DSpace Repository

Subjetividade e Objetividade : as decisões nos processos de conservação e restauração dos bens culturais

Show simple item record

dc.contributor.advisor Granato, Marcus
dc.contributor.author Zanatta, Eliane Marchesini
dc.date.accessioned 2018-06-14T17:40:45Z
dc.date.available 2018-06-14T17:40:45Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation ZANATTA, Eliane Marchesini. Subjetividade e Objetividade: As decisões nos processos de conservação e restauração dos bens culturais. 2017. 234 f. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11779
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMP 2017/03. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Subjetividade e Objetividade : as decisões nos processos de conservação e restauração dos bens culturais pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Granato, Marcus
dc.contributor.referee Lima, Diana Farjalla Correia de
dc.contributor.referee Sá, Ivan Coelho de
dc.contributor.referee Porraz, Teresa Toca
dc.contributor.referee Campos, Guadalupe do Nascimento
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq MUSEOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Cultural heritage pt_BR
dc.subject.en Conservation pt_BR
dc.subject.en Restoration pt_BR
dc.subject.en Subjectivity pt_BR
dc.subject.en Objectivity pt_BR
dc.description.abstracten The history of conservation and restoration comes demonstrating that the conservator and the restorer, as subjects at the intervention processes in cultural goods, have utilized in the last decades scientific knowledge, aesthetic, historical, cultural, sociological, etc., in order to relate more deeply with the cultural goods to arrive at a more appropriate treatment. For these reasons, the development of this thesis aims to reflect on subjectivity and objectivity within the processes of conservation and restoration of cultural heritage, analyzing the significances of subjectivity, guided by theory and practice, where the synthesis contradictions of the field seek, on the one hand, the perpetuation of rationalism, by the methods of scientific analysis, anchored in the exact sciences, and, on the other, the understanding of procedural systems of sociocultural aspects, for the perspective of the human and social sciences, walking to the development of a contradictory and complex discourse in the course of the own history of the field. Among the influences will be sought the theoretical anchorage in the propositions of Salvador Muñoz Viñas, author of Teoria Contemporánea de la Restauración, which awakened to this problem, formally recognizing the issues as the subjectivity in the treatment processes of objects, reflecting a logic of change in the field, identifying that there isn't conservation and restoration without the subjects being present, exercising their critical thinking and confronting new meanings under the perspective of aspects of social space in which they operate. Following the proposed argument, the conservation and restoration actions undertaken by the Imperial Museum / IBRAM will be presented as practical examples. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A história da conservação e restauração vem demonstrando que o conservador e o restaurador, como sujeitos nos processos de intervenção em bens culturais, utilizaramse nas últimas décadas de conhecimentos científicos, estéticos, históricos, culturais, sociológicos, etc., de forma a relacionar-se mais proficuamente com os bens culturais para se chegar a um tratamento mais adequado. Por essas razões, a presente Tese tem como objetivo refletir sobre a subjetividade e a objetividade no âmbito dos processos de conservação e restauração do patrimônio cultural, analisando as significâncias da subjetividade, orientados pela teoria e prática, onde as sínteses das contradições do campo buscam, por um lado a perpetuação do racionalismo, por meio dos métodos de análise científica, aportados nas ciências exatas, e, por outro, o entendimento dos sistemas processuais dos aspectos socioculturais, pelo viés das ciências humanas e sociais, caminhando para o desenvolvimento de um discurso contraditório e complexo no curso da própria história do campo. Entre as influências buscar-se-á o ancoradouro teórico nas proposições de Salvador Muñoz Viñas, autor da Teoria Contemporánea de la Restauración, que despertou para essa problemática, reconhecendo formalmente as questões como a subjetividade nos processos de tratamento dos objetos, refletindo uma lógica de mudança no campo, identificando que não há conservação e restauração sem que os sujeitos estejam presentes, exercitando seu pensamento critico e confrontando novos sentidos sob a perspectiva dos aspectos do espaço social dentro dos quais atuam. Dando sequência a argumentação proposta, serão apresentadas como exemplos práticos as ações de conservação e restauração empreendidas pelo Museu Imperial/IBRAM. pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio cultural pt_BR
dc.subject.pt Conservação pt_BR
dc.subject.pt Restauração pt_BR
dc.subject.pt Subjetividade pt_BR
dc.subject.pt Objetividade pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|