DSpace Repository

Relatórios descritivos do ciclo de alfabetização da rede municipal de Duque de Caxias : o que eles registram?

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fernandes, Claudia Oliveira
dc.contributor.author Vieira, Daniela Azevedo de Santana
dc.date.accessioned 2018-05-23T23:44:46Z
dc.date.available 2018-05-23T23:44:46Z
dc.date.issued 2016-09-08
dc.identifier.citation VIEIRA, Daniela Azevedo de Santana. Relatórios descritivos do ciclo de alfabetização da rede municipal de Duque de Caxias: o que eles registram?. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11663
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2016/21. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Relatórios descritivos do ciclo de alfabetização da rede municipal de Duque de Caxias : o que eles registram? pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fernandes, Claudia Oliveira
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Souza, Maria Inês G. F. Marcondes de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Assessment in the classroom pt_BR
dc.subject.en Literacy cycle pt_BR
dc.subject.en Descriptive reports pt_BR
dc.description.abstracten This research sought to understand which conceptions of evaluation are recorded in the descriptive reports of the literacy cycle of the teaching network of the municipality of Duque de Caxias, aiming to investigate the function of the bimonthly descriptive report in the literacy cycle in this network, to analyze the knowledge that are Considered relevant to register in this document and to identify the main characteristics of the descriptive reports of each year of the literacy cycle to understand the understanding that the teachers have about this registry instrument. The study brought a characterization of the field of research, with some paths taken to carry out the work, such as the literature review, a brief history about the literacy cycle in Brazil and in Duque de Caxias and a note about the desired methodological path . She discussed the evaluation in the classroom of the literacy cycle, evaluation for learning, evaluation procedures and some conceptions about the descriptive report, relating them to the statements of the teachers of the literacy cycle of the researched school and presenting information collected through A questionnaire distributed by the Secretariat of Education and answered by most of the teachers of the literacy cycle of this network. It analyzed the descriptive reports of children from three classes of the literacy cycle of the researched school, discussing the knowledge and non - knowledge found in these writings and in the interviews with the teachers and the children. The research revealed the teaching objectives as protagonists of the evaluation process, the blame of families for school failure, the valorization of Portuguese and mathematical knowledge, and especially the invisibility of children in the evaluation process and in the writing of descriptive reports. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa buscou compreender quais concepções de avaliação estão registradas nos relatórios descritivos do ciclo de alfabetização da rede de ensino do município de Duque de Caxias, tendo como objetivos investigar a função do relatório descritivo bimestral no ciclo de alfabetização nessa rede, analisar os conhecimentos que são considerados relevantes para registrar nesse documento e identificar as principais características dos relatórios descritivos de cada ano do ciclo de alfabetização para compreender o entendimento que as professoras têm acerca desse instrumento de registro. O estudo trouxe uma caracterização do campo de pesquisa, com alguns caminhos percorridos para a realização do trabalho, tais como a revisão de literatura, um breve histórico sobre o ciclo de alfabetização no Brasil e em Duque de Caxias e um apontamento sobre o percurso metodológico desejado. Discutiu a avaliação na sala de aula do ciclo de alfabetização, a avaliação para as aprendizagens, os procedimentos avaliativos e algumas concepções acerca do relatório descritivo, relacionando-os com as falas das professoras do ciclo de alfabetização da escola pesquisada e apresentando informações recolhidas através de um questionário distribuído pela Secretaria de Educação e respondido pela maioria das professoras do ciclo de alfabetização dessa rede. Analisou os relatórios descritivos de crianças de três turmas do ciclo de alfabetização da escola pesquisada, discutindo os saberes e não saberes encontrados nesses escritos e nas entrevistas realizadas com as professoras e as crianças. A pesquisa revelou os objetivos de ensino como protagonistas do processo avaliativo, a culpabilização das famílias pelo fracasso escolar, a valorização dos conhecimentos de português e matemática e, principalmente, a invisibilidade das crianças no processo avaliativo e na escrita dos relatórios descritivos. pt_BR
dc.subject.pt Avaliação na sala de aula pt_BR
dc.subject.pt Ciclo de alfabetização pt_BR
dc.subject.pt Relatórios descritivos. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|