
|
dc.date.issued |
2016-07-27 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Jamila Guimarães da. Professores de arte: formações e experiências com o audiovisual. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11661 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2016/17. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Professores de arte : formações e experiências com o audiovisual |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, Adriana Hoffmann |
|
dc.contributor.referee |
Cinelli, Maria Luiza Sussekind Verissimo |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Formation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Audiovisual |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research deals with investigations into the formation process in visual arts teachers, thinking this process from the perspective of cultural studies, understanding it beyond institutional formation, but thinking what social and cultural ties form these professionals. The first chapter brings a literature related to the concepts of identity and culture, by reference to Hall, Barbero and Canclini, latter, studies, this author also helps me to think about cultural consume and Rosa Maria Fischer’s researches guide understandings of the appropriation of media teachers. The autobiographical interview is the requested methodology here, because the narrative teachers bring in their speeches the experiences of their lives in relations with the audiovisual. Contributing to understand the concept of experience, I bring the authors Benjamin and Larrosa, whose perceptions about this issue concern the narrative potential as a way to bring out the experiences of interviewed. Experience, in turn, is perceived as an important moment in the subject’s life, where something that raise awareness, marked them as to become strongly present memories. Experiences with Art and audiovisual are what interest me in this research, so I bring some authors that make me reflect on these questions, as the philosopher Ernst Fischer, Cunha, Barbosa, Cocchiarale, Gullar among others, on the concept of Art and Santaella, Duarte, Bentes to reflect approaches and relations between art and the media. Also, I am interested to understand what are the uses of the audiovisual that these teachers make in their classes and what are their ways of appropriation and production of this language. After these readings and analysis, I realized that the audiovisual is working for these teachers in different ways, with different proposals and intentions and that the non-institutional formation, I mean, those that occur in many different social areas - family, friends, work - are those providing closer relationship to the audiovisual. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa trata de investigações sobre o processo formativo em audiovisual do professores de artes pensando esse processo dentro da perspectiva dos estudos culturais, entendendo-o para além da formação institucional, mas pensando quais vínculos sociais e culturais formam esses profissionais. O primeiro capítulo faz um levantamento bibliográfico referente aos conceitos de identidade e cultura, tendo como referência os estudos de Hall, Barbero e Canclini este último autor também me ajuda a pensar sobre consumo cultural e as pesquisas de Rosa Maria Fischer orientam os entendimentos sobre as apropriações dos professores das mídias. A entrevista autobiográfica é a metodologia pretendida aqui, visto que através da narrativa, os professores trazem em suas falas as experiências de suas vidas nas relações com o audiovisual. Contribuindo para entender o conceito de experiência, trago os autores Benjamin e Larrosa, cujas percepções acerca desse tema dizem respeito ao potencial narrativo como forma de trazer à tona as experiências dos entrevistados. A experiência, por sua vez, é percebida como aquele momento relevante na vida dos sujeitos, onde algo que lhes sensibilizou, os marcou a ponto de tornarem-se lembranças fortemente presentes. As experiências com Arte e com o audiovisual são as que me interessam nessa pesquisa, então trago alguns autores que me fazem refletir sobre essas questões, como o filósofo Ernst Fischer, Cunha, Barbosa, Cocchiarale, Gullar entre outros, sobre o conceito de Arte e Santaella, Duarte, Bentes para refletir as aproximações e relações entre arte e as mídias. Além disso, interessa-me entender quais são os usos que esses professores fazem do audiovisual em suas aulas e quais são seus modos de apropriação e produção dessa linguagem. Após essas leituras e análises, percebi que o audiovisual é trabalhado por esses professores de diferentes formas, com diferentes propostas e intenções e que as formações não institucionais, ou seja aquelas que ocorrem nas mais diferentes esferas sociais – família, amigos, trabalho – são aquelas que proporcionam maior aproximação com o audiovisual. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Professor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Audiovisual |
pt_BR |