dc.contributor.advisor |
Araujo, Renata Mendes de |
|
dc.contributor.author |
Sell, Matheus Masseron |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-08T18:25:58Z |
|
dc.date.available |
2018-06-08T18:25:58Z |
|
dc.date.issued |
2016-09-13 |
|
dc.identifier.citation |
SELL,Matheus Masseron. Regra Clara: uma proposta de design de artefato para compreensão de regras de negócio em processos de prestação de serviços públicos. 2016. xii; 97f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11741 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2016/05. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Regra clara: uma proposta de design de artefato para compreensão de regras de negócio em processos de prestação de serviços públicos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Araujo, Renata Mendes de |
|
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Fornazin, Marcelo |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Business Rules |
pt_BR |
dc.subject.en |
SBVR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Business Processes |
pt_BR |
dc.subject.en |
E-Democracy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Service provision to citizens is one of the main objectives of public organizations. In addition to an efficient service provision, public organizations are also encouraged to promote the disclosure of business processes information about their services. The efficiency of service provision involves the understanding of business processes also by the citizens, in particular regarding the rules of their execution. Business rules are elements in business process modeling that define constraints to the execution of business and organizational processes. For an efficient service provision, citizens need to understand the business rules and what the rules can restrict or allow in the execution of the processes they are interested in. This research proposes the construction of a computational artifact – Regra Clara - aiming to promote the comprehension of public service processes rules by the services users. The Regra Clara tool proposes the presentation of business rules based on declarative languages, in this case, an adaptation of the Semantics of Business Vocabulary and Rules (SBVR), for citizen understanding, discussion and sharing of experiences and information about the service among them. The research methodology used was Design Science Research, which promoted the design and evaluation of successive versions of the tool. The final Regra Clara tool evaluation was an experiment in order to compare citizens´ understanding about the business rules using the tool and using online hypertext usually provided in public services portals, in the context of a real public service process provided online. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Um dos principais objetivos das organizações públicas é a prestação de serviços para os cidadãos. Atualmente, além da oferta eficiente destes serviços, as organizações públicas são também estimuladas a promover a divulgação de informações sobre os processos referentes a esses serviços. A eficiência na oferta de serviços passa pela compreensão destes processos também por parte do cidadão, em particular a respeito das regras de sua execução. Regras de negócio são elementos da modelagem e gestão de processos que definem restrições para a execução de processos de negócios e processos organizacionais. Para a prestação eficiente de serviços, cidadãos precisam compreender as regras de negócio e no que elas podem restringir ou permitir na execução dos processos de seu interesse. Este pesquisa propõe a construção de um artefato computacional - Regra Clara - voltado a facilitar a compreensão de regras de negócio de processos de prestação de serviços públicos aos usuários destes serviços. O artefato Regra Clara propõe a apresentação de regras de negócio com base em linguagens declarativas, no caso uma adaptação da Semantics of Business Vocabulary and Rules (SBVR) para entendimento dos cidadãos e a possibilidade de discussão e compartilhamento de experiências e informações sobre o serviço entre os cidadãos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Design Science Research, que promoveu o design e avaliação de versões sucessivas do sistema. A avaliação final do artefato Regra Clara compreendeu um experimento com o propósito de comparar a compreensão dos cidadãos a respeito das regras de negócio com o uso do artefato e com o uso de hipertextos online usualmente encontrados nos portais de prestação de serviços públicos, no contexto de um processo real de prestação de serviço público ofertado online. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Regras de Negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
SBVR |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processos de Negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Democracia Eletrônica |
pt_BR |