dc.contributor.advisor |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Nazareth, Henrique Dias Gomes de |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-29T21:24:43Z |
|
dc.date.available |
2018-06-29T21:24:43Z |
|
dc.date.issued |
2014-03-24 |
|
dc.identifier.citation |
NAZARETH, Henrique Dias Gomes de. Políticas de avaliação externa na prática escolar: efeitos da política educacional em uma sala de aula na rede Municipal do Rio de Janeiro. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11845 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/30. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Políticas de avaliação externa na prática escolar: efeitos da política educacional em uma sala de aula na Rede Municipal do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
External evaluation policies in school practice: effects of educational policy in a classroom at the Municipal grid of Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Marcondes, Maria Inês |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Assessment policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
The policy cycle |
pt_BR |
dc.subject.en |
Examinations |
pt_BR |
dc.subject.en |
School practice |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aimed to understand the space designate to analyze the neoliberal political project for education, such as analyzing some of the aspects that influence the writing of external evaluation polices and understanding the dynamic and tension surrounding the interpretation of these policies in school practice. To understand the issues qualitative methodological procedures were adopted, aiming joint field research, developed in a classroom, with documental and bibliographical analysis. The constant challenge is found on the way to understand the observed classroom in the context of its relationship with school, school system and macro policy. To do so, this work was supported by the theoretical framework of analysis known as " policy cycle approach" created by Stephen J. Ball and other colaborators. Overall it is pointed out to the growing influence of corporate reformers in educational policy, marked by the audit and performativity cultures. At schools, the culture of the examination and curriculum narrowing are strengthened. However, there are resistances, declared or not. The policy cannot annul the teaching experience and avoid teachers to reinvent their practices, often in a conciliatory effort, combining the determination of policies with their beliefs and knowledge. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o espaço atribuído à avaliação no projeto político neoliberal para a educação, assim como analisar alguns dos aspectos que influenciam a escrita das políticas de avaliação externa e entender as dinâmicas e tensões que envolvem a interpretação dessas políticas na prática escolar. Para compreensão das questões adotamos procedimentos metodológicos qualitativos, visando articular a pesquisa de campo, desenvolvida em uma sala de aula, com análise documental e bibliográfica. O constante desafio se encontra na maneira de compreender o observado em sala de aula em sua relação com contexto da escola, da rede de ensino e da macro política. Para isto o trabalho se apoiou no referencial teórico analítico conhecido como “abordagem do ciclo de políticas” elaborado por Stephen J. Ball e colaboradores. De forma geral aponta-se para a influência cada vez maior dos reformadores empresariais na política educacional, marcada pela cultura de auditoria e performatividade. Nas escolas, é fortalecida a cultura do exame e o estreitamento curricular, no entanto, existem resistências declaradas ou não. A política não consegue anular as experiências pedagógicas e os professores reinventam suas práticas, muitas vezes em um esforço conciliatório entre as determinações da política e suas crenças e saberes. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas de avaliação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciclo de políticas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Exames |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Prática escolar |
pt_BR |