DSpace Repository

Nativos digitais na biblioteca escolar: programas de letramento informacional para ensino médio

Show simple item record

dc.contributor.advisor Calil Júnior, Alberto
dc.contributor.author Castro, Jaqueline Ferreira Silva de
dc.date.accessioned 2018-06-20T18:31:38Z
dc.date.available 2018-06-20T18:31:38Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation CASTRO, Jaqueline Ferreira Silva. Nativos digitais na biblioteca escolar: programas de letramento informacional para ensino médio. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11789
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2014/07. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Nativos digitais na biblioteca escolar: programas de letramento informacional para ensino médio pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Calil Júnior, Alberto
dc.contributor.referee Breglia, Vera Lucia Alves
dc.contributor.referee Weitzel, Simone da Rocha
dc.contributor.referee Fernandes, Geni Chaves
dc.contributor.referee Sá, Nysia Oliveira de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Information literacy pt_BR
dc.subject.en School libraries pt_BR
dc.subject.en Digital Natives pt_BR
dc.subject.en Secondary schools pt_BR
dc.description.abstracten Discusses the emergence of digital natives and their main features in the context of the information society to justify the need for adoption of information literacy programmes in the secondary school library. Makes use of bibliographic and documentary research. Analyses documents relating to the educational curriculum, both nationally through the Brazilian National Curriculum Guidelines for Secondary Education, and internationally, through the basis and principles of the International Baccalaureate, and also the school library documents. Aims to identify and analyse information literacy programmes that may enable the development of a model to be applied to the school library that is focused on the secondary education. Discusses the information literacy concept from its historicity and literature. Presents information literacy models, and an information literacy programme that can be used as a basis for developing a specific programme for the specific school library. Points out the need for integration of librarians with faculty to enable the development of this programme, as well as the need for support from the school. Proposes that educational activities developed in the library be registered in order to make them visible in the library documents. Presents information for the development of an information literacy programme for secondary school to be adopted by the library and school, in agreement with the school faculty and administration. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Aborda o contexto da sociedade da informação a fim de problematizar o surgimento dos nativos digitais e suas principais características com o intuito de fundamentar a necessidade de adoção de programas de letramento informacional em uma biblioteca do Ensino Médio. Utiliza-se de levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Busca analisar documentos relativos ao currículo desta fase do ensino, tanto em âmbito nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, como internacional, através das bases e princípios do International Baccalaureate, e também documentos da biblioteca escolar em questão. Objetiva identificar e analisar programas de letramento informacional que possibilitem o desenvolvimento de um modelo a ser aplicado à Biblioteca Escolar voltada ao Ensino Médio. Discute o conceito de letramento informacional a partir da literatura e sua historicidade. Apresenta modelos e programa de letramento informacional que podem servir como base ao desenvolvimento de um programa específico para a biblioteca escolar objeto deste estudo. Aponta a necessidade de integração do profissional bibliotecário com o corpo docente a fim de possibilitar o desenvolvimento deste programa, bem como da busca por apoio da direção da escola. Propõe a documentação das atividades educacionais desenvolvidas na biblioteca para que se tornem visíveis em registros. Apresenta subsídios para o desenvolvimento, em comum acordo com o corpo docente e direção da escola, de um programa de letramento informacional para o Ensino médio a ser adotado pela biblioteca e escola. pt_BR
dc.subject.pt Letramento informacional pt_BR
dc.subject.pt Biblioteca Escolar pt_BR
dc.subject.pt Nativos Digitais pt_BR
dc.subject.pt Ensino Médio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|