| dc.contributor.advisor | Sampaio, Carmen Sanches | |
| dc.contributor.author | Silva, Tiago Ribeiro da | |
| dc.date.accessioned | 2018-05-24T16:56:56Z | |
| dc.date.available | 2018-05-24T16:56:56Z | |
| dc.date.issued | 2014-02-03 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, Tiago Ribeiro. Pensamento, diálogo e formação de professores: a documentação narrativa de experiências pedagógicas no geppan. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11665 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/01. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Pensamento, diálogo e formação de professores : a documentação narrativa de experiências pedagógicas no GEPPAN | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Sampaio, Carmen Sanches | |
| dc.contributor.referee | Pereira, Celso Sanchez | |
| dc.contributor.referee | Kohan, Walter Omar | |
| dc.contributor.referee | Miranda, Claudia | |
| dc.contributor.referee | Perez, Camen Lucia Vidal | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.es | Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject.es | Formación de Profesores | pt_BR |
| dc.subject.es | Formación Docente en Red | pt_BR |
| dc.subject.es | Experiencia | pt_BR |
| dc.subject.es | Pensamiento | pt_BR |
| dc.description.abstractes | La presente tesis comparte reflexiones y aprendizajes tejidas a lo largo del desarrollo de una acción investigativa vivida con un colectivo de docentes alfabetizadoras/es que, hace cinco años, han vivido una formación permanente y compartida cuyo foco de reflexión y discusión es la experiencia vivida en el cotidiano escolar. La investigación tuvo como "obyecto" el proceso de documentación narrativa de experiencias pedagógicas (SUÁREZ, 2007) vivido por el grupo; un proceso de investigación, acción y formación orientado en favor de la valorización y transformación de la práctica pedagógica a partir del diálogo, de la reflexión, del pensamiento y de la autoría - por lo tanto, un movimiento auto y alter formativo. La pregunta principal de la investigación invita a pensar sobre la potencialidad de la formación docente en red y de la documentación narrativa para la transformación de la práctica pedagógica. A través de una investigación narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 2008) y del trabajo con principios teórico-epistemológicos de los estudios con los cotidianos (GARCIA, 2003) - horizontalidad y solidaridad, entre otros -, este texto expone múltiples voces, percepciones y aprendizajes producidos a lo largo de la acción investigativa y refleja en favor de una formación permanente que pueda reconocer y legitimar saberes, haceres y experiencias docentes y de la garantía de espacios donde los docentes puedan vivir el movimiento de pensar y se trans-formar con el otro. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A presente dissertação partilha reflexões e aprendizagens tecidas durante o desenvolvimento de uma ação investigativa vivida com um grupo de docentes alfabetizadoras/es que, há cinco anos, vem se desafiando a viver uma formação permanente e compartilhada, tendo como foco de discussão e reflexão a experiência vivida no cotidiano escolar. A pesquisa propriamente dita teve como "objeto" o processo de documentação narrativa de experiências pedagógicas (SUÁREZ, 2007) vivenciado pelo grupo; um processo de investigação, ação e formação que investe na valorização e transformação da prática pedagógica, a partir do diálogo, da reflexão, do pensamento e da autoria - portanto, um movimento auto e alter formativo. A pergunta que dá vida à investigação indaga sobre a potência da formação docente em rede e da documentação narrativa para a transformação da prática pedagógica. Por meio de uma pesquisa narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 2008), tendo como referencial teórico-epistemológico os estudos com os cotidianos (GARCIA, 2003) e seus princípios investigativos - horizontalidade e solidariedade, entre outros -, este texto enreda, por fim, múltiplas vozes, percepções e aprendizados produzidos no desenvolvimento da investigação, os quais nos falam da importância de uma formação permanente que reconheça e legitime saberes, fazeres e experiências docentes e garanta espaços coletivos onde se possam viver o movimento de pensar e se trans-formar com o outro. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject.pt | Formação de Professores | pt_BR |
| dc.subject.pt | Formação Docente em Rede | pt_BR |
| dc.subject.pt | Experiência | pt_BR |
| dc.subject.pt | Pensamento | pt_BR |