dc.contributor.advisor |
Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos |
|
dc.contributor.author |
Damin, Marina Leitão |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-28T23:01:13Z |
|
dc.date.available |
2018-06-28T23:01:13Z |
|
dc.date.issued |
2016-02-25 |
|
dc.identifier.citation |
DAMIN, Marina Leitão. Tommy Edison: um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual. 2016. 92 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11832 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/06. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos |
|
dc.contributor.referee |
Faceira, Lobélia da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Polivanov, Beatriz Brandão |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social networking sites |
pt_BR |
dc.subject.en |
Disability studies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Blindness |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation aims to identify the existence of memorials tracks about disability on
different time periods based on the analysis of comments from YouTube social
network site users in the videos of Tommy Edison. It is proposed to think about the
relationship between memory and disability, focusing on blindness and using a social
interdisciplinary approach entitled Disability Studies. To address the issues on
disability, social memory and identity, form the authors basis in this work Maurice
Halbwachs, Paul Ricoeur, Paolo Rossi, Michael Pollak, Vera Dodebei and Camila
Dantas, Stuart Hall and Michel Maffesoli. Also seeks to reflect on how information
and communication technologies (ICTs) facilitates the inclusion of content on the
internet for people with blindness. In addition, this work aims to discuss the role of
social networks sites from the mediated memory objects, as well as the storage
thereof and the performance of the binomial remembering / forgetting in them.
Finally, it is proposed to identify, through the case study Tommy Edison, if the
content on the comments of the videos contain memorials traces on previous ideas
of society about disability. Lastly, it is proposed to identify, through Tommy Edison
case study, if the content of the comments about the videos contain memorials traces
about previous social ideas on disability. As a result, it was possible to identify the
presence of memorials traces about disability, mainly linked to a medical condition.
Also stigma was addressed, especially in the video How My Parents Told Me I'm
Blind (2012), when Tommy claims that being blind was always something normal for
him. Finally, it was understood that the Disability Studies is a new area of study and
therefore can not currently find a reverberation of this field in the comments.
Nevertheless, it is concluded that there is the possibility of its presence in a future
social memory on disability. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação tem como objetivo identificar a existência de rastros
memoriais sobre a deficiência, existentes em diferentes períodos de tempo, a partir
da análise dos comentários dos usuários da rede social YouTube nos vídeos de
Tommy Edison. Para isso, propõe pensar as relações entre memória e deficiência,
com foco na deficiência visual, utilizando, para tanto, uma abordagem social e
interdisciplinar intitulada Disability Studies. Para abordar as questões sobre
deficiência, memória social e identidade, compõem a base de autores neste trabalho
Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, Paolo Rossi, Michael Pollak, Vera Dodebei e
Camila Dantas, Stuart Hall e Michel Maffesoli. Também busca refletir sobre como as
tecnologias de comunicação e informação (TICs) facilitam a inserção de conteúdo na
internet por parte das pessoas com deficiência visual. Além disso, esta dissertação
pretende discutir o papel dos sites de redes sociais a partir dos mediated memory
objects, bem como seu armazenamento, e a atuação do binômio
lembrança/esquecimento nesses meios. Por fim, propõe-se a identificar, por meio do
estudo de caso Tommy Edison, se o conteúdo dos comentários dos vídeos contém
rastros memoriais a respeito de prévias ideias da sociedade sobre a deficiência.
Como resultado, foi possível identificar a presença de rastros memoriais sobre a
deficiência, principalmente atrelados a uma condição médica. Também foi abordado
o estigma, principalmente no vídeo How My Parents Told Me I’m Blind (2012),
quando se discute a afirmação de Tommy de que ser cego sempre foi algo normal
para ele. Por fim, compreendeu-se que os Disability Studies são uma área nova de
estudos e, portanto, não é possível encontrar atualmente uma reverberação deste
campo nos comentários. Apesar disso, conclui-se que existe a possibilidade de sua
presença em uma futura memória social sobre a deficiência. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sites de redes sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudos sobre deficiência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Deficiência visual |
pt_BR |