DSpace Repository

Pensamento, diálogo e formação de professores : a documentação narrativa de experiências pedagógicas no GEPPAN

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.author Silva, Tiago Ribeiro da
dc.date.accessioned 2018-05-24T16:56:56Z
dc.date.available 2018-05-24T16:56:56Z
dc.date.issued 2014-02-03
dc.identifier.citation SILVA, Tiago Ribeiro. Pensamento, diálogo e formação de professores: a documentação narrativa de experiências pedagógicas no geppan. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11665
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/01. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Pensamento, diálogo e formação de professores : a documentação narrativa de experiências pedagógicas no GEPPAN pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Pereira, Celso Sanchez
dc.contributor.referee Kohan, Walter Omar
dc.contributor.referee Miranda, Claudia
dc.contributor.referee Perez, Camen Lucia Vidal
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.es Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas pt_BR
dc.subject.es Formación de Profesores pt_BR
dc.subject.es Formación Docente en Red pt_BR
dc.subject.es Experiencia pt_BR
dc.subject.es Pensamiento pt_BR
dc.description.abstractes La presente tesis comparte reflexiones y aprendizajes tejidas a lo largo del desarrollo de una acción investigativa vivida con un colectivo de docentes alfabetizadoras/es que, hace cinco años, han vivido una formación permanente y compartida cuyo foco de reflexión y discusión es la experiencia vivida en el cotidiano escolar. La investigación tuvo como "obyecto" el proceso de documentación narrativa de experiencias pedagógicas (SUÁREZ, 2007) vivido por el grupo; un proceso de investigación, acción y formación orientado en favor de la valorización y transformación de la práctica pedagógica a partir del diálogo, de la reflexión, del pensamiento y de la autoría - por lo tanto, un movimiento auto y alter formativo. La pregunta principal de la investigación invita a pensar sobre la potencialidad de la formación docente en red y de la documentación narrativa para la transformación de la práctica pedagógica. A través de una investigación narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 2008) y del trabajo con principios teórico-epistemológicos de los estudios con los cotidianos (GARCIA, 2003) - horizontalidad y solidaridad, entre otros -, este texto expone múltiples voces, percepciones y aprendizajes producidos a lo largo de la acción investigativa y refleja en favor de una formación permanente que pueda reconocer y legitimar saberes, haceres y experiencias docentes y de la garantía de espacios donde los docentes puedan vivir el movimiento de pensar y se trans-formar con el otro. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação partilha reflexões e aprendizagens tecidas durante o desenvolvimento de uma ação investigativa vivida com um grupo de docentes alfabetizadoras/es que, há cinco anos, vem se desafiando a viver uma formação permanente e compartilhada, tendo como foco de discussão e reflexão a experiência vivida no cotidiano escolar. A pesquisa propriamente dita teve como "objeto" o processo de documentação narrativa de experiências pedagógicas (SUÁREZ, 2007) vivenciado pelo grupo; um processo de investigação, ação e formação que investe na valorização e transformação da prática pedagógica, a partir do diálogo, da reflexão, do pensamento e da autoria - portanto, um movimento auto e alter formativo. A pergunta que dá vida à investigação indaga sobre a potência da formação docente em rede e da documentação narrativa para a transformação da prática pedagógica. Por meio de uma pesquisa narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 2008), tendo como referencial teórico-epistemológico os estudos com os cotidianos (GARCIA, 2003) e seus princípios investigativos - horizontalidade e solidariedade, entre outros -, este texto enreda, por fim, múltiplas vozes, percepções e aprendizados produzidos no desenvolvimento da investigação, os quais nos falam da importância de uma formação permanente que reconheça e legitime saberes, fazeres e experiências docentes e garanta espaços coletivos onde se possam viver o movimento de pensar e se trans-formar com o outro. pt_BR
dc.subject.pt Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas pt_BR
dc.subject.pt Formação de Professores pt_BR
dc.subject.pt Formação Docente em Rede pt_BR
dc.subject.pt Experiência pt_BR
dc.subject.pt Pensamento pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|