DSpace Repository

Educação patrimonial: o papel social do Arquivo Nacional

Show simple item record

dc.contributor.advisor Turin, Rodrigo
dc.contributor.author Pereira, Railane Antunes
dc.date.accessioned 2018-06-13T19:30:03Z
dc.date.available 2018-06-13T19:30:03Z
dc.date.issued 2016-10-05
dc.identifier.citation PEREIRA, Railane Antunes. Educação patrimonial: o papel social do Arquivo Nacional. 2016. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11769
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPHis 2016/04. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Educação patrimonial: o papel social do Arquivo Nacional pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Turin, Rodrigo
dc.contributor.referee Assis, João Marcus Figueiredo
dc.contributor.referee Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Heritage Education pt_BR
dc.subject.en Archives pt_BR
dc.subject.en Documentary Heritage pt_BR
dc.description.abstracten The present work deals with the importance of the approximation of archival institutions with the school community, by encouraging heritage education. Brings the relevance of that relationship as a way to promote memory and culture, preservation of collections and support tool for teaching and learning process. Approach the debate on memory, history and herigate to support the social role that the archive plays. As analysis agent, the Nacional Archives was chosen, for play a significant political role, in the actions focusing the archives. Besides pedagogical activity application in the National Archives, to assess the possibilities and obstacles encountered in school interaction and file, it was made a survey of diffusion actions promoted by this institution, to understand the scope of its actions. The results show a great distance this institution with the public school, but also highlights the benefits for both, education and archive, when both work together. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho trata a importância da aproximação de instituições de arquivo com a comunidade escolar, através do incentivo a Educação Patrimonial. Traz a relevância dessa relação como forma de fomento a memória e cultura, preservação dos acervos e ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Aproximo o debate sobre memória, história e patrimônio para fundamentar o papel social que o arquivo desempenha. Como objeto de análise, foi escolhido o Arquivo Nacional, por desempenhar papel político significativo, nas ações voltadas para os arquivos. Além de aplicação de atividade pedagógica no Arquivo Nacional, para aferir as possibilidades e obstáculos encontrados na interação escola e arquivo, foi feito levantamento das ações de difusão promovidas por este órgão, para compreender a abrangência de suas ações. Os resultados obtidos apontam um grande distanciamento dessa instituição com o público escolar, mas também destaca os benefícios tanto para a educação quanto para o arquivo, quando ambos trabalham juntos. pt_BR
dc.subject.pt Educação Patrimonial pt_BR
dc.subject.pt Arquivo pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio Documental pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|