dc.contributor.advisor |
Martins, Angela Maria Souza |
|
dc.contributor.author |
Lazaro, Helen dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-24T17:30:54Z |
|
dc.date.available |
2018-05-24T17:30:54Z |
|
dc.date.issued |
2014-05-19 |
|
dc.identifier.citation |
LAZARO, Helen dos Santos. Das classes pedagógicas à pedagogia de classe: aproximações da obra teórico-prática de Freinet com o pensamento libertário. 2014. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, (2003-), Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11670 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/09. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Das classes pedagógicas à pedagogia de classe : aproximações da obra teórico-prática de Freinet com o pensamento libertário |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Martins, Angela Maria Souza |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Anne Marie Emilie Madeleine Milon |
|
dc.contributor.referee |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O escrito a seguir concentra-se na obra do professor francês Celéstin Freinet, nascido em um vilarejo chamado Gars, na região dos Alpes Marítimos, sul da França, no final do século XIX, filho de uma família de camponeses que tinha pouco mais do que o suor das têmporas para garantir seu sustento. Pretende traçar as características libertárias do método por ele praticado a partir dos anos 1920, quando assumiu sua primeira classe de educação infantil, em uma região próxima de sua cidade natal. Para isso, foram feitas leituras de algumas de suas principais obras, para trazer à tona as marcas de uma pedagogia notadamente de cunho social e também a leitura de textos anteriores à época do professor Freinet, que tratam dos princípios filosóficos da educação anarquista e que contribuíram para a construção do projeto educativo, que visava antes de tudo, à emancipação das classes menos favorecidas. A metodologia empregada foi análise documental a partir das suas próprias obras e obras de autores do campo anarquista que cumpriram o papel de resgatar a origem do pensamento filosófico, político, social e pedagógico adotado por Célestin Freinet. É possível notar que a preocupação com a instrução dos oprimidos se faz presente em diversos campos da esquerda socialista, mas ocupa uma posição diferenciada no campo libertário. Os revolucionários anarquistas buscam a instrução integral, onde o sujeito se tornará autogestinário em sua própria vida, tomando para si a responsabilidade da mudança da sua realidade e da sociedade na qual está inserido. Torna-se evidente a preocupação com a instrução que venha a ser oferecida de forma igualitária a todas as classes sociais. Neste trabalho entrelaça-se o pensamento e a prática de teóricos como: Bakunin, Faure e Paul Robin, que construíram os pilares centrais da prática educativa libertária, e a obra do professor francês Célestin Freinet. Um professor que faz de sua vida docente uma resistência e um combate aos males da dura realidade das crianças das classes populares, compartilhada por ele durante toda a sua existência. Espera-se, a partir desse diálogo realizado entre obras que retratam experiências clássicas da pedagogia libertária e a obra do professor Freinet, identificar em seu método, características de uma pedagogia que tenha suas raízes nos princípios educativos postulados e postos em prática pelos teóricos anarquistas, que formam o esteio bibliográfico dessa pesquisa, cerca de cem anos passados de seu tempo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Freinet |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia Libertária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Raiz Filosófica |
pt_BR |