dc.contributor.advisor |
Ferreira, Simone Bacellar Leal |
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dc.contributor.author |
López, Marco Antônio Currais |
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dc.date.accessioned |
2018-06-07T18:45:14Z |
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dc.date.available |
2018-06-07T18:45:14Z |
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dc.date.issued |
2016-06-10 |
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dc.identifier.citation |
LÓPEZ, Marco Antônio Currais. Recomendações para desenvolvimento de interfaces para aplicações em tablet com ênfase em crianças com autismo. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11730 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2016/06. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Recomendações para desenvolvimento de interfaces para aplicações em tablet com ênfase em crianças com autismo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ferreira, Simone Bacellar Leal |
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dc.contributor.referee |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
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dc.contributor.referee |
Leite, Júlio César Sampaio do Prado |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Accessibility |
pt_BR |
dc.subject.en |
Games |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mobile |
pt_BR |
dc.subject.en |
Autism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The use of technology has created new opportunities for interaction and communication,
helping in many areas, among the education. Because autism usually havedifficulties in
some areas of development, such ascommunication, social interaction, learning and
adaptability, the technology can be used to support its activities. This work aims to
develop a game for tablet and to identify the barriers faced by those users that hinder the
understanding of the content of an application with an emphasis on logic, coordination,
creativity, reasoning and development capabilities to solve problems.The conducted
study involved the participation of an institute of support, with an expert to support in
matters related to autism. Also, included conducting accessibility assessments with the
participation of children, aged 4 and 8 years old, with autism levels 2 and 3. The
developed software and the practical results have been described in this work. In this
context, from the observations of these users were generated recommendations that can
contribute to buildinterfaces with emphasis on this type of user group. These
recommendations can guide developers and designers about the importance of using
them to create more accessible interfaces according to the needs of autistic public,
making interaction with the product and the experience less traumatic user. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O uso da tecnologia tem originado novas oportunidades de interação e comunicação,
ajudando em diversas áreas, dentre elas a de educação. Como os autistas geralmente
apresentam dificuldades em algumas áreas do desenvolvimento, como: comunicação,
interação social, aprendizado e capacidade de adaptação, a tecnologia pode ser usada
como apoio às suas atividades.Esse trabalho tem como objetivodesenvolver um jogo
para tablet e identificar as barreiras encontradas por esses usuários que dificultam a
compreensão do conteúdo de um aplicativo com ênfase na lógica, coordenação,
criatividade, raciocínio e no desenvolvimento de capacidades para resolução de
problemas.O estudo realizado envolveu a participação de um instituto de apoio, com
uma especialista para apoiarnos assuntos relacionados ao autismo. Além disso, contou
com a realização de avaliações de acessibilidade com a participação de crianças, com
idades entre 4 e 8 anos, com autismo nível 2 e 3.O software elaborado e os resultados
práticos foram descritos neste trabalho.Dentro desse contexto, a partir das observações
desses usuários foram geradas recomendações que podem contribuir para a construção
de interfaces com ênfase nesse tipo de grupo de usuários.Essas recomendações podem
orientar desenvolvedores e designers sobre a importância de utilizá-las na criação de
interfaces mais acessíveis de acordo com as necessidades do público autista, tornando a
interação com o produto e a experiência do usuário menos traumática. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tecnologias móveis |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autismo |
pt_BR |