dc.contributor.advisor |
Gak, Luiz Cleber |
|
dc.contributor.author |
Brito, Djalma Mandu de |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-27T15:39:38Z |
|
dc.date.available |
2018-06-27T15:39:38Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
BRITO, Djalma Mandu de. Gestão de documentos: uma proposta de curso de capacitação a distância para o Poder Executivo Federal. 2014. 233 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11816 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPGA 2014/09. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de documentos : uma proposta de curso de capacitação a distância para o Poder Executivo Federal |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Campos, Gilda Helena Bernardino de |
|
dc.contributor.referee |
Gak, Luiz Cleber |
|
dc.contributor.referee |
Campos, Gilda Helena Bernardino de |
|
dc.contributor.referee |
Jardim, José Maria |
|
dc.contributor.referee |
Guimarães, Ludmila dos Santos |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARQUIVOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Records management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public employees |
pt_BR |
dc.subject.en |
Training |
pt_BR |
dc.subject.en |
Distance education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study analyzes some changes that took place within Brazil’s federal government administration, between 2004 and 2012, focusing on the creation of the federal administration’s Records Management System (SIGA, its acronym in Portuguese), and aiming to check whether the training course on records management, by means of distance education, is a strategic alternative to fulfill the area’s needs. It also analyzes the public contests launched to hire archivists and archives professionals; the creation of ministries and other organizations with ministry status; the inauguration of university courses in Archival Science; and the coming into force of Brazil’s access to information law (Law no. 12527, promulgated in 2011). It assesses the impact of those features on the demand for records management training within the country’s federal Executive Branch. It studies the interdisciplinarity between Archival Science and Education. It identifies the profiles of public employees working at SIGA, by means of the System’s national members database. It uses quali-quanti survey methodology to collect, consolidate and analyze information. It comes up with a technical/scientifical product, which is a proposal of training course on records management with the aid of distance education instruments. It concludes that the offer of professionals graduated in Archival Science is not enough to fulfill the demand from the approximately 54,000 organizations within the Federal Executive Branch for a workforce that was trained in records management, once the public contests launched by that Branch also aimed to make up for a lack of workforce dating back to the 1990s. The data gathered in the first year of validity of the access to information law does not offer an acknowledgement of the archives services’ degree of participation. The results lead to the conclusion that records management training with the aid of distance education would be a strategic alternative to fulfill that absence of professionals in the area, though it requires being in synergy with other activities developed by SIGA in order to achieve its aims, as well as the effectiveness of a government archival policy. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Analisa algumas transformações ocorridas na Administração Pública Federal no Brasil, no período de 2004 a 2012, com foco na criação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos - SIGA, da Administração Pública Federal, com o objetivo de verificar se um curso de capacitação em gestão de documentos, fazendo uso da Educação a Distância (EAD), se constituiria em uma alternativa estratégica para suprir a carência na área. Analisa a abertura de concursos públicos para arquivistas e técnicos de arquivos; a criação de ministérios e órgãos equivalentes a ministérios; a criação de cursos superiores em Arquivologia e a entrada em vigor da Lei nº. 12.527, de 2011, a Lei de Acesso a Informações (LAI). Avalia o impacto desse conjunto de fatores na demanda por cursos de capacitação em gestão de documentos no âmbito do Poder Executivo Federal (PEF). Estuda a relação interdisciplinar entre a Arquivologia e a Educação. Identifica o perfil dos agentes públicos integrantes do SIGA, com base nos dados do Cadastro Nacional de Integrantes do SIGA. Utiliza a metodologia de pesquisa quantitativa conjugada à pesquisa qualitativa no levantamento, consolidação e análise das informações. Apresenta um produto técnico-científico que se constitui em uma proposta de curso de capacitação em gestão de documentos a ser oferecido com o uso da EAD. Conclui que a oferta de egressos de Arquivologia é insuficiente para atender aos cerca de 54.000 órgãos e entidades integrantes do PEF, que demandam por mão de obra capacitada em gestão de documentos e que o ingresso de mão de obra especializada por meio de concurso público nesse Poder serviu para repor a mão de obra equivalente à década de 1990. Conclui que os dados referentes ao primeiro ano em vigor da LAI não permitem conhecer o grau de participação dos serviços arquivísticos. Conclui que a realização de cursos de capacitação em gestão de documentos com o uso da EAD seria uma alternativa estratégica para suprir a insuficiência na área, necessitando, para potencializar seus resultados, estar articulado com outras ações promovidas pelo SIGA e da efetividade de uma política pública arquivística. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão de documentos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Agentes públicos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Capacitação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação a Distância |
pt_BR |