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Desafios e tensões no processo de inclusão de jovens e adultos no PROEJA do IFRJ : campus Duque de Caxias

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dc.contributor.advisor Andrade, Eliane Ribeiro
dc.contributor.author Prado, Helen Wanderley do
dc.date.accessioned 2018-06-28T23:09:07Z
dc.date.available 2018-06-28T23:09:07Z
dc.date.issued 2014-05-29
dc.identifier.citation PRADO, Helen Wanderley do. Desafios e tensões no processo de inclusão de jovens e adultos no PROEJA do IFRJ : campus Duque de Caxias. 2014. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11833
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2014/19. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Desafios e tensões no processo de inclusão de jovens e adultos no PROEJA do IFRJ : campus Duque de Caxias pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Andrade, Eliane Ribeiro
dc.contributor.referee Paiva, Jane
dc.contributor.referee Peregrino, Mônica
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en PROEJA pt_BR
dc.subject.en Inclusion pt_BR
dc.subject.en Quality pt_BR
dc.subject.en Right to education pt_BR
dc.description.abstracten The present study is devoted to analyzing the process of inclusion of youth and adults from the National Programme for Integration of Vocational Education with Basic Education Modality Youth and Adult Education (PROEJA) the average level in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Duque de Caxias. Today there are several policies and programs that advertise educational inclusion as a way to put the social environment the population hitherto been excluded from society, excluded from the right to education, as is the case PROEJA. We believe that promoting the inclusion of young people and adults with quality in the public school system is one of the major challenges facing today the Brazilian public education in an attempt to reduce social inequalities. We recognize that among the many challenges and tensions to be addressed is the fact that PROEJA constitute a new epistemological field that integrates Education Youth and Adult Vocational Education, within a technical school that accumulates tradition and is recognized as "excellence "as is the case of IFs. The study goes on to understand the perspective PROEJA from teachers and students, since one of the assumptions is that all raised unease with this type of program is closely related to the profile of its students. We seek therefore to unravel the process of inclusion of young people and adults in an institution such as this guarantees the right to a quality education. We note that there are problems in the notion of quality and excellence that pervade the curriculum conceptions , teaching, selection of content , the institutional tract, and that has a direct impact on whether or not the inclusion of young people and adults EJA Program. We found that, in the view of teachers, most of the reasons that prevent effective inclusion is related to the "needs" of the students themselves, rather than the course itself. The expectation is that this work can contribute to the debate in the field of adult education, as many young people and adults are still excluded from the most basic rights, among them the education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo dedica-se a analisar o processo de inclusão de jovens e adultos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Duque de Caxias. Hoje são várias as políticas e programas que anunciam a inclusão escolar como uma das formas de inserir no meio social a população que até então esteve à margem da sociedade, excluída do direito à educação, como é o caso do PROEJA. Acreditamos que promover a inclusão desses jovens e adultos com qualidade nos sistemas públicos educacionais consiste um dos principais desafios que se apresentam hoje à educação pública brasileira, na tentativa de reduzir as desigualdades sociais. Reconhecemos que entre os inúmeros desafios e tensões a serem enfrentados está o fato do PROEJA constituir um novo campo epistemológico, que integra a Educação de Jovens e Adultos à Educação Profissional, no interior de uma escola técnica que acumula tradição e é reconhecida como de “excelência”, como é o caso dos IFs. O estudo caminha na perspectiva de entender o PROEJA a partir dos docentes e alunos, já que uma das suposições levantadas é que todo o mal-estar com esse tipo de programa está intimamente relacionado com o perfil do seu alunado. Buscamos assim, desvendar se o processo de inclusão desses jovens e adultos numa instituição como esta garante o direito à uma educação de qualidade. Constatamos que há problemas na noção de qualidade e de excelência que penetram nas concepções curriculares, no ensino, na seleção de conteúdos, no trato institucional, e que tem impacto direto na possibilidade ou não de inclusão dos jovens e adultos da EJA no Programa. Identificamos que, na visão dos docentes, a maior parte dos motivos que impedem uma inclusão efetiva está relacionada a “carências” dos próprios alunos, e não ao curso em si. A expectativa é a de que este trabalho possa contribuir para o debate no campo da EJA, visto que muitos jovens e adultos ainda se encontram excluídos dos direitos mais básicos, entre eles, a educação. pt_BR
dc.subject.pt PROEJA pt_BR
dc.subject.pt Inclusão pt_BR
dc.subject.pt Qualidade pt_BR
dc.subject.pt Direito à educação pt_BR


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