dc.contributor.advisor |
Oliveira, Carmen Irene Correia de |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Raquel da Camara Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-06T23:54:00Z |
|
dc.date.available |
2018-06-06T23:54:00Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-22 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Raquel da Camara Gonçalves. Apropriação do patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial pelos mediadores das exposições. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11710 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/17. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Apropriação do patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial pelos mediadores das exposições |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Carmen Irene Correia de |
|
dc.contributor.referee |
Sousa, Guaracira Gouvêa de |
|
dc.contributor.referee |
Paixão, Lea Pinheiro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mediation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural appropriation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Non-academic education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The work deals with the non-academic but nonetheless educational process related to the intellectual appropriation of the Imperial Palace Cultural Center, from a historical and architectonic perspective down to the cultural and artistic aspects of its building and exhibited assets. The analysis focuses on the interaction between the Center's exhibition mediators, or guides, and the public visiting the exhibition. In a wider scale, this dissertation examines the processes of appropriation of cultural heritage in non-academic spaces such as museums and cultural centers, considering the educational potential of such spaces. Through reference to relevant historical texts, theoretical frameworks such as Bourdieu's sociological considerations and Latin American Cultural Studies, as well as the analysis of the guides' own written accounts of their interactions with the public, the present work covers the Imperial Palace's shifting function throughout History; integrates this History with its current educational and cultural role and ambition; and finally, attempts to understand the guides' mediation work through the perspectives of Information Sciences and Archiving. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O trabalho trata do processo educativo não escolar relativo à apropriação do patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial, na perspectiva da relação estabelecida entre os mediadores e o público visitante das exposições. Portanto, busca-se problematizar os processos de apropriação do patrimônio cultural em espaços não escolares, considerando o potencial educativo de tais espaços, especificamente museus e centros culturais. A investigação tem abordagem metodológica de análise documental e qualitativa com o enfoque na apropriação, por parte dos mediadores vinculados ao setor educativo da instituição cultural pesquisada, a partir dos relatos escritos desses sujeitos. Apresenta-se, num primeiro momento, o Paço Imperial em termos de sua trajetória e função; em seguida, traz-se a reflexão educacional e cultural a partir do aprofundamento teórico da sociologia de Bourdieu e dos autores latino-americanos dos Estudos Culturais; e, por fim, adentra-se no campo da mediação na perspectiva da ciência da informação e análise dos registros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mediação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Apropriação cultural |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação não escolar |
pt_BR |