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O axé da Portela voltou : atualização de memórias e tradições no GRES Portela (2013-2015)

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dc.contributor.advisor Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.author Oliveira, Laís Vianna de
dc.date.accessioned 2018-06-06T23:59:23Z
dc.date.available 2015
dc.date.available 2018-06-06T23:59:23Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Laís Vianna de. O axé da Portela voltou: atualização de memórias e tradições no GRES Portela. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11711
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/25. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O axé da Portela voltou : atualização de memórias e tradições no GRES Portela (2013-2015) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.referee Gondar, Josaida de Oliveira
dc.contributor.referee Amaral, Adriana Facina Gurgel do
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Social Memory pt_BR
dc.subject.en Tradition pt_BR
dc.subject.en Identity pt_BR
dc.subject.en Samba Schools pt_BR
dc.description.abstracten This paper instates the studies of the Carnival Schools from Rio de Janeiro under an interdisciplinary perspective inserted in the field of Social Memory and based on an interactional discursive approach. In addition, we assume that the preparation for the Carnival parade is a ritual process that helps us understand our city, its tensions and conflicts, as it involves social difference and it promotes cultural interaction among various social segments (CAVALCANTI, 1999; 2008). In May, 2013, the election of a new administration at GRES Portela was a milestone for this Carnival School. The matter of tradition had a strong appeal during and after the campaign, making evident a dispute of meaning and its ethical and political implications. This paper’s aim is the analysis the way that the meanings of tradition are constructed at Portela, observing its components, mostly in the context of the transition into a new management. This qualitative study was carried based on a corpus composed of data of various natures, such as: field notes, interviews, newspaper and magazine articles, articles from Carnival focused websites and social networks publications. Based on Thompson (1998), Barth (2000) and Hall’s (2003) cultural studies I understand that tradition is not an impervious matter. In spite of being frequently related to repetition, permanence and forms of the past, it is also subject to political disputes. The elements of tradition are negotiated and reorganized; they can be articulated into different practices, or may even acquire new meanings. By understanding memory as a creational mechanism in which the past is evoked and recreated in the present, seeking what is wanted for a future (GONDAR, 2005), Social Memory can be observed acting in the construction of meanings attributed to the tradition of Portela. By selecting what should be remembered (or forgotten) as a traditional element, the people from Portela highlight what they want for the future. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação integra os estudos das Escolas de Samba do Rio de Janeiro sob uma perspectiva interdisciplinar inserida no campo de estudos da Memória Social com base em uma abordagem discursiva interacional. Além disso, partimos do pressuposto de que a preparação para o desfile carnavalesco é um processo ritual que nos ajuda a compreender nossa cidade, com suas tensões e conflitos, pois envolve a diferença social e promove a interação cultural de diversos segmentos sociais (CAVALCANTI, 1999; 2008). Em maio de 2013, a eleição de uma nova administração no GRES Portela foi um marco para a escola. A questão da tradição teve um forte apelo durante e após a campanha, deixando evidente uma disputa de sentidos e suas implicações éticas e políticas. O objetivo desta pesquisa é analisar como o sentido de tradição é construído na Portela pelos seus componentes, principalmente no contexto de transição para uma nova gestão. Este estudo de natureza qualitativa foi realizado com base em um corpus composto de dados de diversas naturezas, tais como: notas de campo, entrevistas, matérias de jornais e revistas, artigos de sites especializados em carnaval, e publicações de rede social. A partir dos estudos culturais de Thompson (1998), Barth (2000) e Hall (2003), compreendemos que a tradição não é algo estanque. Apesar de ser frequentemente relacionada com repetição, permanência e formas do passado, ela também está sujeita às disputas políticas. Os elementos da tradição são negociados e reorganizados podendo se articular a práticas diferentes, ou mesmo adquirir significados novos. Compreendendo a memória como um mecanismo de criação, no qual o passado é evocado e recriado no presente buscando o que se quer para um futuro (GONDAR, 2005), podemos perceber a atuação da Memória Social na construção de sentidos atribuídos à tradição portelense. Ao selecionar o que deve ver lembrado (ou esquecido) como elemento tradicional, os portelenses evidenciam o que desejam para o futuro. pt_BR
dc.subject.pt Memória Social pt_BR
dc.subject.pt Tradição pt_BR
dc.subject.pt Identidade pt_BR
dc.subject.pt Escola de Samba pt_BR


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