dc.contributor.advisor |
Pinto, Diana |
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dc.contributor.author |
Campos, Tamara de Souza |
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dc.date.accessioned |
2018-06-05T19:19:36Z |
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dc.date.available |
2018-06-05T19:19:36Z |
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dc.date.issued |
2017-02-09 |
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dc.identifier.citation |
CAMPOS, Tamara de Souza. Self em construção: etnografia da formação de um regente. 2017. 210 f. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11687 |
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dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2017/02 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Self em construção: etnografia da formação de um regente |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The self under construction: an ethnography of becoming an orchestra conductor |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinto, Diana |
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dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida |
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dc.contributor.referee |
Coelho, Maria Claudia |
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dc.contributor.referee |
Barros, Frederico |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Professional ethos |
pt_BR |
dc.subject.en |
Becoming an orchestra conductor |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethnography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discourse |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis presents an ethnography of hearing based on field work conducted at a
Music school of a university in Rio de Janeiro, Brazil, for over two years. Its aim is to
analyze the process of ethos development of orchestra conductors based on the case
study of a student. This professionalization of both conductors and musicians, however,
is founded on the sense of hearing, which takes on a special character in the field. In the
realm of the orchestra, learning involves structural hearing in the sense of Adorno’s
concept, where it is an action, not a passive form of reception as it is often believed to
be. Therefore, the professional identity can be developed through the practice of this
form of hearing, which the actors gradually acquire. Other essential issues are: how do
the conductor and the student evoke the memory of the profession in their actions? How
do they work collaboratively to define what it is to be a conductor? To what extent and
how is this memory evoked seeing that it is operationalized in the performatization of
the actors? There is also a reflection on how the orchestra conducting teacher and
student organize their activities, since there is no orchestra during the classes and the
teaching is based on imaginative work that evokes a repertoire of gestures, looks and
facial expressions involving a complex exercise of structural hearing. In light of
symbolic interactionism, this thesis will investigate how the actors construct discourse
that constantly resignifies what it means to be a conductor, to what extent the issue of
authority is still present in the orchestra imagery, and how they resort to the profession’s
history and memory, considering memory as a process under construction, where the
past is connected to the present to create the desired future. Thus the objects of the
analysis are the discourses co-created by the teacher and the student during several
classroom interactions, where understandings are shared and negotiated. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho apresenta uma etnografia da audição a partir de trabalho de campo
desenvolvido por quase dois anos em uma escola de Música de uma universidade do
Rio de Janeiro. O objetivo da tese é analisar o processo de formação do ethos do
maestro de orquestra a partir de um estudo de caso de um aluno em formação. Mas tal
profissionalização, seja para o maestro, ou para o músico, ocorre por meio do sentido
auditivo, que assume todo um caráter especial no campo. Aprender, no universo
orquestral, envolve uma escuta ativa musical, conforme a concepção de Adorno, na qual
ouvir é uma ação, e não uma forma passiva de recepção, como frequentemente se
imagina. Toda a identidade profissional, portanto, pode ser elaborada tendo em vista o
exercício dessa escuta que os atores conquistam gradativamente. Outras questões
fulcrais da pesquisa são como maestro e aluno evocam a memória da profissão nas suas
ações? Como agem colaborativamente na definição do que é ser maestro? Em que
medida e como essa memória é evocada, sendo operacionalizada na performatização
dos atores? Além de refletir sobre como professor e aluno de regência organizam suas
atividades, tendo em vista que o ensino da regência ocorre na ausência de uma
orquestra, em um trabalho imaginativo, que evoca um repertório de gestos, olhares e
semblantes, envolvendo um exercício complexo de escuta ativa. À luz do
interacionismo simbólico, será investigado como os atores constroem um discurso que
significa e re-significa o que é ser maestro, até que ponto a questão da autoridade ainda
está presente no imaginário orquestral, como eles recorrem à história e memória da
profissão, tomando a memória com um processo em construção, onde passado é
articulado no presente, visando um futuro que se deseja construir. Dessa forma, são
objeto de análise os discursos co-criados por professor e aluno ao longo das diversas
interações em sala, nas quais entendimentos são compartilhados e negociados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ethos profissional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação do regente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Etnografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Discurso |
pt_BR |