dc.contributor.advisor |
Granato, Marcus |
|
dc.contributor.author |
Zanatta, Eliane Marchesini |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-14T17:40:45Z |
|
dc.date.available |
2018-06-14T17:40:45Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
ZANATTA, Eliane Marchesini. Subjetividade e Objetividade: As decisões nos processos de conservação e restauração dos bens culturais. 2017. 234 f. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11779 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMP 2017/03. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Subjetividade e Objetividade : as decisões nos processos de conservação e restauração dos bens culturais |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Granato, Marcus |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Diana Farjalla Correia de |
|
dc.contributor.referee |
Sá, Ivan Coelho de |
|
dc.contributor.referee |
Porraz, Teresa Toca |
|
dc.contributor.referee |
Campos, Guadalupe do Nascimento |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Conservation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Restoration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Subjectivity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Objectivity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The history of conservation and restoration comes demonstrating that the conservator
and the restorer, as subjects at the intervention processes in cultural goods, have
utilized in the last decades scientific knowledge, aesthetic, historical, cultural,
sociological, etc., in order to relate more deeply with the cultural goods to arrive at a
more appropriate treatment. For these reasons, the development of this thesis aims to
reflect on subjectivity and objectivity within the processes of conservation and
restoration of cultural heritage, analyzing the significances of subjectivity, guided by
theory and practice, where the synthesis contradictions of the field seek, on the one
hand, the perpetuation of rationalism, by the methods of scientific analysis, anchored in
the exact sciences, and, on the other, the understanding of procedural systems of
sociocultural aspects, for the perspective of the human and social sciences, walking to
the development of a contradictory and complex discourse in the course of the own
history of the field. Among the influences will be sought the theoretical anchorage in the
propositions of Salvador Muñoz Viñas, author of Teoria Contemporánea de la
Restauración, which awakened to this problem, formally recognizing the issues as the
subjectivity in the treatment processes of objects, reflecting a logic of change in the
field, identifying that there isn't conservation and restoration without the subjects being
present, exercising their critical thinking and confronting new meanings under the
perspective of aspects of social space in which they operate. Following the proposed
argument, the conservation and restoration actions undertaken by the Imperial
Museum / IBRAM will be presented as practical examples. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A história da conservação e restauração vem demonstrando que o conservador e o
restaurador, como sujeitos nos processos de intervenção em bens culturais, utilizaramse
nas últimas décadas de conhecimentos científicos, estéticos, históricos, culturais,
sociológicos, etc., de forma a relacionar-se mais proficuamente com os bens culturais
para se chegar a um tratamento mais adequado. Por essas razões, a presente Tese
tem como objetivo refletir sobre a subjetividade e a objetividade no âmbito dos
processos de conservação e restauração do patrimônio cultural, analisando as
significâncias da subjetividade, orientados pela teoria e prática, onde as sínteses das
contradições do campo buscam, por um lado a perpetuação do racionalismo, por meio
dos métodos de análise científica, aportados nas ciências exatas, e, por outro, o
entendimento dos sistemas processuais dos aspectos socioculturais, pelo viés das
ciências humanas e sociais, caminhando para o desenvolvimento de um discurso
contraditório e complexo no curso da própria história do campo. Entre as influências
buscar-se-á o ancoradouro teórico nas proposições de Salvador Muñoz Viñas, autor
da Teoria Contemporánea de la Restauración, que despertou para essa problemática,
reconhecendo formalmente as questões como a subjetividade nos processos de
tratamento dos objetos, refletindo uma lógica de mudança no campo, identificando que
não há conservação e restauração sem que os sujeitos estejam presentes,
exercitando seu pensamento critico e confrontando novos sentidos sob a perspectiva
dos aspectos do espaço social dentro dos quais atuam. Dando sequência a
argumentação proposta, serão apresentadas como exemplos práticos as ações de
conservação e restauração empreendidas pelo Museu Imperial/IBRAM. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio cultural |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conservação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Restauração |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Subjetividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Objetividade |
pt_BR |