dc.contributor.advisor |
Fernandes, Claudia Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Vieira, Daniela Azevedo de Santana |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-23T23:44:46Z |
|
dc.date.available |
2018-05-23T23:44:46Z |
|
dc.date.issued |
2016-09-08 |
|
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Daniela Azevedo de Santana. Relatórios descritivos do ciclo de alfabetização da rede municipal de Duque de Caxias: o que eles registram?. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11663 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2016/21. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Relatórios descritivos do ciclo de alfabetização da rede municipal de Duque de Caxias : o que eles registram? |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, Claudia Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Inês G. F. Marcondes de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Assessment in the classroom |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literacy cycle |
pt_BR |
dc.subject.en |
Descriptive reports |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research sought to understand which conceptions of evaluation are recorded in the descriptive reports of the literacy cycle of the teaching network of the municipality of Duque de Caxias, aiming to investigate the function of the bimonthly descriptive report in the literacy cycle in this network, to analyze the knowledge that are Considered relevant to register in this document and to identify the main characteristics of the descriptive reports of each year of the literacy cycle to understand the understanding that the teachers have about this registry instrument. The study brought a characterization of the field of research, with some paths taken to carry out the work, such as the literature review, a brief history about the literacy cycle in Brazil and in Duque de Caxias and a note about the desired methodological path . She discussed the evaluation in the classroom of the literacy cycle, evaluation for learning, evaluation procedures and some conceptions about the descriptive report, relating them to the statements of the teachers of the literacy cycle of the researched school and presenting information collected through A questionnaire distributed by the Secretariat of Education and answered by most of the teachers of the literacy cycle of this network. It analyzed the descriptive reports of children from three classes of the literacy cycle of the researched school, discussing the knowledge and non - knowledge found in these writings and in the interviews with the teachers and the children. The research revealed the teaching objectives as protagonists of the evaluation process, the blame of families for school failure, the valorization of Portuguese and mathematical knowledge, and especially the invisibility of children in the evaluation process and in the writing of descriptive reports. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa buscou compreender quais concepções de avaliação estão registradas nos relatórios descritivos do ciclo de alfabetização da rede de ensino do município de Duque de Caxias, tendo como objetivos investigar a função do relatório descritivo bimestral no ciclo de alfabetização nessa rede, analisar os conhecimentos que são considerados relevantes para registrar nesse documento e identificar as principais características dos relatórios descritivos de cada ano do ciclo de alfabetização para compreender o entendimento que as professoras têm acerca desse instrumento de registro. O estudo trouxe uma caracterização do campo de pesquisa, com alguns caminhos percorridos para a realização do trabalho, tais como a revisão de literatura, um breve histórico sobre o ciclo de alfabetização no Brasil e em Duque de Caxias e um apontamento sobre o percurso metodológico desejado. Discutiu a avaliação na sala de aula do ciclo de alfabetização, a avaliação para as aprendizagens, os procedimentos avaliativos e algumas concepções acerca do relatório descritivo, relacionando-os com as falas das professoras do ciclo de alfabetização da escola pesquisada e apresentando informações recolhidas através de um questionário distribuído pela Secretaria de Educação e respondido pela maioria das professoras do ciclo de alfabetização dessa rede. Analisou os relatórios descritivos de crianças de três turmas do ciclo de alfabetização da escola pesquisada, discutindo os saberes e não saberes encontrados nesses escritos e nas entrevistas realizadas com as professoras e as crianças. A pesquisa revelou os objetivos de ensino como protagonistas do processo avaliativo, a culpabilização das famílias pelo fracasso escolar, a valorização dos conhecimentos de português e matemática e, principalmente, a invisibilidade das crianças no processo avaliativo e na escrita dos relatórios descritivos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação na sala de aula |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciclo de alfabetização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Relatórios descritivos. |
pt_BR |