DSpace Repository

Memórias subterrâneas na fotografia de Augusto Malta: imagens, disputas e identidades no Rio de Janeiro da modernidade.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Sérgio Luiz Pereira da
dc.contributor.author Rezende, Dolores Eugênia
dc.date.accessioned 2018-06-06T20:41:04Z
dc.date.available 2018-06-06T20:41:04Z
dc.date.issued 2018-02-26
dc.identifier.citation REZENDE, Dolores Eugênia. Memórias subterrâneas na fotografia de Augusto Malta: imagens, disputas e identidades no Rio de Janeiro da modernidade. 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11697
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Memórias subterrâneas na fotografia de Augusto Malta: imagens, disputas e identidades no Rio de Janeiro da modernidade. pt_BR
dc.title.alternative Underground memories in the photography of Augusto Malta: images, disputes and identities in Brazil of modernity pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Sérgio Luiz Pereira da
dc.contributor.referee Barrenechea, Miguel Angel de
dc.contributor.referee Abreu, Leandro Pimentel
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Photograph pt_BR
dc.subject.en Augusto Malta pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Identity pt_BR
dc.subject.en Dispute pt_BR
dc.description.abstracten This paper aims at analyzing the memory built through the images of the photographer Augusto Malta, who documented an important period in the history of the city of Rio de Janeiro, the urbanistic reformulations occurred in the early twentieth century aimed the insertion of Brazil into the ideals of European modernity. We will discuss about the impact of these reforms on the population of the city. We will also seek to understand through the iconographic analysis of some of their images, how two different identities were represented: one idealized by the public power as National Identity, representing a sophisticated elite in European molds, living in a modernized city, and on the other hand, one idealized by the public power as National Identity, representing a sophisticated elite to the European molds, living in a modernized city, and on the other hand an unwanted national identity, of a poor, mestizo population and forgotten by that same power, living in a decaying, dirty city and about to disappear. In the light of Social Memory studies, we will analyze how we can perceive a memory dispute, between an official memory and another underground memory, and how the latter survived through the photographer's images. Finally, we will address the transformations that photography has been suffering in the 21st century, which, increasingly, as an artifact, has assumed the status of "code". In this process, we will show how the digitization of collections has been one of the essential tools for accessing and disseminating archives, as well as contributing to its preservation, and will describe how this process was done in the iconographic collection of Malta at the Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem como objetivo analisar a Memória construída através das imagens do fotógrafo Augusto Malta, que documentou um período importante da história da cidade do Rio de Janeiro, as reformulações urbanísticas conhecidas como o “botaabaixo” ocorridas no início do século XX que visava a inserção do Brasil no ideário da modernidade europeia. Discutiremos sobre o impacto dessas reformas sobre a população da cidade. Buscaremos igualmente compreender através da análise iconográfica de algumas de suas imagens, como duas diferentes identidades foram representadas: uma idealizada pelo poder público como Identidade Nacional, representando uma elite sofisticada aos moldes europeus, vivendo numa cidade modernizada, e por outro lado uma identidade nacional indesejada, de uma população pobre, mestiça e esquecida por esse mesmo poder, vivendo numa cidade decadente, suja e prestes a desaparecer. Sob a luz dos estudos de Memória Social, analisaremos de que maneira podemos perceber uma disputa de memórias, entre uma memória oficial e uma outra subterrânea, e de que maneira essa última sobreviveu através das imagens do fotógrafo. Por fim, abordaremos as transformações que a fotografia vem sofrendo no século XXI, que cada vez mais, de artefato, vem assumindo o estatuto de “código”. Nesse processo, mostraremos como a digitalização de acervos tem sido uma das ferramentas essenciais ao acesso e à difusão dos acervos arquivísticos, além de contribuir para a sua preservação, e descreveremos como se deu no acervo iconográfico de Malta sob a salvaguarda do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.subject.pt Fotografia pt_BR
dc.subject.pt Augusto Malta pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Identidade pt_BR
dc.subject.pt Disputa pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|