dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Leila Beatriz |
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dc.contributor.author |
Veiga, Caroline Carvalho da |
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dc.date.accessioned |
2018-06-26T22:56:02Z |
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dc.date.available |
2018-06-26T22:56:02Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
VEIGA, Caroline Carvalho da. Retomada e rememoração: uma análise de filmes brasileiros dos anos 1990. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11812 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/16. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Retomada e rememoração : uma análise de filmes brasileiros dos anos 1990 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
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dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
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dc.contributor.referee |
Silva Filho, Wilson Oliveira da |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Cinema |
pt_BR |
dc.subject.en |
Recall |
pt_BR |
dc.subject.en |
Retomada |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation is dedicated to the analysis of three films of the year1990, in phase of
Brazilian cinema known as Retomada. After its ' death ' announced at the beginning of the
Decade, the film resumes its activities in a process of ' rediscovery ' of the country, updating stories and characters. From Carlota Joaquina-Princess of Brazil, Perfumed Ball and Hans Staden aims to highlight that such productive remembering practices have become recurrent in national cinema and understand what would have been the reasons for this interest. Dependent on state support since its inception, Brazilian cinema of that period became possible with the advent of palliative measures based on waivers. Inserted in a context of accelerated globalization, filmmakers of the years 1990 discuss identity issues now from the other foreign. In this context what we saw was a cinema plural in languages, themes and regions, updating not only stories, but the questions themselves of what is being Brazilian in a world without borders, contributed to the building of a national memory. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Analisa três filmes dos anos de 1990, na fase do cinema brasileiro conhecida como Retomada. Após sua ‘morte’ anunciada no início da década, o cinema retoma suas atividades em um processo de ‘redescobrimento’ do país, atualizando histórias e personagens. A partir de Carlota Joaquina- a princesa do Brazil, Baile Perfumado e Hans Staden pretende evidenciar que tais práticas de rememoração produtiva tornaram-se recorrentes no cinema nacional e compreender quais teriam sido as motivações para esse interesse. Dependente de amparo estatal desde seus primórdios, o cinema brasileiro desse periodo tornou-se possível com o aparecimento de medidas paliativas baseadas em renúncias fiscais. Inseridos em um contexto de globalização acelerado, cineastas dos anos 1990 debatem questões de identidade agora a partir do outro
estrangeiro. Nesse quadro o que se viu foi um cinema plural nas línguas, nas regiões e nos temas, que atualizou não apenas histórias, mas os próprios questionamentos de o que é ser brasileiro em um mundo sem fronteiras, contribuído assim para a edificação de uma memória nacional. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rememoração |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Retomada |
pt_BR |