DSpace Repository

A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua proposta de ensino superior

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bonato, Nailda Marinho da Costa
dc.contributor.author Bentin, Priscila Caetano
dc.date.accessioned 2018-06-06T23:15:52Z
dc.date.available 2018-06-06T23:15:52Z
dc.date.issued 2014-02-24
dc.identifier.citation BENTIN, Priscila Caetano. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua proposta de ensino superior. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, (2003-), Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11704
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/11. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua proposta de ensino superior pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Bonato, Nailda Marinho da Costa
dc.contributor.referee Gouvêa, Fernando Cesar Ferreira
dc.contributor.referee Martins, Angela Maria Souza
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Federal Institutes pt_BR
dc.subject.en Professional Education pt_BR
dc.subject.en Superior Education pt_BR
dc.subject.en Hegemony pt_BR
dc.description.abstracten This research aims to provoke discussion around the development of the Federal Institutes of Education, Science and Technology as undergraduate schools, as specified by law 11.892/08. By taking a wider view of the proposal, beyond the educational scenario, we identify, under the argument of democratization of undergraduate courses and compliance with demands historically imposed by the the working class, perspectives aligned to the interests of social groups articulated to capital’s interests. To develop this research, we opted to analyse different sources both documented and literary, with greater privilege to official documents under public domain, vehiculated mainly through the Education Ministry and the Department of Professional and Technologic Education. Basing our approach on the epistemological approach of the historical and dialetical materialism, we list as main theoretical reference of this study the theorist Antonio Gramsci (1891-1937), as well as his commenters, highlighting one of the main analytic categories worked by this italian intellectual along his theoretical production: hegemony. By taking this category as the central axis of our analysis, we plan to identify the possible contradictions present in the Federal Institutes as undergraduate schools, asking ourselves if this movement would not be part of a societary project identified as “the new pedagogy of hegemony” or, in other words, a project that aims to materialize and legitimate the intentions of social groups that hold the legal monopoly of coertion and society’s political-ideological direction, institutionalizing in a consensual way the ethos of burguese society through the actions of State in the education area pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa tem por objetivo provocar um debate em torno da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como instituições de ensino superior, conforme dita a Lei 11.892/08. Ao ampliarmos a leitura desta proposta para além da esfera educacional identificamos, sob o discurso da democratização do ensino superior e do atendimento a demandas historicamente postas pela classe trabalhadora, aspectos que se aproximam aos interesses de frações sociais articuladas aos interesses do capital. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optamos por analisar diferentes fontes documentais e bibliográficas, privilegiando documentos oficiais de domínio público veiculados principalmente através do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Apoiados na abordagem epistemológica do materialismo histórico-dialético, elencamos como principal referencial deste estudo o teórico Antonio Gramsci (1891-1937), bem como seus comentadores, destacando uma das principais categorias analíticas trabalhadas por este intelectual italiano no decorrer de sua produção teórica: hegemonia. Ao tomarmos esta categoria como eixo central de nossas análises, pretendemos identificar as possíveis contradições presentes na proposta dos Institutos Federais como instituições de ensino superior, nos questionando se este movimento não estaria inserido em um projeto societário identificado como “a nova pedagogia da hegemonia”, ou seja, um projeto que visa materializar e legitimar as intenções de grupos sociais que detêm o monopólio legal da coerção e a direção político-ideológica da sociedade, instituindo consensualmente o ethos da sociedade burguesa através da atuação do Estado no campo da educação. pt_BR
dc.subject.pt Institutos Federais pt_BR
dc.subject.pt Educação Profissional pt_BR
dc.subject.pt Educação Superior pt_BR
dc.subject.pt Hegemonia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|