dc.contributor.advisor |
Bonato, Nailda Marinho da Costa |
|
dc.contributor.author |
Bentin, Priscila Caetano |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-06T23:15:52Z |
|
dc.date.available |
2018-06-06T23:15:52Z |
|
dc.date.issued |
2014-02-24 |
|
dc.identifier.citation |
BENTIN, Priscila Caetano. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua proposta de ensino superior. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, (2003-), Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11704 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/11. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua proposta de ensino superior |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bonato, Nailda Marinho da Costa |
|
dc.contributor.referee |
Gouvêa, Fernando Cesar Ferreira |
|
dc.contributor.referee |
Martins, Angela Maria Souza |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Federal Institutes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Professional Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Superior Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Hegemony |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to provoke discussion around the development of the Federal Institutes of Education, Science and Technology as undergraduate schools, as specified by law 11.892/08. By taking a wider view of the proposal, beyond the educational scenario, we identify, under the argument of democratization of undergraduate courses and compliance with demands historically imposed by the the working class, perspectives aligned to the interests of social groups articulated to capital’s interests. To develop this research, we opted to analyse different sources both documented and literary, with greater privilege to official documents under public domain, vehiculated mainly through the Education Ministry and the Department of Professional and Technologic Education. Basing our approach on the epistemological approach of the historical and dialetical materialism, we list as main theoretical reference of this study the theorist Antonio Gramsci (1891-1937), as well as his commenters, highlighting one of the main analytic categories worked by this italian intellectual along his theoretical production: hegemony. By taking this category as the central axis of our analysis, we plan to identify the possible contradictions present in the Federal Institutes as undergraduate schools, asking ourselves if this movement would not be part of a societary project identified as “the new pedagogy of hegemony” or, in other words, a project that aims to materialize and legitimate the intentions of social groups that hold the legal monopoly of coertion and society’s political-ideological direction, institutionalizing in a consensual way the ethos of burguese society through the actions of State in the education area |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem por objetivo provocar um debate em torno da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como instituições de ensino superior, conforme dita a Lei 11.892/08. Ao ampliarmos a leitura desta proposta para além da esfera educacional identificamos, sob o discurso da democratização do ensino superior e do atendimento a demandas historicamente postas pela classe trabalhadora, aspectos que se aproximam aos interesses de frações sociais articuladas aos interesses do capital. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optamos por analisar diferentes fontes documentais e bibliográficas, privilegiando documentos oficiais de domínio público veiculados principalmente através do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Apoiados na abordagem epistemológica do materialismo histórico-dialético, elencamos como principal referencial deste estudo o teórico Antonio Gramsci (1891-1937), bem como seus comentadores, destacando uma das principais categorias analíticas trabalhadas por este intelectual italiano no decorrer de sua produção teórica: hegemonia. Ao tomarmos esta categoria como eixo central de nossas análises, pretendemos identificar as possíveis contradições presentes na proposta dos Institutos Federais como instituições de ensino superior, nos questionando se este movimento não estaria inserido em um projeto societário identificado como “a nova pedagogia da hegemonia”, ou seja, um projeto que visa materializar e legitimar as intenções de grupos sociais que detêm o monopólio legal da coerção e a direção político-ideológica da sociedade, instituindo consensualmente o ethos da sociedade burguesa através da atuação do Estado no campo da educação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Institutos Federais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Profissional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Superior |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Hegemonia |
pt_BR |