dc.contributor.advisor |
Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de |
|
dc.contributor.author |
Canário, Raquel Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-06T19:18:15Z |
|
dc.date.available |
2018-06-06T19:18:15Z |
|
dc.date.issued |
2017-09-28 |
|
dc.identifier.citation |
CANÁRIO, Raquel Fernandes. Barravento (1961) e a organização do etnoconhecimento afro-brasileiro dos pescadores de Buraquinho/BA: reflexões por meio da epistemografia interativa. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11691 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2017/19. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Barravento (1961) e a organização do etnoconhecimento afro-brasileiro dos pescadores de Buraquinho/BA: reflexões por meio da epistemografia interativa |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de |
|
dc.contributor.referee |
Gontijo, Miriam |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Barravento |
pt_BR |
dc.subject.en |
Librarianship |
pt_BR |
dc.subject.en |
Epistemography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Etnoknowledge |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cinema |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation evidences some methodological and conceptual processes in contribution to the studies related to Cinema and Librarianship in the line of research Knowledge Organization and Representation when the subject are ethnic communities. The starting point for the analysis of the proposed study is the film Barravento (1961), directed by the Bahian filmmaker Glauber Rocha, the feature film was made in a community of Afro-Brazilian fishermen on the beach of Buraquinho / BA, belonging to the municipality of Lauro of Freitas. The film has documentary character since it registers within the fictional plot the own local fishermen and the tradition of the black culture in Bahia, therefore, the candomblé, the capoeira and the sambas are the main axes of Barravento. Facing this cut, the concepts of Epistemography and Ethnoknowledge were investigated, since these corroborate for the systematization of popular knowledge perpassed through orality. The epistemographic research explored in this dissertation is elucidated by the article "Scientifically slum dwellers: a critical view of knowledge from the espistemography", by Garcia Gutierrez. Backed by means of the audiovisual documentary support, the research approaches the Brazilian Cinema of Library Science and, therefore, is based on bibliographic, imagery and sound studies that resulted in a documentary film “Entre Barraventos” as the final product of this dissertation. The documentary shows the changes undergone by the variants of time in this community of fishermen, the structural modifications of the daily deal and the aspects that still remain common between the past and the present. During the field research, testimonies were obtained from the Buraquinho's fishermen, film records were done of the candomblé community frequented by fishermen, testimonies of people involved with the production of the film Barravento, such as the Bahian filmmaker Roque Araújo, Lucy Carvalho, an actress from Barravento, and also, with the great Bahian filmmaker Luiz Paulino dos Santos, the idealizer and first director of Barravento, and finally, reports of researchers from the Reference Center of Afro-Brazilian Culture Mãe Mirinha de Portão. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação evidencia alguns processos metodológicos e conceituais em contribuição para os estudos ligados ao Cinema e a Biblioteconomia na linha de pesquisa Organização e Representação do Conhecimento quando o tema abordado são comunidades étnicas. O ponto de partida para as análises do proposto estudo é o filme Barravento (1961), dirigido pelo cineasta baiano Glauber Rocha, o longa metragem foi realizado em uma comunidade de pescadores afro-brasileiros na praia de Buraquinho/BA, pertencente ao município de Lauro de Freitas. O mesmo tem caráter documental já que registra dentro da trama ficcional os próprios pescadores local e a tradição da cultura negra na Bahia, portanto, o candomblé, a capoeira e os sambas de roda são os eixos principais de Barravento. Diante deste recorte, foram investigados os conceitos de Epistemografia e Etnoconhecimento, pois estes corroboram para a sistematização dos saberes populares perpassados através da oralidade. A pesquisa epistemográfica discorrida nessa dissertação é elucidada pelo artigo “Cientificamente favelados: uma visão crítica do conhecimento a partir da espistemografia”, de Garcia Gutierrez. Respaldada por meio do suporte audiovisual documental, a pesquisa aproxima o Cinema Brasileiro da Biblioteconomia e, assim, apoia-se em estudos bibliográficos, imagéticos e sonoros que resultaram em um filme documentário intitulado Entre Barraventos, como produto final desta dissertação. O documentário aponta as transformações sofridas diante das variantes do tempo nessa comunidade de pescadores, as modificações estruturais da lida diária e os aspectos que ainda continuam comuns entre o passado e o presente. Durante a pesquisa de campo foram obtidos depoimentos dos pescadores da praia de Buraquinho, registros do Terreiro de São Jorge Filho da Goméia, axé frequentado pelos pescadores, depoimentos de pessoas envolvidas com a produção do filme Barravento, como o cineasta baiano Roque Araújo, Lucy Carvalho atriz de Barravento, e, também, com a grande presença do cineasta baiano Luiz Paulino dos Santos o idealizador e primeiro diretor de Barravento, e por fim, relatos de pesquisadores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Barravento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Epistemografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Etnoconhecimentos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema |
pt_BR |