dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.author |
Andrade, Claudia Claro Chaves de |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-23T23:37:23Z |
|
dc.date.available |
2018-05-23T23:37:23Z |
|
dc.date.issued |
2016-07-06 |
|
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Claudia Claro Chaves de. Vozes docentes no cenário das avaliações externas: práticas avaliativas no ciclo de alfabetização em uma escola da SME/RJ. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11662 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2016/20. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Vozes docentes no cenário das avaliações externas : práticas avaliativas no ciclo de alfabetização em uma escola da SME/RJ |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Araújo, Mairce |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teach to read and write cycle |
pt_BR |
dc.subject.en |
External assessments |
pt_BR |
dc.subject.en |
Evaluation practices |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation search possible relations between external assessments and evaluation practices, at education cycle (1º to 3° year of elementary school). The objectives os this work were: identify the organization of SME/RJ teaching; identify the politics that directs the external assessments on teach to read and write cycle and; analyze the teachers perceptions about external assessments, either at teach to read and write cycle. The work was constructed considering the qualify search conjecture, methodological define as an instance study. The instruments used were the documentary analyses of Rio de Janeiro Municipal Education Secretariat, bibliography revision and half-structure interviews. The study presents as theoretical orientation the cycle organization and evaluations. The interviews were realised at one school of SME/RJ and for deepening of record analyses. We appeal to indication paradigm, of Ginzburg. The search revealed that the external assessments (bimonthly tests, Brazil small test, teach to read and write Rio and Rio test) exercise a strong influence on evaluation practices, of the 9 teachers interviewed. Revealed, either, that the prescribed curriculum (descriptors) and pedagogical notebooks define the rhythm and time about the develop work. Being so, revealed the existence of precariousness, expropriation and mercantilization at the teachers job, actions that need to be combated in your essence, breaking through the capitalism logic, bearing the effective guarantee of the democratic values of justice and equity for the construction of a public school, free cost and with quality. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação identificou relações entre as avaliações externas e as práticas avaliativas, no ciclo de alfabetização (1º ao 3º anos do Ensino Fundamental). Os objetivos deste trabalho foram: identificar a organização do ensino da SME/RJ; identificar as políticas que orientam as avaliações externas no ciclo de alfabetização e analisar a percepção dos professores sobre avaliações externas, também no ciclo de alfabetização. O trabalho foi construído considerando os pressupostos da pesquisa qualitativa, definida metodologicamente como estudo de caso, e uso da triangulação de dados. Os instrumentos utilizados foram a análise documental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, revisão bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas. O levantamento bibliográfico e documental referente à organização do ensino em ciclos, à organização do ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e às avaliações externas, fundamentam a pesquisa. As entrevistas foram realizadas em uma escola da SME/RJ e para aprofundamento da análise dos registros, recorremos ao paradigma indiciário, de Ginzburg. A pesquisa revelou que as avaliações externas (Provas Bimestrais, Provinha Brasil, Alfabetiza Rio e Prova Rio e ANA) exercem forte influência sobre as práticas avaliativas das nove professoras entrevistadas. Identificou, também, que o currículo prescrito (descritores) e os cadernos pedagógicos definem o ritmo e tempo do trabalho desenvolvido. Sendo assim, constatou a existência da precarização, expropriação e mercantilização no trabalho do professor, ações estas que precisam ser combatidas em sua essência, rompendo com lógica capitalista aplicada ao trabalho do professor, rumo à garantia efetiva dos valores democráticos de equidade e justiça para a construção de uma escola pública, gratuita e de qualidade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciclo de alfabetização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação externa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práticas avaliativas |
pt_BR |