dc.contributor.advisor |
Machado, Leonardo Ramos Munk |
|
dc.contributor.author |
Arendt, Iara Machado |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-12T23:16:07Z |
|
dc.date.available |
2018-06-12T23:16:07Z |
|
dc.date.issued |
2016-06-10 |
|
dc.identifier.citation |
ARENDT, Iara Machado. Da memória do cinema novo à criação de uma identidade cinematográfica brasileira. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11758 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/17. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Da memória do cinema novo à criação de uma identidade cinematográfica brasileira |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Leonardo Ramos Munk |
|
dc.contributor.referee |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.referee |
Enne, Ana Lúcia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cinema Novo |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian contemporary cinema |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation intends to analyze how to develop the presence of Cinema Novo in building a Brazilian film identity understanding it and its echoes from an analysis of its political, economic and aesthetic context that sought its own and Brazilian film representation intending to combine ethics and aesthetic, producing a Brazilian film in which themes and plots belonging to the cultural, social, economic and political were priority, with an innovative proposal to break with the hegemonic molds to make films so far, showing the contrasts of society, reality traits Brazilian who wanted to discuss, point and somehow transform, identifying what remained of the proposed movement to the Brazilian contemporary cinema. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Pretende-se analisar como se desenvolve a presença do Cinema Novo na construção de uma identidade cinematográfica brasileira entendendo o mesmo e seus ecos a partir de uma análise de seu contexto político, econômico e estético que buscava uma representação cinematográfica própria e brasileira aliando ética e estética, produzindo um cinema brasileiro em que temas e tramas pertencentes à realidade cultural, social, econômica e política eram prioridade, com uma proposta inovadora que quebrava com os moldes hegemônicos de se fazer cinema até então, mostrando os contrastes da sociedade, traços da realidade brasileira que queriam discutir, apontar e de alguma maneira transformar, identificando o que permaneceu da proposta do movimento para o cinema brasileiro contemporâneo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema Novo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema Brasileiro Contemporâneo |
pt_BR |