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A escrita de si nos sujeitos generificados: o corpo enquanto lugar de memória, subjetividade e criação.

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dc.contributor.advisor Farias, Francisco Ramos de
dc.contributor.author Rodrigues, Rejane Lopes
dc.date.accessioned 2018-06-20T16:30:03Z
dc.date.available 2018-06-20T16:30:03Z
dc.date.issued 2018-03-28
dc.identifier.citation RODRIGUES, Rejane Lopes. A escrita de si nos sujeitos generificados: o corpo enquanto lugar de memória, subjetividade e criação. 2018. 152 f. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11785
dc.description.sponsorship CAPES (Programa PDSE) pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A escrita de si nos sujeitos generificados: o corpo enquanto lugar de memória, subjetividade e criação. pt_BR
dc.title.alternative The writing of the self in the generified persons: the body as a place of memory, subjectivity and creation. pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Farias, Francisco Ramos
dc.contributor.referee Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.referee Melo, Glenda Cristina Valim de
dc.contributor.referee Jesus, Jaqueline Cristina Gomes de
dc.contributor.referee Barreto, Rafael Chaves Vasconcelos
dc.contributor.referee Santos Junior, Renato Nogueira dos
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Body pt_BR
dc.subject.en Social memory pt_BR
dc.subject.en Queer theory pt_BR
dc.subject.en Gender studies pt_BR
dc.description.abstracten This paper seeks to investigate the body as an instance of memory. Through gender profile, we thought the possibilities of a body that recognizes itself not only as a living archive of memory marks, but also as an instrument of resistance and writing of itself. To that end, we have proceeded through the following path: I) In the first section, we used Jacques Derrida's thought to understand that the modern body, of which we are direct heirs, is a reflection of the Western tradition of thought based on metaphysics, on its essentialistic and binary logic. Jacques Derrida also proposes other theoretical structures, such as the ideas of khôra and writing so we can restructure our thought from a logic of difference. Such propositions were essential for building our hypothesis; II) In the second section, we analyzed the historical body of the modern era, in which those who were not able to fit in the man-woman binary were categorized as monster and standardized by the medical knowledge. For this purpose, we used Michel Foucault's thought in its theorizations about knowledge and power and, concurrently, we analyzed medical documents and theses from the nineteenth and twentieth centuries on hermaphroditism cases. With that, we deny the traditional reading of the body that sees it as a supposedly natural instance; III) In the third section, we analyze the theoretical construction of the queer body to ponder the possibilities of a body beyond the gender system. Hence, we used theories from thinkers of the deconstruction tradition, especially Judith Butler and Paul B. Preciado. Through such contributions, we saw that the gender/sex system is a writing system and that body architecture is political. We also analyzed a few contemporary artistic expressions that think the body in keeping with the proposal of our work: bodies that recognize themselves through their differences. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho busca investigar o corpo enquanto instância de memória. A partir do recorte de gênero, pensamos as possibilidades de um corpo que se afirma não só enquanto arquivo vivo de marcas de memória, mas também como instrumento de resistência e escrita de si. Para tanto, percorremos o seguinte caminho: I) Na primeira seção, utilizamos o pensamento de Jacques Derrida para entendermos que o corpo da modernidade, do qual somos herdeiros diretos, é um reflexo da tradição ocidental de pensamento baseada na metafísica, em sua lógica essencialista e binária. Jacques Derrida também propõe outras estruturas teóricas, como as ideias de khôra e escritura para reestruturarmos o nosso pensamento a partir de uma lógica da diferença. Tais proposições foram fundamentais para a construção da nossa hipótese; II) Na segunda seção, fizemos uma análise do corpo histórico da modernidade, em que aqueles que não se conseguiam adequar ao binarismo homem-mulher eram categorizados como monstros e normatizados pelo saber médico. Para tanto, utilizamos o pensamento de Michel Foucault em suas teorizações sobre o saber e o poder e, paralelamente, analisamos teses e documentos médicos dos séculos XIX e XX sobre casos de hermafroditismo. Com isso, negamos a tradicional leitura do corpo que o vê enquanto uma instância supostamente natural; III) Na terceira seção, analisamos a construção teórica do corpo queer para pensarmos as possibilidades de um corpo para além do sistema de gênero. Para isso, utilizamos as teorias de pensadores da tradição desconstrutivista, em especial Judith Butler e Paul B. Preciado. Através de tais contribuições, vimos que o sistema gênero/sexo é um sistema de escritura e que a arquitetura do corpo é política. Também analisamos algumas expressões artísticas contemporâneas que pensam o corpo em sintonia com a proposta do nosso trabalho: corpos que se afirmam a partir das suas diferenças. pt_BR
dc.subject.pt Corpo pt_BR
dc.subject.pt Memória Social pt_BR
dc.subject.pt Teoria queer pt_BR
dc.subject.pt Estudos de gênero pt_BR


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