dc.contributor.advisor |
Pinheiro, Diógenes |
|
dc.contributor.author |
Medina, Milena Martins |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-06T23:50:15Z |
|
dc.date.available |
2018-06-06T23:50:15Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-28 |
|
dc.identifier.citation |
MEDINA, Milena Martins. Ingresso no ensino superior: a UNIRIO em contexto. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11709 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/16. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ingresso no ensino superior : a UNIRIO em contexto |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinheiro, Diógenes |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Eliane Ribeiro |
|
dc.contributor.referee |
Heringer, Rosana Rodrigues |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Access Policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Higher education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Freshmen |
pt_BR |
dc.subject.en |
socioeconomic and cultural characteristics |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In the last times, the university has been field of study, especially in issues related to democratization and expansion, to affirmative action policies, to selective process of entrance. Added to this the concern about the undergraduate, which have been diversifying and expanding with the implementation of public policies. The work is about higher education and its large field of research access policies, focusing on the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO). The research aims to identify what is the profile of the students who join UNIRIO, identify their socioeconomic and cultural characteristics, in addition to mapping the main challenges they face when they can access higher education through the application of socioeconomic and cultural questionnaire, dialoguing with the context of public policies of access to higher education in Brazil. In addition to the survey and analysis of these data, a debate about the university in Brazil addressing the positioning of the State due to the demands of society and the struggle for education by social movements that pushed for the democratization of this type of education was held. And in order to give a new look to the implementation of public policies in the field of higher education and the democratization of this modality of education, we sought the participation of managers that through interviews pinpointed the challenges that management faces in implementation of these policies. The research and conclusions presented are intended to be a contribution to new policies for admission to think, to know the public who is entering the UNIRIO, how the university should prepare to receive them and what are the biggest challenges facing freshmen in higher education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nos últimos tempos, a universidade vem sendo campo de estudo, principalmente nas questões relativas à democratização e expansão, às políticas de ação afirmativa, ao processo seletivo de ingresso. Soma-se a isso o interesse em conhecer o estudante universitário, que vêm se diversificando e ampliando com a implantação de políticas públicas. O trabalho se volta para o ensino superior e tem como grande campo de pesquisa as políticas de acesso, focalizando a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A pesquisa tem como objetivo identificar qual o perfil do aluno que ingressa na UNIRIO, identificar suas características socioeconômicas e culturais, além de mapear os principais desafios que enfrentam quando conseguem acessar o ensino superior a partir da aplicação do questionário socioeconômico e cultural, dialogando com o contexto das políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil. Além do levantamento e análise desses dados, foi realizada uma discussão historiográfica sobre a universidade no Brasil abordando o posicionamento do Estado frente às demandas da sociedade e a luta por educação pelos movimentos sociais que pressionaram pela democratização desta modalidade de ensino. E com o intuito de dar um novo olhar para a implantação das políticas públicas no ensino superior e na democratização desta modalidade de ensino, buscou-se a participação dos gestores que por meio de entrevistas localizaram os desafios que a gestão enfrenta na implantação dessas políticas. A pesquisa e conclusões apresentadas pretendem ser uma contribuição para se pensar novas políticas de ingresso, para conhecer o público que está entrando na UNIRIO, como a universidade deve se preparar para recebê-los e quais os maiores desafios que enfrentam os ingressantes no ensino superior. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas de Acesso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ingressantes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Características socioeconômicas e culturais |
pt_BR |