dc.contributor.advisor |
Marques, Juliana Bastos |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Mauro Carvalho Brum de |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-13T19:59:36Z |
|
dc.date.available |
2018-06-13T19:59:36Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-09 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Mauro Carvalho Brum de. Heródoto no Ensino Médio: uma experiência. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11774 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPHis 2016/07. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Heródoto no Ensino Médio : uma experiência |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Herodotus in High School: an experience |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Marques, Juliana |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Tatiana Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Caldas, Pedro Spinola Pereira |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ancient History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Herodotus |
pt_BR |
dc.subject.en |
High school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theory of History |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The current dissertation from a Professional Masters Program in History Teaching intends to analyze the results of an experience of the use of excerpts of Herodotus' Histories in order to reflect on the use of historiographic sources in the School classroom setting. A brief analysis of High School textbook shows an absence of this text, considered a founding text of the History studies, and leads to the need of discussing, even if superficialy, what this the study of history in order to clarify to the regular school students the inteligibility of the field of history. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História pretende analisar os resultados de uma experiência do uso de trechos da História de Heródoto para uma reflexão sobre o uso de fontes historiográficas em sala de aula de Ensino Médio. Uma breve análise de livros didáticos para esse segmento demonstra a ausência desse texto considerado fundador da disciplina História e aponta a necessidade de uma reflexão sobre a importância de se discutir, ainda que superficialmente, o que é o estudo da história para deixar claro aos alunos da escola regular a inteligibilidade do campo de estudo da história. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História Antiga |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Heródoto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria da História |
pt_BR |