DSpace Repository

A contemporaneidade dos povos indígenas em sala de aula

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pires, Maria Francisca Conceição
dc.contributor.author França, Flavio Antonio de Souza
dc.date.accessioned 2018-06-14T15:33:51Z
dc.date.available 2018-06-14T15:33:51Z
dc.date.issued 2016-08-30
dc.identifier.citation FRANÇA, Flavio Antonio de Souza. A contemporaneidade dos povos indígenas em sala de aula. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11776
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPHis 2016/05. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A contemporaneidade dos povos indígenas em sala de aula pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pires, Maria Francisca Conceição
dc.contributor.referee Fernandes, Eunícia Barros Barcelos
dc.contributor.referee Andrade, Everardo Paiva de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History teaching pt_BR
dc.subject.en Textbooks pt_BR
dc.subject.en Visually impaired pt_BR
dc.subject.en Indigenouscontemporaneity pt_BR
dc.subject.en Indigenous identities pt_BR
dc.description.abstracten This study discusses how indigenous peoples are presented in textbooks reiterating only consolidated characteristics over the years as, for example, the permanence of indigenous peoples only in forests or all live in the same way since before the arrival of Europeans. It also analyzes through a workshop if the speeches made by Indians in textual and audiovisual media, allow visually impaired students to construct the perspective that these peoples experience their contemporary and construct their identities according to the dynamics of the societies which they get in touch with. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo aborda como os povos indígenas são apresentados nos livros didáticos reiterando apenas características consolidadas ao longo do tempo como por exemplo, a permanência dos povos indígenas apenas em florestas ou que todos vivem do mesmo modo desde antes da chegada dos europeus. Analisa também, por meio de uma oficina, se os discursos produzidos por indígenas em suportes textuais e audiovisuais permitem que alunos deficientes visuais construam a perspectiva de que esses povos vivenciam a contemporaneidade e constroem suas identidades de acordo com as dinâmicas das sociedades com que travam contatos. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Livros didáticos pt_BR
dc.subject.pt Deficientes visuais pt_BR
dc.subject.pt Contemporaneidade indígena pt_BR
dc.subject.pt Identidades indígenas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|