dc.contributor.advisor |
Calil Júnior, Alberto |
|
dc.contributor.author |
Castro, Jaqueline Ferreira Silva de |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-20T18:31:38Z |
|
dc.date.available |
2018-06-20T18:31:38Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
CASTRO, Jaqueline Ferreira Silva. Nativos digitais na biblioteca escolar: programas de letramento informacional para ensino médio. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11789 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2014/07. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Nativos digitais na biblioteca escolar: programas de letramento informacional para ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Calil Júnior, Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Breglia, Vera Lucia Alves |
|
dc.contributor.referee |
Weitzel, Simone da Rocha |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, Geni Chaves |
|
dc.contributor.referee |
Sá, Nysia Oliveira de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
School libraries |
pt_BR |
dc.subject.en |
Digital Natives |
pt_BR |
dc.subject.en |
Secondary schools |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Discusses the emergence of digital natives and their main features in the
context of the information society to justify the need for adoption of information
literacy programmes in the secondary school library. Makes use of bibliographic and
documentary research. Analyses documents relating to the educational curriculum,
both nationally through the Brazilian National Curriculum Guidelines for Secondary
Education, and internationally, through the basis and principles of the International
Baccalaureate, and also the school library documents. Aims to identify
and analyse information literacy programmes that may enable the development of a
model to be applied to the school library that is focused on the secondary education.
Discusses the information literacy concept from its historicity and literature. Presents
information literacy models, and an information literacy programme that can be used
as a basis for developing a specific programme for the specific school library. Points
out the need for integration of librarians with faculty to enable the development of this
programme, as well as the need for support from the school. Proposes that
educational activities developed in the library be registered in order to make them
visible in the library documents. Presents information for the development of an
information literacy programme for secondary school to be adopted by the library and
school, in agreement with the school faculty and administration. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Aborda o contexto da sociedade da informação a fim de problematizar o surgimento dos nativos digitais e suas principais características com o intuito de fundamentar a necessidade de adoção de programas de letramento informacional em uma biblioteca do Ensino Médio. Utiliza-se de levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Busca analisar documentos relativos ao currículo desta fase do ensino, tanto em âmbito nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, como internacional, através das bases e princípios do International Baccalaureate, e também documentos da biblioteca escolar em questão. Objetiva identificar e analisar programas de letramento informacional que possibilitem o desenvolvimento de um modelo a ser aplicado à Biblioteca Escolar voltada ao Ensino Médio. Discute o conceito de letramento informacional a partir da literatura e sua historicidade. Apresenta modelos e programa de letramento informacional que podem servir como base ao desenvolvimento de um programa específico para a biblioteca escolar objeto deste estudo. Aponta a necessidade de integração do profissional bibliotecário com o corpo docente a fim de possibilitar o desenvolvimento deste programa, bem como da busca por apoio da direção da escola. Propõe a documentação das atividades educacionais desenvolvidas na biblioteca para que se tornem visíveis em registros. Apresenta subsídios para o desenvolvimento, em comum acordo com o corpo docente e direção da escola, de um programa de letramento informacional para o Ensino médio a ser adotado pela biblioteca e escola. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento informacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca Escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Nativos Digitais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio |
pt_BR |