DSpace Repository

Heródoto no Ensino Médio : uma experiência

Show simple item record

dc.contributor.advisor Marques, Juliana Bastos
dc.contributor.author Oliveira, Mauro Carvalho Brum de
dc.date.accessioned 2018-06-13T19:59:36Z
dc.date.available 2018-06-13T19:59:36Z
dc.date.issued 2016-12-09
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Mauro Carvalho Brum de. Heródoto no Ensino Médio: uma experiência. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11774
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPHis 2016/07. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Heródoto no Ensino Médio : uma experiência pt_BR
dc.title.alternative Herodotus in High School: an experience pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Marques, Juliana
dc.contributor.referee Ribeiro, Tatiana Oliveira
dc.contributor.referee Caldas, Pedro Spinola Pereira
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History pt_BR
dc.subject.en Ancient History pt_BR
dc.subject.en Herodotus pt_BR
dc.subject.en High school pt_BR
dc.subject.en Theory of History pt_BR
dc.description.abstracten The current dissertation from a Professional Masters Program in History Teaching intends to analyze the results of an experience of the use of excerpts of Herodotus' Histories in order to reflect on the use of historiographic sources in the School classroom setting. A brief analysis of High School textbook shows an absence of this text, considered a founding text of the History studies, and leads to the need of discussing, even if superficialy, what this the study of history in order to clarify to the regular school students the inteligibility of the field of history. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História pretende analisar os resultados de uma experiência do uso de trechos da História de Heródoto para uma reflexão sobre o uso de fontes historiográficas em sala de aula de Ensino Médio. Uma breve análise de livros didáticos para esse segmento demonstra a ausência desse texto considerado fundador da disciplina História e aponta a necessidade de uma reflexão sobre a importância de se discutir, ainda que superficialmente, o que é o estudo da história para deixar claro aos alunos da escola regular a inteligibilidade do campo de estudo da história. pt_BR
dc.subject.pt História pt_BR
dc.subject.pt História Antiga pt_BR
dc.subject.pt Heródoto pt_BR
dc.subject.pt Ensino médio pt_BR
dc.subject.pt Teoria da História pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|