dc.contributor.advisor |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.author |
Silva, Tiago Ribeiro da |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-24T16:56:56Z |
|
dc.date.available |
2018-05-24T16:56:56Z |
|
dc.date.issued |
2014-02-03 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Tiago Ribeiro. Pensamento, diálogo e formação de professores: a documentação narrativa de experiências pedagógicas no geppan. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11665 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/01. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Pensamento, diálogo e formação de professores : a documentação narrativa de experiências pedagógicas no GEPPAN |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Celso Sanchez |
|
dc.contributor.referee |
Kohan, Walter Omar |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Claudia |
|
dc.contributor.referee |
Perez, Camen Lucia Vidal |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.es |
Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject.es |
Formación de Profesores |
pt_BR |
dc.subject.es |
Formación Docente en Red |
pt_BR |
dc.subject.es |
Experiencia |
pt_BR |
dc.subject.es |
Pensamiento |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
La presente tesis comparte reflexiones y aprendizajes tejidas a lo largo del desarrollo de una acción investigativa vivida con un colectivo de docentes alfabetizadoras/es que, hace cinco años, han vivido una formación permanente y compartida cuyo foco de reflexión y discusión es la experiencia vivida en el cotidiano escolar. La investigación tuvo como "obyecto" el proceso de documentación narrativa de experiencias pedagógicas (SUÁREZ, 2007) vivido por el grupo; un proceso de investigación, acción y formación orientado en favor de la valorización y transformación de la práctica pedagógica a partir del diálogo, de la reflexión, del pensamiento y de la autoría - por lo tanto, un movimiento auto y alter formativo. La pregunta principal de la investigación invita a pensar sobre la potencialidad de la formación docente en red y de la documentación narrativa para la transformación de la práctica pedagógica. A través de una investigación narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 2008) y del trabajo con principios teórico-epistemológicos de los estudios con los cotidianos (GARCIA, 2003) - horizontalidad y solidaridad, entre otros -, este texto expone múltiples voces, percepciones y aprendizajes producidos a lo largo de la acción investigativa y refleja en favor de una formación permanente que pueda reconocer y legitimar saberes, haceres y experiencias docentes y de la garantía de espacios donde los docentes puedan vivir el movimiento de pensar y se trans-formar con el otro. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação partilha reflexões e aprendizagens tecidas durante o desenvolvimento de uma ação investigativa vivida com um grupo de docentes alfabetizadoras/es que, há cinco anos, vem se desafiando a viver uma formação permanente e compartilhada, tendo como foco de discussão e reflexão a experiência vivida no cotidiano escolar. A pesquisa propriamente dita teve como "objeto" o processo de documentação narrativa de experiências pedagógicas (SUÁREZ, 2007) vivenciado pelo grupo; um processo de investigação, ação e formação que investe na valorização e transformação da prática pedagógica, a partir do diálogo, da reflexão, do pensamento e da autoria - portanto, um movimento auto e alter formativo. A pergunta que dá vida à investigação indaga sobre a potência da formação docente em rede e da documentação narrativa para a transformação da prática pedagógica. Por meio de uma pesquisa narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 2008), tendo como referencial teórico-epistemológico os estudos com os cotidianos (GARCIA, 2003) e seus princípios investigativos - horizontalidade e solidariedade, entre outros -, este texto enreda, por fim, múltiplas vozes, percepções e aprendizados produzidos no desenvolvimento da investigação, os quais nos falam da importância de uma formação permanente que reconheça e legitime saberes, fazeres e experiências docentes e garanta espaços coletivos onde se possam viver o movimento de pensar e se trans-formar com o outro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação Docente em Rede |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Experiência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pensamento |
pt_BR |