dc.contributor.advisor |
Santos, Paulo Roberto Elian dos |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Leandro Pinheiro de |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-11T19:44:37Z |
|
dc.date.available |
2018-06-11T19:44:37Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Leandro Pinheiro de. Diagnóstico dos serviços arquivísticos do Poder Executivo do município de Duque de Caxias. 2015. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11749 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPGA 2015/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Diagnóstico dos serviços arquivísticos do Poder Executivo do município de Duque de Caxias |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Indolfo, Ana Celeste |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Paulo Roberto Elian dos |
|
dc.contributor.referee |
Indolfo, Ana Celeste |
|
dc.contributor.referee |
Mendonça, Paulo Knauss de |
|
dc.contributor.referee |
Rodrigues, Ana Célia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARQUIVOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Diagnosis of archival situation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Archives services |
pt_BR |
dc.subject.en |
Archival institution |
pt_BR |
dc.subject.en |
Records management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Municipal public administration |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims to identify and analyze the records management procedures performed by archives services existing in the structure of the Executive Branch of the municipality of Duque de Caxias through the development of a diagnosis of archival situation.To that end, it was necessary to represent the structure of the executive branch of the municipality, and, from it, identify and map the archives services existing and records management and the procedures developed by them. If approached the characteristics of public administration in Brazil, specifying in the municipal government; and, based on Archival Science, the functions of the archives institutions, of the archives services and archives public policies for the achievement of records management. Regarding the empirical field research, was characterized the importance exercised by the Duque de Caxias municipality as member of the Baixada Fluminense region. From the data collection procedures, of the use of qualitative approach and of the comparative method is performed the analysis of the collected data in order to demonstrate the similarities and differences between the characteristics of the selected archives services for the study, as well as between procedures of records management operationalized. In the search results, presented the characteristics of archival services and records management procedures carried out by them, and characterized the procedures adequately developed and which are not. The conclusion exposes the need to restructure the archival services, and to develop records management programs in the municipal government of Duque de Caxias. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetiva identificar e analisar os procedimentos de gestão de documentos realizados pelos serviços arquivísticos existentes na estrutura do Poder Executivo do município de Duque de Caxias, por meio da elaboração de um diagnóstico da situação arquivística. Para tanto, foi necessário representar a estrutura do Poder Executivo do município, e, a partir dela, identificar e mapear os serviços arquivísticos, e os procedimentos de gestão de documentos por eles desenvolvidos. Abordou-se as características da administração pública no Brasil, delimitando-se na administração pública municipal; e, com base na Arquivologia, as funções das instituições arquivísticas, dos serviços arquivísticos e das políticas públicas arquivísticas para a consecução da gestão de documentos. No tocante ao campo empírico da pesquisa, caracterizou-se a relevância exercida pelo município de Duque de Caxias como integrante da região da Baixada Fluminense. A partir dos procedimentos de coleta de dados, da utilização da abordagem qualitativa e do método comparativo, realiza-se a análise dos dados coletados, de maneira a demonstrar as similitudes e diferenças entre as características dos serviços arquivísticos selecionados para estudo, assim como dos procedimentos de gestão de documentos por eles operacionalizados. Como resultados da pesquisa, apresentou-se as características dos serviços arquivísticos e dos seus procedimentos de gestão de documentos, e caracterizou-se os procedimentos desenvolvidos adequadamente e os que não são. A conclusão expõe a necessidade de se reestruturar os serviços arquivísticos, e de se desenvolver programas de gestão de documentos na administração pública municipal de Duque de Caxias. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Diagnóstico de situação arquivística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Serviços arquivísticos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instituição arquivística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão de documentos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Administração pública municipal |
pt_BR |