dc.contributor.advisor |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.author |
Magno, Marluce Reis |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-12T23:11:54Z |
|
dc.date.available |
2018-06-12T23:11:54Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-09 |
|
dc.identifier.citation |
MAGNO, Marluce Reis. Culturas populares, políticas públicas e patrimonialização: (des)encontros na Folia de Reis de Valença. 2016. 168 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11757 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/14. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Culturas populares, políticas públicas e patrimonialização : (des)encontros na Folia de Reis de Valença, Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.referee |
Bitter, Daniel |
|
dc.contributor.referee |
Chuva, Marcia Regina Romeiro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Cultures |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Folia de Reis |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The implementation of the National Culture System, incorporated into the Constitution in 2012, and the National Culture Plan (2010) was a reformulation of cultural policies through a State action, with the stimulation of broad participation of society, turning to the democratization of access and cultural production. It follows the commitment of the international community to safeguard, valorization and promotion of cultural diversity. Popular cultures grow under the focus of public policies. Mechanisms are made available to allow access to public funding, but holders of traditional knowledge need to adapt to the bureaucratic demands and universalist logic in which these mechanisms operate. The same goes with the heritage processes. Considering this scenario, this research analyzes the relationship between traditional groups and the State, noting agreements and disagreements, both at the local and state/federal levels, and possible impacts in the construction of social memory and of identity of these groups.The case study focus on the Folia de Reis de Valença, city that hosts twenty-one Folia groups in activity, which are organized into a dynamic Association. Its current president is a mestre-folião who, with the help of mediators, has been engaged in a learning process of state bureaucratic demands, becoming, himself, a mediator. His trajectory is here studied, with attention to the impact of this new status in relation to his peers and the local government agents. The Association, in partnership with the Town Hall, is the organizer of Encontro de Folias which for forty-five years gather local groups, operating as a moment of strengthening social relations between groups and between these and the Valencian population. The dynamics of this event and the negotiations between agents, which precede its realization, are also targeted. The Folia de Reis is a popular culture alive in almost all municipalities in the state of Rio de Janeiro. It is under an Inventory process aiming Registration as Cultural Heritage of Brazil by IPHAN, with the name of Folias de Reis Fluminenses. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A implantação do Sistema Nacional de Cultura, incorporado à Constituição em 2012, e do Plano Nacional de Cultura (2010) resultou da reformulação de políticas culturais por meio de uma ação do Estado, com estimulo à ampla participação da sociedade, voltando-se para a democratização do acesso e da produção cultural. Alinha-se ao compromisso da comunidade internacional (UNESCO) para salvaguarda, valorização e fomento da diversidade cultural. Cresce a centralidade das culturas populares no foco das políticas públicas. Mecanismos de acesso a recursos públicos são disponibilizados, mas os detentores de saberes tradicionais precisam se adequar as demandas burocráticas e lógica universalista em que esses mecanismos operam. O mesmo acontece com os processos de patrimonialização. Considerando o momento conjuntural, esta pesquisa analisa a relação que se estabelece entre os grupos tradicionais e o Estado, buscando refletir quanto à ressonância das políticas públicas junto aos agentes, a nível local, atentando para possíveis impactos na construção e atualização da memória social e da identidade desses grupos. O caso em estudo centra-se na Folia de Reis de Valença, município que sedia vinte e um grupos de Folia em atividade, que estão organizados em uma dinâmica Associação. Seu atual presidente é um mestre-folião que, com a ajuda de mediadores, se engajou em processo de aprendizagem das demandas burocráticas estatais, tornando-se, ele próprio, um mediador. Essa trajetória é aqui estudada com atenção aos impactos desse novo status em relação aos seus pares e ao poder local instituído. A Associação, em parceria com a Prefeitura, é a organizadora do Encontro de Folias que há quarenta e cinco anos reúne os grupos locais, funcionando como momento de fortalecimento das relações sociais entre os grupos e entre esses e a população valenciana. A dinâmica desse evento e as negociações entre os agentes, que precedem sua realização, também são focalizadas. A Folia de Reis está presente em quase todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro, e encontra-se em processo de Inventário visando possível Registro como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN, sob a denominação de Folias de Reis Fluminenses. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Culturas Populares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Folia de Reis |
pt_BR |