dc.contributor.advisor |
Santoro, Flávia Maria |
|
dc.contributor.author |
Confort, Valdemar Tadeu Figueira |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-08T18:59:35Z |
|
dc.date.available |
2018-06-08T18:59:35Z |
|
dc.date.issued |
2016-02-04 |
|
dc.identifier.citation |
CONFORT, Valdemar Tadeu Figueira. The BPM issues in brazilian perspective. 2016. xiii;135f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11744 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2016/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
English |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
The BPM issues in brazilian perspective |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Santoro, Flávia Maria |
|
dc.contributor.referee |
Cappelli, Claudia |
|
dc.contributor.referee |
Thom, Lucinéia Heloísa |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Business Process Management |
pt_BR |
dc.subject.en |
State-of-art |
pt_BR |
dc.subject.en |
State-of-practice |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Business Process Management (BPM) is a discipline that leads with business
process done in the organization, from their identification to their continuous improvement,
to achieve consistent results aligned with organization´s goals. The BPM combines
knowledge of information technology and management sciences and applies them
in business processes that lead to results that is a value for at least one client. In the academic
field, research has resulted in a large amount of methods, techniques and tools to
support the development, deployment, management and analysis of operational business
processes. On the practice field, BPM interest to various groups in an organization,
from people responsible for the company to process participants that perform their activities
on a daily basis.
This mutual interest in BPM by researchers and professionals who agree that
there is an increase in complexity and scope of processes in organizations, gives rise to
the need for knowledge of the current state of the art and practice from a Brazilian perspective.
There are a few internationally research that perform a consolidated analysis
of the state-of-art, either from the state-of-practice in BPM. At the best knowledge,
however, no work performs an analysis or even a proposal to research the state-of-art or
state-of-practice of BPM under Brazilian perspective.
Thus, following in the footsteps of some internationally relevant research that
contributed to condense the evolution of knowledge in the BPM area in the state of the
art and the state of practice, this research develops a multi-methodological approach in
order to assess the current state of the art and practice of BPM from a Brazilian perspective.
In addition of presenting the results of the evaluation of the state of the art and
the state of the practice in BPM under the Brazilian perspective, this research also contributes
by the development and presentation of a methodology that can be conducted
for future researches, and new comparable evaluations can be made. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Gestão de Processos de Negócio (BPM) é uma disciplina que lida com os processos
de negócio de uma organização, da identificação deles até a sua melhoria contínua,
para alcançar resultados consistentes, alinhados com os objetivos da organização.
BPM combina conhecimentos da tecnologia da informação e das ciências da administração
e as aplica em processos de negócios que levam, por sua vez, a um resultado que
é um valor para pelo menos um cliente. No campo acadêmico, a pesquisa nesta área
resultou numa ampla quantidade de métodos, técnicas e ferramentas para apoiar o desenvolvimento,
implantação, gerenciamento e análise de processos de negócios operacionais.
No campo da prática, a BPM interessa a diversos grupos numa organização, desde
pessoas responsáveis pela empresa até os participantes do processo que executam
suas atividades no dia a dia.
Esse interesse mútuo em BPM por pesquisadores e profissionais, que concordam
que há um aumento de complexidade e de escopo dos processos nas organizações, enseja
a necessidade do conhecimento do estado atual da arte e da prática na perspectiva
brasileira. Existem alguns poucos trabalhos em nível internacional que realizam essa
análise consolidada seja do estado da arte, seja do estado da prática em BPM. Até onde
foi pesquisado, nenhum trabalho, no entanto, realiza uma análise ou sequer uma proposta
do estado da arte ou da prática em BPM sob a perspectiva brasileira.
Assim, seguindo os passos de algumas pesquisas internacionalmente relevantes
que contribuíram para condensar a evolução do conhecimento na área de BPM no estado
da arte e no estado da prática, a presente pesquisa desenvolve uma metodologia de
múltipla abordagem com o objetivo de avaliar o atual estado da arte e da prática em
BPM no Brasil.
Além de apresentar os resultados dessa avaliação do estado da arte e da prática
em BPM sob a perspectiva brasileira, esta pesquisa contribui também com o desenvolvimento
e apresentação de uma metodologia para que futuras pesquisas possam ser realizadas
e novas avaliações possam ser feitas tanto em relação ao estado da arte quanto
ao estado da prática. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão de Processos de Negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estado da arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estado da prática |
pt_BR |