DSpace Repository

Fotografias docentes: saberesfazeres alfabetizadores narrados em espaçostempos de formação de professores(as)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.author Helal, Igor
dc.date.accessioned 2018-06-28T23:13:37Z
dc.date.available 2018-06-28T23:13:37Z
dc.date.issued 2014-02-18
dc.identifier.citation HELAL, Igor. Fotografias docentes: saberesfazeres alfabetizadores narrados em espaçostempos de formação de professores(as). 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003- ), Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11834
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/20. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Fotografias docentes: saberesfazeres alfabetizadores narrados em espaçostempos de formação de professores(as) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Souza, Guaracira Gouvêa de
dc.contributor.referee Sgarbi, Paulo Sergio
dc.contributor.referee Süssekind, Maria Luiza
dc.contributor.referee Prado, Guilherme do Val Toledo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Teachers training pt_BR
dc.subject.en Teachers Photographs pt_BR
dc.subject.en Narratives pt_BR
dc.subject.en Literacy pt_BR
dc.subject.en Teacher - researcher pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation aligned reflections on teachers training, having as a backdrop the notion of teacher-researcher (ESTEBAN; ZACCUR, 2002). Woven into the discussion here presented, I privilege teachers photographs - photographs that teachers produce in their own practice - as a formative and investigative potential. Electing socialized teachers photographs in meetings of the Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE/UNIRIO) by teachers who are also part of the Grupo de Estudos e Pesquisa Professores(as) Alfabetizadores(as) Narradores(as) (GEPPAN/UNIRIO), I challenge myself to investigate thinkingdoing on literacy from their photographs. What thinkingdoing on literacy are implicit on the narrated photographs? What narratives emerge from these photos? How it been living and practiced the formation of teachers in this process? Through narrative inquiry (CONNELLY; CLANDININ, 2008) as a methodological procedure, I dive into these questions, guiding the research conducted, which revealed the constitutive complexity of the pathway of research, opening up possibilities for thinking other modes of study and research with the everydays (ALVES, 2003; GARCIA, 2003; OLIVEIRA; SGARBI, 2008; FERRAÇO, 2003). Thus, we’re been thinking with photographs and narratives, talking with them and their authors, while we co-implicate with and in different espaces of formation of teachers. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação alinhava reflexões sobre formação docente, tendo como pano de fundo a noção de professora-pesquisadora (ESTEBAN; ZACCUR, 2002). Na discussão aqui tecida, privilegio fotografias docentes – fotografias que os professores/as produzem na própria prática – como potencial formativo e investigativo. Elegendo fotografias docentes socializadas em encontros do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE/UNIRIO) por professores e professoras que também fazem parte do Grupo de Estudos e Pesquisa Professores(as) Alfabetizadores(as) Narradores(as) (GEPPAN/ UNIRIO), me desafio em investigar saberesfazeres alfabetizadores a partir de suas fotografias. Que saberesfazeres alfabetizadores estão implícitos nas fotografias narradas? Que narrativas surgem a partir dessas fotografias? Como tem sido vivida e praticada a formação docente nesse processo? Através da investigação narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 2008) como procedimento metodológico, mergulho nestas perguntas, norteadoras da pesquisa desenvolvida, as quais revelaram a complexidade constitutiva do percurso da investigação, abrindo possibilidades para pensarmos modos outros de estudar e pesquisar com os cotidianos (ALVES, 2003; GARCIA, 2003; OLIVEIRA; SGARBI, 2008, FERRAÇO, 2003). Desse modo, vimos pensando com fotografias e narrativas, conversando com elas e com seus autores, ao mesmo tempo em que nos co-implicamos com e em diferentes espaços de formação docente. pt_BR
dc.subject.pt Formação docente pt_BR
dc.subject.pt Fotografias docentes pt_BR
dc.subject.pt Narrativas pt_BR
dc.subject.pt Alfabetização pt_BR
dc.subject.pt Professora-pesquisadora pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|