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Recomendações para desenvolvimento de interfaces para aplicações em tablet com ênfase em crianças com autismo

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dc.contributor.advisor Ferreira, Simone Bacellar Leal
dc.contributor.author López, Marco Antônio Currais
dc.date.accessioned 2018-06-07T18:45:14Z
dc.date.available 2018-06-07T18:45:14Z
dc.date.issued 2016-06-10
dc.identifier.citation LÓPEZ, Marco Antônio Currais. Recomendações para desenvolvimento de interfaces para aplicações em tablet com ênfase em crianças com autismo. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11730
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2016/06. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Recomendações para desenvolvimento de interfaces para aplicações em tablet com ênfase em crianças com autismo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ferreira, Simone Bacellar Leal
dc.contributor.referee Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.contributor.referee Leite, Júlio César Sampaio do Prado
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Accessibility pt_BR
dc.subject.en Games pt_BR
dc.subject.en Mobile pt_BR
dc.subject.en Autism pt_BR
dc.description.abstracten The use of technology has created new opportunities for interaction and communication, helping in many areas, among the education. Because autism usually havedifficulties in some areas of development, such ascommunication, social interaction, learning and adaptability, the technology can be used to support its activities. This work aims to develop a game for tablet and to identify the barriers faced by those users that hinder the understanding of the content of an application with an emphasis on logic, coordination, creativity, reasoning and development capabilities to solve problems.The conducted study involved the participation of an institute of support, with an expert to support in matters related to autism. Also, included conducting accessibility assessments with the participation of children, aged 4 and 8 years old, with autism levels 2 and 3. The developed software and the practical results have been described in this work. In this context, from the observations of these users were generated recommendations that can contribute to buildinterfaces with emphasis on this type of user group. These recommendations can guide developers and designers about the importance of using them to create more accessible interfaces according to the needs of autistic public, making interaction with the product and the experience less traumatic user. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O uso da tecnologia tem originado novas oportunidades de interação e comunicação, ajudando em diversas áreas, dentre elas a de educação. Como os autistas geralmente apresentam dificuldades em algumas áreas do desenvolvimento, como: comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação, a tecnologia pode ser usada como apoio às suas atividades.Esse trabalho tem como objetivodesenvolver um jogo para tablet e identificar as barreiras encontradas por esses usuários que dificultam a compreensão do conteúdo de um aplicativo com ênfase na lógica, coordenação, criatividade, raciocínio e no desenvolvimento de capacidades para resolução de problemas.O estudo realizado envolveu a participação de um instituto de apoio, com uma especialista para apoiarnos assuntos relacionados ao autismo. Além disso, contou com a realização de avaliações de acessibilidade com a participação de crianças, com idades entre 4 e 8 anos, com autismo nível 2 e 3.O software elaborado e os resultados práticos foram descritos neste trabalho.Dentro desse contexto, a partir das observações desses usuários foram geradas recomendações que podem contribuir para a construção de interfaces com ênfase nesse tipo de grupo de usuários.Essas recomendações podem orientar desenvolvedores e designers sobre a importância de utilizá-las na criação de interfaces mais acessíveis de acordo com as necessidades do público autista, tornando a interação com o produto e a experiência do usuário menos traumática. pt_BR
dc.subject.pt Acessibilidade pt_BR
dc.subject.pt Jogos pt_BR
dc.subject.pt Tecnologias móveis pt_BR
dc.subject.pt Autismo pt_BR


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