dc.contributor.advisor |
Silva, Sérgio Luiz Pereira da |
|
dc.contributor.author |
Rezende, Dolores Eugênia |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-06T20:41:04Z |
|
dc.date.available |
2018-06-06T20:41:04Z |
|
dc.date.issued |
2018-02-26 |
|
dc.identifier.citation |
REZENDE, Dolores Eugênia. Memórias subterrâneas na fotografia de Augusto Malta: imagens, disputas e identidades no Rio de Janeiro da modernidade. 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11697 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Memórias subterrâneas na fotografia de Augusto Malta: imagens, disputas e identidades no Rio de Janeiro da modernidade. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Underground memories in the photography of Augusto Malta: images, disputes and identities in Brazil of modernity |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Sérgio Luiz Pereira da |
|
dc.contributor.referee |
Barrenechea, Miguel Angel de |
|
dc.contributor.referee |
Abreu, Leandro Pimentel |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Photograph |
pt_BR |
dc.subject.en |
Augusto Malta |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dispute |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This paper aims at analyzing the memory built through the images of the photographer
Augusto Malta, who documented an important period in the history of the city of Rio de
Janeiro, the urbanistic reformulations occurred in the early twentieth century aimed the
insertion of Brazil into the ideals of European modernity. We will discuss about the
impact of these reforms on the population of the city. We will also seek to understand
through the iconographic analysis of some of their images, how two different identities
were represented: one idealized by the public power as National Identity, representing
a sophisticated elite in European molds, living in a modernized city, and on the other
hand, one idealized by the public power as National Identity, representing a
sophisticated elite to the European molds, living in a modernized city, and on the other
hand an unwanted national identity, of a poor, mestizo population and forgotten by that
same power, living in a decaying, dirty city and about to disappear. In the light of Social
Memory studies, we will analyze how we can perceive a memory dispute, between an
official memory and another underground memory, and how the latter survived through
the photographer's images. Finally, we will address the transformations that
photography has been suffering in the 21st century, which, increasingly, as an artifact,
has assumed the status of "code". In this process, we will show how the digitization of
collections has been one of the essential tools for accessing and disseminating archives,
as well as contributing to its preservation, and will describe how this process was done
in the iconographic collection of Malta at the Museu da Imagem e do Som do Rio de
Janeiro. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem como objetivo analisar a Memória construída através das imagens
do fotógrafo Augusto Malta, que documentou um período importante da história da
cidade do Rio de Janeiro, as reformulações urbanísticas conhecidas como o “botaabaixo”
ocorridas no início do século XX que visava a inserção do Brasil no ideário da
modernidade europeia. Discutiremos sobre o impacto dessas reformas sobre a
população da cidade. Buscaremos igualmente compreender através da análise
iconográfica de algumas de suas imagens, como duas diferentes identidades foram
representadas: uma idealizada pelo poder público como Identidade Nacional,
representando uma elite sofisticada aos moldes europeus, vivendo numa cidade
modernizada, e por outro lado uma identidade nacional indesejada, de uma população
pobre, mestiça e esquecida por esse mesmo poder, vivendo numa cidade decadente,
suja e prestes a desaparecer. Sob a luz dos estudos de Memória Social, analisaremos
de que maneira podemos perceber uma disputa de memórias, entre uma memória
oficial e uma outra subterrânea, e de que maneira essa última sobreviveu através das
imagens do fotógrafo. Por fim, abordaremos as transformações que a fotografia vem
sofrendo no século XXI, que cada vez mais, de artefato, vem assumindo o estatuto de
“código”. Nesse processo, mostraremos como a digitalização de acervos tem sido uma
das ferramentas essenciais ao acesso e à difusão dos acervos arquivísticos, além de
contribuir para a sua preservação, e descreveremos como se deu no acervo
iconográfico de Malta sob a salvaguarda do Museu da Imagem e do Som do Rio de
Janeiro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fotografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Augusto Malta |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Disputa |
pt_BR |