DSpace Repository

Memória da resistência à Ditadura Militar Brasileira : guia para utilização de filmes em sala de aula

Show simple item record

dc.contributor.advisor Caldas, Pedro Spinola Pereira
dc.contributor.author Queiroz, Deborah Silva de
dc.date.accessioned 2018-06-13T19:59:24Z
dc.date.available 2018-06-13T19:59:24Z
dc.date.issued 2016-08-30
dc.identifier.citation QUEIROZ, Deborah Silva de. Memória da resistência à Ditadura Militar Brasileira: guia para utilização de filmes em sala de aula. 2016. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016, pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11772
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPHis 2016/01. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Memória da resistência à Ditadura Militar Brasileira : guia para utilização de filmes em sala de aula pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Caldas, Pedro Spinola Pereira
dc.contributor.referee Pires, Maria da Conceição Francisca
dc.contributor.referee Carvalho, Alessandra
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem como finalidade desenvolver uma pesquisa sobre a memória da resistência à ditadura militar brasileira, apontar, analisar e ressaltar as "representações cristalizadas", não só na historiografia, como na memória social (no cinema inclusive), e no ensino de história. Essa pesquisa busca a conformação de um material de reflexão para a utilização fílmica em sala de aula, por professores do Ensino Médio. Nesse sentido, analisa alguns "lugares comuns", que são estratégias para sublimar a luta dos vencidos; das reivindicações populares e democráticas anteriores ao golpe. O mote de análise é a identificação das "representações cristalizadas", que são as representações que acabaram conformando a memória social e/ou coletiva, bem como aquelas que sedimentaram no discurso hegemônico dos vencedores. Essas questões são tratadas quando se apresenta as disputas de memória na historiografia pertinente aos estudos sobre a ditadura militar, nos filmes analisados, bem como na Comissão Nacional da Verdade (CNV). Como "produto final", um guia para a utilização fílmica em sala de aula de documentários pertinentes ao tema. pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Ensino de história pt_BR
dc.subject.pt Ditadura pt_BR
dc.subject.pt Filmes pt_BR
dc.subject.pt Sala pt_BR
dc.subject.pt Aula pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|