DSpace Repository

O comportamento leitor dos alunos da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Machado, Elisa Campos
dc.contributor.author Oliveira, Cilene Alves de
dc.date.accessioned 2018-06-06T21:12:23Z
dc.date.available 2018-06-06T21:12:23Z
dc.date.issued 2017-08-24
dc.identifier.citation Oliveira, Cilene Alves de. O comportamento leitor dos alunos da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11701
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2017/28 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O comportamento leitor dos alunos da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Machado, Elisa Campos
dc.contributor.referee Calil Júnior, Alberto
dc.contributor.referee Weitzel, Simone da Rocha
dc.contributor.referee Nóbrega, Nanci Gonçalves
dc.contributor.referee Medeiros, Ana Lígia
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Reading pt_BR
dc.subject.en Literary reading pt_BR
dc.subject.en Library science teachin pt_BR
dc.description.abstracten Considering that reading cooperates with the librarian that allow competencies and abilities to work with practices that involve forming new readers, this research defined analize the reading behavior of students of Library Science course as its main goal. The study it is caracterized as a research of applied nature, with quantitative and qualitative approaches and exploratory objectives. Its theoretical referential approaches reading concepts and discusses the readers formation, emphasizing the librarian's, such as reading indicators of reading that have been applied in the country. It will use the "Common Methodology to examine and measure the reader's behavior" proposed by CERLALC. As a result, it intends to present a reading profile of this group and supply aids to form and evaluate curriculum that value reading in Library Science courses. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Considerando que é a leitura que coopera para que o bibliotecário tenha competências e habilidades para trabalhar com as práticas que envolvem a formação de novos leitores, a presente pesquisa definiu como objetivo principal analisar o comportamento leitor de alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O estudo se caracteriza como pesquisa de natureza aplicada, com abordagens quantitativa e qualitativa e objetivos exploratórios. Seu referencial teórico aborda conceitos de leitura e discute a formação do leitor, enfatizando a formação do bibliotecário como mediador de leitura, e os indicadores de leitura que vêm sendo aplicados no país. Utilizou a “Metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor”, proposta pelo CERLALC. Como resultado, apresenta o comportamento leitor desse grupo e estratégias para ampliar a prática leitora dos alunos da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO. pt_BR
dc.subject.pt Leitura pt_BR
dc.subject.pt Comportamento leitor pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Biblioteconomia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|