dc.contributor.advisor |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.contributor.author |
Moreira, Jovina Inácia do Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-24T17:25:23Z |
|
dc.date.available |
2018-05-24T17:25:23Z |
|
dc.date.issued |
2014-03-31 |
|
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Jovina Inácia do Nascimento. A experiência de educação integral em tempo integral no município de Angra dos Reis/RJ: entre fios e nós da organização curricular. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, (2003-), Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11669 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/08. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A experiência de educação integral em tempo integral no município de Angra dos Reis/RJ : entre fios e nós da organização curricular |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.contributor.referee |
Hora, Dayse Martins |
|
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Integral education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Integral time |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curriculum organization |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study has as main objective to describe and analyze the experience of full-time education in the municipality of Angra dos Reis – the CEHIs – taking into account also the daily practices that seek to materialize it. In this process, we raise some questions: What ideas / proposals materialize, the curricular organization of a public school? Methodologically conducted desk research and literature on comprehensive education and curriculum, bringing the Coelho studies (2002,2007, 2009),Cavaliere (2002, 2009), Maurício (2009) and Sacristán (1998), among others. The research results indicated that the experiences of CEHIs in Angra dos Reis seeks to work with human beings in their many dimensions. It is seen not only as a rational being, but also as a historical, autonomous and conscious subject, capable of modifying its context and naturalization, trivialization and fragmentation of knowledge,affections, values and attitudes that are built on the relationship of man with the existence and with their peers. Finally, we find in practice developed, integral education associated with human development, this project both as orientation of CEHIs, as belief, desire and pedagogical proposal developed by educators Centers. Furthermore, it was established through analysis of present practices in CEHI Monsenhor Pinto de Carvalho, the curriculum is tied to this vision of integral education and its curriculum organization, promoting interaction among students, respect and teamwork fundamental skills for democratic and autonomous participation of students in school, in life and in society. Also we found that the difficulties regarding the implementation of the experiment are many , but the groups have not been cowed and looking forward in relation to their role in the construction of a new ideal of education, to overcome the limitations in time, space and issues of infrastructure , shimmering overcome barriers between their desires and the reality of practice. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo tem, como objetivo principal, descrever e analisar a experiência de educação integral em tempo integral do município de Angra dos Reis – os CEHIs – levando em consideração, também, as práticas cotidianas que procuram materializá-la. Nesse processo, levantamos algumas questões: Qual concepção de educação integral e de tempo a proposta dos CEHIs abarca? Como essas concepções/propostas se materializam, na organização curricular de uma escola municipal? Metodologicamente realizamos pesquisa documental, bem como pesquisa bibliográfica sobre educação integral e currículo, trazendo os estudos de Coelho (2002, 2007, 2009), Cavaliere (2002, 2009), Maurício (2009), Paro (2009) e Sacristán(1998), ente outros.Os resultados da investigação apontaram que na experiência dos CEHIs, em Angra dos Reis, o ser humano é visto não somente como um ser racional, mas também como um sujeito histórico, autônomo e consciente, capaz de modificar seu contexto e a naturalização, banalização e fragmentação dos conhecimentos, dos afetos, valores e posturas que são construídos na relação do homem com o cotidiano e com seus pares.Enfim, encontramos nas práticas desenvolvidas, aEducação integral associada a formação humana , presente tanto enquanto orientação do Projeto dos CEHIS, quanto crença, desejo e proposta pedagógica desenvolvida pelos educadores dos Centros. Além disso, foi possível constatar, por meio de análise de práticas presentes no CEHI Monsenhor Pinto de Carvalho, que o currículo está atrelado a essa visão de Educação Integral e sua organização curricular, com a promoção da interação entre os alunos, respeito e trabalho em equipe, habilidades fundamentais para a participação democrática e autônoma dos alunos na escola, na vida e em sociedade. Também pudemos constatar que as dificuldades em relação à implementação da experiência são muitas, mas os grupos não tem se intimidado e procuram avançar em relação ao seu papel, na construção de um novo ideal de educação, na superação dos limites com o tempo, o espaço e as questões de infraestrutura, vislumbrando vencer os obstáculos entre os seus desejos e a realidade das práticas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tempo integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Organização curricular |
pt_BR |