dc.contributor.advisor |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.author |
Helal, Igor |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-28T23:13:37Z |
|
dc.date.available |
2018-06-28T23:13:37Z |
|
dc.date.issued |
2014-02-18 |
|
dc.identifier.citation |
HELAL, Igor. Fotografias docentes: saberesfazeres alfabetizadores narrados em espaçostempos de formação de professores(as). 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003- ), Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11834 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/20. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Fotografias docentes: saberesfazeres alfabetizadores narrados em espaçostempos de formação de professores(as) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Guaracira Gouvêa de |
|
dc.contributor.referee |
Sgarbi, Paulo Sergio |
|
dc.contributor.referee |
Süssekind, Maria Luiza |
|
dc.contributor.referee |
Prado, Guilherme do Val Toledo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teachers training |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teachers Photographs |
pt_BR |
dc.subject.en |
Narratives |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher - researcher |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation aligned reflections on teachers training, having as a backdrop the notion of teacher-researcher (ESTEBAN; ZACCUR, 2002). Woven into the discussion here presented, I privilege teachers photographs - photographs that teachers produce in their own practice - as a formative and investigative potential. Electing socialized teachers photographs in meetings of the Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE/UNIRIO) by teachers who are also part of the Grupo de Estudos e Pesquisa Professores(as) Alfabetizadores(as) Narradores(as) (GEPPAN/UNIRIO), I challenge myself to investigate thinkingdoing on literacy from their photographs. What thinkingdoing on literacy are implicit on the narrated photographs? What narratives emerge from these photos? How it been living and practiced the formation of teachers in this process? Through narrative inquiry (CONNELLY; CLANDININ, 2008) as a methodological procedure, I dive into these questions, guiding the research conducted, which revealed the constitutive complexity of the pathway of research, opening up possibilities for thinking other modes of study and research with the everydays (ALVES, 2003; GARCIA, 2003; OLIVEIRA; SGARBI, 2008; FERRAÇO, 2003). Thus, we’re been thinking with photographs and narratives, talking with them and their authors, while we co-implicate with and in different espaces of formation of teachers. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação alinhava reflexões sobre formação docente, tendo como pano de fundo a noção de professora-pesquisadora (ESTEBAN; ZACCUR, 2002). Na discussão aqui tecida, privilegio fotografias docentes – fotografias que os professores/as produzem na própria prática – como potencial formativo e investigativo. Elegendo fotografias docentes socializadas em encontros do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE/UNIRIO) por professores e professoras que também fazem parte do Grupo de Estudos e Pesquisa Professores(as) Alfabetizadores(as) Narradores(as) (GEPPAN/ UNIRIO), me desafio em investigar saberesfazeres alfabetizadores a partir de suas fotografias. Que saberesfazeres alfabetizadores estão implícitos nas fotografias narradas? Que narrativas surgem a partir dessas fotografias? Como tem sido vivida e praticada a formação docente nesse processo? Através da investigação narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 2008) como procedimento metodológico, mergulho nestas perguntas, norteadoras da pesquisa desenvolvida, as quais revelaram a complexidade constitutiva do percurso da investigação, abrindo possibilidades para pensarmos modos outros de estudar e pesquisar com os cotidianos (ALVES, 2003; GARCIA, 2003; OLIVEIRA; SGARBI, 2008, FERRAÇO, 2003). Desse modo, vimos pensando com fotografias e narrativas, conversando com elas e com seus autores, ao mesmo tempo em que nos co-implicamos com e em diferentes espaços de formação docente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fotografias docentes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Professora-pesquisadora |
pt_BR |