DSpace Repository

Pedagogia da imagem: a autoria na relação educador / educando durante o processo de produção de vídeos na escola

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sousa, Guaracira Gouvêa de
dc.contributor.author Costa, Silvio Ronney de Paula
dc.date.accessioned 2018-06-28T23:22:26Z
dc.date.available 2018-06-28T23:22:26Z
dc.date.issued 2014-05-20
dc.identifier.citation COSTA, Silvio Ronney de Paula. Pedagogia da imagem: a autoria na relação educador/educando o processo de rodução de vídeos na escola. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11836
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/23. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Pedagogia da imagem: a autoria na relação educador / educando durante o processo de produção de vídeos na escola pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Sousa, Guaracira Gouvêa de
dc.contributor.referee Fernandes, Adriana Hoffmann
dc.contributor.referee Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Educacion of the Image pt_BR
dc.subject.en Authorship pt_BR
dc.subject.en Relation Educador / Educating pt_BR
dc.subject.en Production of Videos at School pt_BR
dc.description.abstracten The Pedagogy of Image is today a pedagogical proposal establishing relationship active and creative between educator and student in educational environment, awakening in teaching skills and teaching strategies to build knowledge through the use of visual images and sound as didactic resource, uniting the areas of Education, Communication, Cinema and Authorship in the classroom. The present study examined and discussed a small clipping of Pedagogy of the Image in the process of authorship in educator/learner during production of videos scientific documentaries that were made in the discipline of science in a class of the ninth year of Municipal School Américo Vespúcio, located in the Region of the Lakes of Rio de Janeiro, Brazil. This analysis gives initially with the survey of the concepts of copyright and authorship. Subsequently, we sought to understand the relationship between Education and Communication in the school routine, which together with the authors of the Film helped to identify possible indicators of authorship in the production of video at school. Were held fortnightly meetings with the teams of direction, educational and teaching, reports of observation, video footage and a survey for the students of the class in study, in order to obtain data about their relations with current technologies. From the analysis, we observed that, during the process of production of videos scientific documentaries, students acted in an active and innovative within and outside the school environment, putting into practice the content taught in the discipline of science, involving the art of cinematography and digital technologies in their works, indicators of brands of authorship. In this case study, we observed that in order to have a relationship active and authorship in the relationship educator/learner is necessary the teacher involvement to provide the student of this XXI century, new educational spaces that stimulate the increase of her repertoire, involving in its pedagogical planning, social aspects, cultural and technological. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A Pedagogia da Imagem é hoje uma proposta pedagógica que estabelece relação ativa e criativa entre educador e educando no ambiente educacional, despertando no docente, habilidades e estratégias pedagógicas para construir conhecimento através da utilização de imagens visuais e sonoras como recurso didático, unindo as áreas da Educação, Comunicação, Cinema e Autoria na sala de aula. O presente trabalho analisou e debateu um pequeno recorte da Pedagogia da Imagem no processo de autoria na relação educador / educando durante produções de vídeos documentários científicos que foram realizados na disciplina de ciências em uma turma do nono ano da Escola Municipal Américo Vespúcio, localizada na Região do Lagos do Rio de Janeiro, Brasil. Esta análise se dá inicialmente com o levantamento dos conceitos de autor e autoria. Posteriormente, buscamos entender a relação entre a Educação e Comunicação no cotidiano escolar, que em conjunto com os autores do Cinema contribuíram para identificar possíveis indicadores de autoria na produção de vídeo na escola. Foram realizadas reuniões quinzenais com as equipes de direção, pedagógica e docente, elaborados relatórios de observação, filmagens e uma pesquisa junto aos alunos da turma em estudo, no sentido de obtermos dados sobre suas relações com tecnologias atuais. A partir da análise realizada, observamos que, durante o processo de produção dos vídeos documentários científicos, os alunos atuaram de forma ativa e inovadora dentro e fora do ambiente escolar, colocando em prática os conteúdos ministrados na disciplina de ciências, envolvendo a arte cinematográfica e as tecnologias digitais em suas obras, indicadores de marcas de autoria. Neste estudo de caso, observamos, ainda, que para termos uma relação ativa e autoral na relação educador / educando é necessário o comprometimento docente para proporcionar a este aluno do século XXI, novos espaços educativos que estimulem o aumento do seu repertório, envolvendo em seu planejamento pedagógico, aspectos sociais, culturais e tecnológicos. pt_BR
dc.subject.pt Pedagogia da Imagem pt_BR
dc.subject.pt Autoria pt_BR
dc.subject.pt Relação Educador / Educando pt_BR
dc.subject.pt Produção de Vídeos na Escola pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|