dc.contributor.advisor |
Machado, Elisa Campos |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Cilene Alves de |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-06T21:12:23Z |
|
dc.date.available |
2018-06-06T21:12:23Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-24 |
|
dc.identifier.citation |
Oliveira, Cilene Alves de. O comportamento leitor dos alunos da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11701 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2017/28 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O comportamento leitor dos alunos da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Elisa Campos |
|
dc.contributor.referee |
Calil Júnior, Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Weitzel, Simone da Rocha |
|
dc.contributor.referee |
Nóbrega, Nanci Gonçalves |
|
dc.contributor.referee |
Medeiros, Ana Lígia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Library science teachin |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Considering that reading cooperates with the librarian that allow competencies and abilities to work with practices that involve forming new readers, this research defined analize the reading behavior of students of Library Science course as its main goal. The study it is caracterized as a research of applied nature, with quantitative and qualitative approaches and exploratory objectives. Its theoretical referential approaches reading concepts and discusses the readers formation, emphasizing the librarian's, such as reading indicators of reading that have been applied in the country. It will use the "Common Methodology to examine and measure the reader's behavior" proposed by CERLALC. As a result, it intends to present a reading profile of this group and supply aids to form and evaluate curriculum that value reading in Library Science courses. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Considerando que é a leitura que coopera para que o bibliotecário tenha competências e habilidades para trabalhar com as práticas que envolvem a formação de novos leitores, a presente pesquisa definiu como objetivo principal analisar o comportamento leitor de alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O estudo se caracteriza como pesquisa de natureza aplicada, com abordagens quantitativa e qualitativa e objetivos exploratórios. Seu referencial teórico aborda conceitos de leitura e discute a formação do leitor, enfatizando a formação do bibliotecário como mediador de leitura, e os indicadores de leitura que vêm sendo aplicados no país. Utilizou a “Metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor”, proposta pelo CERLALC. Como resultado, apresenta o comportamento leitor desse grupo e estratégias para ampliar a prática leitora dos alunos da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comportamento leitor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Biblioteconomia |
pt_BR |