dc.contributor.advisor |
Caldas, Pedro Spinola Pereira |
|
dc.contributor.author |
Queiroz, Deborah Silva de |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-13T19:59:24Z |
|
dc.date.available |
2018-06-13T19:59:24Z |
|
dc.date.issued |
2016-08-30 |
|
dc.identifier.citation |
QUEIROZ, Deborah Silva de. Memória da resistência à Ditadura Militar Brasileira: guia para utilização de filmes em sala de aula. 2016. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016, |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11772 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPHis 2016/01. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Memória da resistência à Ditadura Militar Brasileira : guia para utilização de filmes em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Caldas, Pedro Spinola Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Pires, Maria da Conceição Francisca |
|
dc.contributor.referee |
Carvalho, Alessandra |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem como finalidade desenvolver uma pesquisa sobre a memória da resistência à ditadura militar brasileira, apontar, analisar e ressaltar as "representações cristalizadas", não só na historiografia, como na memória social (no cinema inclusive), e no ensino de história. Essa pesquisa busca a conformação de um material de reflexão para a utilização fílmica em sala de aula, por professores do Ensino Médio. Nesse sentido, analisa alguns "lugares comuns", que são estratégias para sublimar a luta dos vencidos; das reivindicações populares e democráticas anteriores ao golpe. O mote de análise é a identificação das "representações cristalizadas", que são as representações que acabaram conformando a memória social e/ou coletiva, bem como aquelas que sedimentaram no discurso hegemônico dos vencedores. Essas questões são tratadas quando se apresenta as disputas de memória na historiografia pertinente aos estudos sobre a ditadura militar, nos filmes analisados, bem como na Comissão Nacional da Verdade (CNV). Como "produto final", um guia para a utilização fílmica em sala de aula de documentários pertinentes ao tema. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ditadura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Filmes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sala |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aula |
pt_BR |