dc.contributor.advisor |
Fernandes, Adriana Hoffmann |
|
dc.contributor.author |
Batista, Lucineia de Fátima Sena |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-06T23:43:00Z |
|
dc.date.available |
2018-06-06T23:43:00Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-13 |
|
dc.identifier.citation |
BATISTA, Lucineia de Fátima Sena. Jovens youtubers: processos de autoria e aprendizagens contemporâneas. 2014. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11707 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/14 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Jovens youtubers : processos de autoria e aprendizagens contemporâneas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, Adriana Hoffmann |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Eliane Ribeiro |
|
dc.contributor.referee |
Duarte, Rosália Maria |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
YouTube |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cyberculture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Participative culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Amateur production |
pt_BR |
dc.subject.en |
Authorship |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to expand the knowledge about a specific sort of social behavior that emerges in contemporary urban societies: video production through domestic technological means that are often put into circulation for open or closed hearings, sharing in virtual environments, as Youtube. Using qualitative methodology and a research network system - in which one indicates the other for the realization of densely interviews, and observations of their presence on social network - seven young video producers were selected. Rose the main factors leading to relate to the visual and appropriate it, creating and recreating cultural products put into circulation, analyzing aspects of what they produce, how to produce and use they make of their production. Hence derives its contribution to the area of Education. The theoretical perspective of this study relies on the Latin American Cultural Studies that consider education more of a school environment. For the analysis of the practices of remix cyberculture we rely on André Lemos, Nelson Pretto, Inês Amaral and Henry Jenkins. Discussions Regina Novaes, José Machado Pais, Juarez Dayrell and Nilma Gomes contributed to refine the approach by the research subjects. The youth grew investigated a hypermedia environment, assuming behavior (inter) active, (inter) connected and participatory. The links between these new behaviors and Education are still a challenge, for which this research aims to contribute by giving voice to young people surveyed. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa buscou ampliar o conhecimento sobre um comportamento social que desponta nas sociedades urbanas contemporâneas: produzir vídeos próprios com recursos tecnológicos domésticos e que, na maioria das vezes, são colocados em circulação, para audiências abertas ou fechadas, em ambientes virtuais de compartilhamento, como o Youtube. Utilizando metodologia qualitativa, foram selecionados sete jovens produtores de vídeo, pelo sistema de investigação em rede, no qual um indica o outro, para a realização de entrevistas adensadas, além de observações de sua presença nas redes sociais. Levantaram-se os principais fatores que os levam a se relacionar com o audiovisual e apropriar-se dele, criando e recriando produtos culturais que põem em circulação, analisando aspectos sobre o que produzem, como produzem e os usos que fazem de sua produção. Daí deriva sua contribuição à área de Educação. A perspectiva teórica deste estudo apoia-se nos Estudos Culturais Latino-americanos, que consideram a educação muito mais que o ambiente escolar. Para as análises sobre as práticas da cibercultura remix, apoiamo-nos em André Lemos, Nelson Pretto, Inês Amaral e Henry Jenkins. As discussões de Regina Novaes, Juarez Dayrell e Nilma Gomes contribuíram para afinar a abordagem junto aos sujeitos da pesquisa. Os jovens investigados cresceram num ambiente hipermidiático, assumindo comportamento (inter)ativo, (inter)conectado e participativo. Os vínculos entre esses novos comportamentos e a Educação ainda são um desafio, para o qual esta pesquisa visa contribuir dando voz aos jovens pesquisados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Vídeo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Youtube |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cibercultura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura da participação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Produção amadora |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autoria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Juventude |
pt_BR |