dc.contributor.advisor |
Grinberg, Keila |
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dc.contributor.author |
Lemos, Cristiane Alves de |
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dc.date.accessioned |
2018-06-13T19:30:11Z |
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dc.date.available |
2018-06-13T19:30:11Z |
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dc.date.issued |
2016-09-26 |
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dc.identifier.citation |
LEMOS, Cristiane Alves de. Tecendo caminhos para a aplicação da Lei 10.639/03: um relato de experiência em turmas de 3º ano da rede pública. 2016.126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11770 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPHis 2016/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Tecendo caminhos para a aplicação da lei 10.639/03 : um relato de experiência em turmas de 3º ano da rede pública |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Grinberg, Keila |
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dc.contributor.referee |
Souza, Mônica Lima e |
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dc.contributor.referee |
Mello, Juçara da Silva de |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Law |
pt_BR |
dc.subject.en |
Racism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sources |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interculturalismo |
pt_BR |
dc.subject.en |
Society |
pt_BR |
dc.subject.en |
Culture |
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dc.subject.en |
Struggles |
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dc.description.abstracten |
The work intents to report a pedagogical experience, according to the law 10.639/2003 in high scholl classes of public network about racial ethnic education. The experience reports realized activities with students through the use of different sources related to construction of racism and, at the same time looking to visualize actions of black social movements in the struggle process to fight social inequalities. The proposed activities, contributed to reflection of the students on the issues surrounding racism in the present time through the mobilization of the past starting from the study of different sources used in this proposal of work. The work also presents discussions about the history curriculum and the implantation difficulties of the law 10.639/2003 and presents the possibility to build a curriculum driven by interculturalism perspective as a way to visualize the contribution of different cultures in society |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
O trabalho pretende relatar uma experiência pedagógica, em consonância com a Lei nº 10.639/2003, em turmas de ensino médio, da rede pública, sobre educação étnico-racial. A experiência relata atividades realizadas com os alunos com o uso de diferentes fontes relacionadas à construção do racismo e, ao mesmo tempo, procura visibilizar ações, dos movimentos sociais negros, no processo de luta para combater as desigualdades sociais. As atividades propostas contribuíram para a reflexão dos alunos sobre as questões que envolvem o racismo no tempo presente, pela mobilização do passado, a partir do estudo de diferentes referenciais. O trabalho ainda apresenta discussões sobre o currículo de história e as dificuldades de implantação da Lei nº 10.639/2003 e apresenta a possibilidade se construir um currículo orientado pela perspectiva do interculturalismo como forma de visibilizar a contribuição das diferentes culturas existentes na sociedade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lei |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fontes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interculturalismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sociedade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Culturas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lutas |
pt_BR |